Os interruptores estão muito presentes nas nossas construções, pois é um dispositivo que permite que lâmpadas sistemas de iluminação sejam ligados e desligados. Embora seja um dispositivo bastante simples, ele exerce uma importância fundamental pois permite um controle mais adequado da iluminação em casa no escritório e outros locais.
Devemos ter em mente que a diversos tipos de interruptores e abaixo veremos a relação de alguns deles com algumas informações pertinentes sobre cada um.
Saiba abaixo quais são os tipos de interruptores:
O interruptor é ligado por meio de uma alavanca oculta, o balancim, que precisa ser encaminhado a uma ou mais posições indexadas, fazendo alterações no estado de contato.
Veja aqui vários exemplos deste tipo de interruptor.
O dispositivo é funcionado por meio do pressionar de um botão, produzindo alterações de contato. Veja exemplos aqui.
Como o próprio nome aponta, o interruptor rotativo é um interruptor que produz alterações de contato através da rotação de um eixo para uma ou mais posições indexadas. Veja aqui imagens e exemplos.
Os interruptores automáticos são na verdade, um dispositivo automático que conecta sem necessitar de ser tocado, que executa na base de reles indutivos. Veja exemplos aqui.
Este é aquele modelo comum que usamos em casa para acender ou apagar lâmpadas, por exemplo. É de longe o modelo mais usado por ser simples, barato e prático de usar.
Interruptor paralelo é aquele que permite que uma lâmpada um conjunto de lâmpadas seja ligada ou desligada a partir de dois pontos de interruptores e não apenas de um.
Normalmente o interruptor paralelo é usado nos dormitórios, assim você tem um ponto próximo da porta para você ligar a luz quando entrar no quarto e o outro geralmente ao lado da cama para você desligar quando for dormir. Ou fazer o processo inverso, já que nesse caso tanto faz.
Ele também pode ser usado para iluminação de corredores onde você quer ligar num ponto e desligar no outro, assim como escadas ou ambientes maiores que possam ser ligado e desligado as lâmpadas a partir de dois pontos diferentes.
Veja aqui interruptores paralelo
Um interruptor intermediário aquele que possibilita ligar uma lâmpada a partir de três pontos diferentes. Com isso ele oferece uma vantagem adicional e deve ser usado em ambientes realmente grande, com vários pontos de acessos ou com vários pontos de interesse de controle de iluminação do ambiente.
Veja aqui interruptores intermediário
Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.
Veja aqui interruptores bipolar