Dicas e informações sobre casa e
construção

Lâmpadas de led, fluorescente e incandescente. Vantagens e características

Perguntas e respostas sobre a lâmpadas de led, fluorescente e incandescente. Quais as características, vantagens e desvantagens de cada uma, vida útil e economia de energia.

A iluminação urbana e das residências é um fenômeno relativamente novo se considerarmos que apenas há alguns séculos isto acontece. Boa parte da humanidade nunca viram uma lâmpada elétrica.

Desde que foi criada, o padrão incandescente foi dominante, até que o padrão fluorescente fosse criado e com diversas vantagens substituiu em grande parte o anterior. Mais recentemente surge o LED como uma alternativa muito mais econômica em termos de consumo, mas ainda apresenta o gargalo do custo que é bem mais elevado e sua capacidade inferior de produzir iluminação.

Veja abaixo os principais padrões de iluminação que temos e as características de cada um deles:

O que é lâmpada incandescente?

Lâmpada incandescente

A lâmpada incandescente é o modelo mais antigo que temos e por muitos anos foi a opção em termos de iluminação pública e também nas residências ou comércio. Entre as suas características estão o fato de ela produzir bastante luz, mas tem como desvantagem o fato de esquentar muito pois produz calor. Este fato contribui para a sua curta vida útil, bem como para o maior consumo de energia elétrica.

Um dado importante é que muitas cidades também precisarão trocar as lâmpadas da iluminação pública para economizar energia elétrica e tornar a a cidade mais ecológica.

Vantagens da lâmpada incandescente:

  • É mais barata
  • Gera muita luz

Desvantagens da lâmpada incandescente:

  • Esquenta muito
  • Consome mais energia elétrica
  • Tem vida útil reduzida
  • Entre outros

O que é lâmpada fluorescente?

Lâmpada fluorescente

O modelo fluorescente surgiu como alternativa ao modelo incandescente por ter características oposta a ele, ou seja, é uma lâmpada fria, tem vida útil maior e consome menos energia elétrica. Geralmente ela produz luz branca. Contudo este tipo de lâmpada usa mercúrio e portanto não pode ser descartada de qualquer maneira, pois provoca danos ao meio ambiente.

A lâmpada fluorescente veio para substituir as antigas incandescentes e é mais eficiente energeticamente, pois consome menos energia elétrica. Ela emite uma luz branca e pode ser encontrada em diversos modelos para comercialização. Apesar de ser mais cara que sua antecessora, tem um custo bastante acessível.

O que é lâmpada de LED?

Lâmpada de LED

A lâmpada de LED é a sensação do momento e o futuro da iluminação pública e privada. O principal apelo pelo uso da tecnologia LED é o baixíssimo consumo de energia elétrica, fato este que por si só já justifica a adoção deste modelo. Também conta a seu favor o fato de ela ter vida útil bem maior que os modelos anteriores, isto também justifica o fato de ela ser bem cara que os modelos fluorescentes, por exemplo.

Devemos considerar ainda a enorme variedade de modelos que encontramos com esse padrão e não apenas o modelo tradicional. Há os famosos spots, luminárias, fitas, lâmpadas para iluminação pública e outros modelos que mostram a versatilidade do LED e o quanto ele pode ser importante para o futuro da iluminação.

Vantagens das lâmpadas de LED:

  • É muito econômica, graças a sua tecnologia avançada;
  • São 60% mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes compactas
  • São 90% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes
  • Não emite calor e portanto é considerada uma lâmpada fria
  • Tem longa durabilidade;
  • Há vários modelos e várias aplicações, com spots, lâmpadas, luminárias, etc.
  • Entre outras

É possível encontrar ainda lâmpadas incandescente para comprar?

Na maioria das lojas especializadas não é comum encontrarmos mais deste modelo, mas pode ser que para fins específicos ainda se justifique seu uso e portanto mesmo sendo raro encontrar, talvez algumas lojas ainda comercialize.

Muitas pessoas tem usado este tipo de lâmpada para efeitos de decoração, logo, talvez ela não venha a desaparecer definitivamente, mas ser usada em outro contexto e com esta finalidade de decoração.

Vale a pena trocar as lâmpadas fluorescente pelas de LED?

Vale muito a pena. Mesmo que o investimento seja um pouco maior é notório a redução na conta de luz. Uma boa estratégia seria ir trocando gradualmente, primeiro pelas lâmpadas que costumam ficar mais tempo ligadas na sua casa e depois as demais com menor uso.

Muitos modelos de lâmpadas de LED produzem pouca iluminação, por isso é preciso em alguns casos colocar mais de uma para produzir a iluminação desejada ou comprar um modelo mais forte.

É verdade que as lâmpadas têm vida útil programada?

Em 1924 os fabricantes de lâmpadas reunidos em Genebra na Suíça foram acusados de criar um cartel que ficou conhecido como Phoebus. Eles chegaram a um consenso que as lâmpadas duravam muito tempo e isto não seria bom para as vendas, então eles decidiram reduzir a vida útil delas aplicando uma espécie de programação de vida reduzindo-as para 1000 horas, isto ficou conhecido como obsolescência programada, este conceito, embora negado por muitos, existe hoje em muitos produtos que consumimos.

Existe um ótimo documentário sobre esse assunto que se chama: “A conspiração da lâmpada elétrica” que conta a história deste acordo dos fabricantes de lâmpadas e de outros setores da indústria, como foi também o caso do nylon, impressoras, entre outros.

O que fazer para permitir usar menos as lâmpadas?

A primeira coisa a fazer é se preocupar com a cor das paredes, tetos e demais objetos do ambiente em que você pretende iluminar. Todos sabem que se as paredes forem brancas ou com cores claras, elas refletem mais a luz e com isso você não precisa colocar um modelo tão forte. Cômodos com cores e objetos escuros tendem a neutralizar mais a luz e assim você gasta mais com iluminação.

Outro detalhe é explorar mais a iluminação natural. Há pessoas que fecham as janelas e acendem as luzes, isto evidentemente que não é inteligente em termos de consumo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.