Ao comprar materiais elétricos e de comunicação, como fios e cabos é importante tomar todos os cuidados para garantir que a compra seja correta. Veja na listagem abaixo os tipos desses materiais, bem como os exemplos de cada um deles e sua respectiva aplicação.
Os principais canais de comunicação eletrônica são os condutores elétricos através dos fios e cabos de energia e o meio óptico por meio de fios e cabos de telefonia e internet.
Eles são usados para a parte elétrica de uma casa e tem diversos tipos para atender às necessidades de instalação. Normalmente eles têm cores diferentes para ajudar na organização e identificação de voltagens, fios neutros, positivos e negativos. Além disso ele podem ter espessuras diferentes.
Veja aqui exemplos de cabos de energia elétrica
O padrão de cores dos cabos de energia tem um significado importante, veja a seguir:
Os cabos de telefonia não são os mesmos de eletricidade e portanto é preciso ficar atento a esse detalhe na hora da compra. Geralmente eles vêm na cor cinza, preto e branco e podem ser classificados quanto a quantidade de via, indo de 2 vias a 16 vias ou mais.
Veja aqui exemplos de cabos de energia telefonia
Aqui depende um pouco do tipo de conexão que esteja disponível a você. O padrão mais atual é o de fibra óptica e este é bastante específico, sendo ele formado por várias camadas, mas o seu núcleo é um fino fio de vidro que é na verdade a fibra óptica. Ele é usado para conduzir dados em altíssima velocidade e atende muito bem aos padrões de comunicação para a internet.
Veja aqui exemplos de cabos de fibra óptica
Os condutores são usados para servir de passagem para cabos e fios, sejam eles de energia, telecomunicação, internet e outros. Eles são colocados dentro da parede, antes do reboco e assim mesmo depois da parede pronta não há necessidade de quebrar parede para passar os cabos e fios.
Veja aqui exemplos de conduites
Posso usar cabos de eletricidade e comunicação em um mesmo condutor ou conduite?
Não. Os cabos não podem ser misturados, sendo necessário um condutor para cada tipo de fio.
É necessário deixar um fio ou arame dentro do condutor para facilitar a passagem dos cabos posteriormente?
Esta é uma prática bastante recomendada, principalmente se o condutor estiver passando em baixo de piso e também para longas distâncias. Quando não existe o fio ou arame, faz-se necessário o uso de um passa fio que as vezes funciona bem, mas em algumas situações ele pode não funcionar.
Qualquer pessoa pode fazer uma instalação elétrica ou de comunicação?
Não. Eletricidade é coisa séria e é preciso tomar muito cuidado, bem como saber muito bem o que está fazendo para que o resultado seja adequado, logo, apenas os profissionais capacitados para este fim devem fazê-lo.
REFERÊNCIAS
FRENZEL JR, Louis E. Fundamentos de Comunicação Eletrônica-Volume 1. AMGH Editora, 2009. Link
Manual do Construtor Etapas da Construção Ed. 11 - Fios e Cabos Por Edicase - Link
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira