Quando pensamos em construir ou reformar uma casa, uma das primeiras coisas que vem a mente é a lista de materiais de construção que deve ser comprada e junto com a lista surge também a dúvida: Onde comprar?
Dentre as diversas lojas do ramo é comum encontrarmos aquelas que são mais especializadas em determinado tipo de material, como os básicos, ou acabamento, ou hidráulica, elétrica, etc. Assim, nem sempre você consegue comprar em um mesmo lugar.
Diante disso, separamos algumas perguntas que podem ajudar na hora da compra. Eu já construí e reformei e por um bom tempo estive envolvido com compra de materiais de construção em diversos locais, então, segue um pouco da minha experiência.
Material de construção são todos os produtos que se usam para fazer uma casa ou edifício qualquer. Basicamente, podemos dizer que tudo aquilo que se usa na construção civil pode ser incluído, inclusive alguns itens que não são necessariamente materiais de construção, mas que o seu uso neste segmente é comum, como é o caso do vidro.
Visando facilitar a comercialização e distribuição, os materiais de construção geralmente podem ser classificados seguindo algumas etapas da construção. Desta forma, costumeiramente se classifica em:
Existem vantagens e desvantagens na compra em lojas grandes, como também é verdade que isto ocorre em pequenas lojas de bairros, por exemplo. Normalmente os materiais básicos fazem mais sentido a compra deles em lojas pequenas e mais próximas de sua construção. Isto porque facilita a entrega e geralmente você consegue preços melhores.
Já no caso de acabamento, elétrica, jardinagem, pisos e revestimentos, entre outros, geralmente é melhor comprar em grandes lojas que tem como vantagem uma grande variedade de opções e nesses casos é possível encontrar bons preços.
Esta é outra questão importante, pois alguns argumentam que o ideal é comprar todo o material de uma única vez ou pelo menos comprar cada material com as quantidade totais ao invés de ir comprando aos poucos de acordo com a necessidade.
Minha experiência diz que é muito difícil comprar tudo de uma vez e por mais que você se programe para isso, dificilmente terá muito êxito. Claro que em alguns casos e para alguns materiais isto não só é possível, como é necessário, mas não para todos.
Um bom exemplo é o cimento. O grande problema dele é conseguir calcular a quantidade que será usada. Depois tem a questão da estocagem que você terá de providenciar se comprar 300 ou 400 sacos de cimento por exemplo.
Minha dica é comprar sim em quantidade, mas apenas para os materiais onde é possível fazer um cálculo mais exato da quantidade a ser usada e também se houver condições ou espaço para estocagem.
Sim, isto é possível e existe várias formas de fazer isso, mas há se considerar que como na maioria dos casos os volumes de compras podem ser altos para quem está construindo, nem sempre há crédito para tanto assim.
Umas das melhores opções para quem quer comprar materiais de construção a prazo é o uso do Cartão Construcard da Caixa, que parcela em até 92 vezes e você poderá ser aprovado com um bom crédito para as suas compras. Fora isso, o uso de cartão de crédito, mesmo esses que são oferecidos pelas lojas, geralmente tem limite de crédito muito baixo para compras expressivas de materiais de construção.
A quantidade delas é bem grande em função se ser um produto muito consumido, mas existem grandes lojas neste segmento e dentre elas, é possível destacar as seguintes:
Primeiro é preciso dizer que é necessária uma boa pesquisa de preços para garantir a escolha certa das lojas, mas em geral esses materiais básicos, como pedra, areia e cimento geralmente são encontrados com preços melhores em pequenas lojas que atendem a bairros ou regiões específicas.
Na minha experiência de construção a compra de materiais básicos sempre foram direcionados a pequenos fornecedores que tem condições de fazer também a entrega mais rápida e dá para negociar melhor.
Com explicado acima, no caso de materiais básicos, acredito que penas lojas sejam mais atrativas. Já os materiais de acabamento, iluminação, pisos, metais e demais materiais sanitários, entre outros geralmente as grandes lojas tem bons preços. Mas é preciso pesquisar.
A Leroy Merlin e Telha Norte costumam ter bons preços e ainda conta com uma variedade muito grande de opções o que é muito bom, pois pisos, revestimentos e porcelanatos não são itens fáceis de escolher e a variedade ajuda.
Acho que a mesma resposta da pergunta anterior pode ser aplicada aqui. Acabamento é onde você perde muito tempo pois são itens de escolha mais difícil de fazer e quando você tem uma variedade maior, fica mais fácil ter certeza de que fez a escolha certa.
No site da Caixa é possível fazer uma consulta das lojas es estabelecimentos comerciais que estão credenciados pela Caixa para aceitar o cartão Construcard como forma de pagamento de materiais de construção. Você pode consultar a relação de lojas aqui.
Muitos. Primeiro é necessário analisar o preço, já quem na construção de uma casa a compra de materiais corresponde a provavelmente a maior parte dos recursos financeiros empregados. Depois é preciso avaliar também se a loja faz entrega e se cumpre os prazos de entrega, já que falta de material na obra é algo muito complicado.
Finalmente é preciso ter cuidado com a qualidade do material. É sempre bom pedir a outras pessoas a referências de lojas mais confiáveis para tentar minimizar os impactos e problemas com a compra, entrega, qualidade e outros.