Basicamente não há diferença entre cerâmica e porcelanato, mas é preciso defini-lo para a perfeita compreensão. A cerâmica é um termo que pode ser aplicado tanto a indústria, como ao tipo de material que ela produz, que são as misturas de argila com outros materiais, queimados em alta temperatura e prensados que podem produzir diversos tipos de materiais usados na construção civil. Costumamos chamar esses produtos de pisos, revestimentos ou porcelanato.
Em termos práticos há algumas diferenças entre o piso cerâmico comum e o porcelanato, isto se refere ao preço, sendo geralmente o porcelanato mais caro, mas também difere nas características do produto, como podemos observar alguns:
Acontece que a cerâmica e a porcelana são compostas de maneira diferente e se comportam de acordo com a instalação, mas com pequenas diferenças. A principal diferença é que o poecelanato é mais impermeável do que o ladrilho cerâmico e, portanto, está sujeito a menos infiltração de água.
Porcelanato tem uma taxa de absorção de água de 0,5 por cento ou menos, conforme definido pela American Society for Testing and Materials (ASTM) seção C373. Primeiro, o ladrilho queimado é pesado. Então é fervido durante cinco horas e deixa-se sentar na água durante 24 horas. Em seguida, é pesado novamente. Se o ladrilho pesar menos da metade de um por cento mais, como resultado da absorção de água em sua superfície, ele é considerado porcelana. Porcelanato é frequentemente extrudido;tem menos impurezas que a cerâmica; é freqüentemente retificado;e geralmente contém mais caulim que cerâmica. Mas como isso também define muitas cerâmicas, mais uma vez a diferença é que a porcelana tem 0,5% ou menos de absorção de água.
Embora dependa de quem você pergunta, colocar porcelana ou cerâmica fora não é recomendado. Os representantes da indústria de revestimentos podem alegar, com razão, que a porcelanato é adequada para uso externo. Outros podem alegar, com razão, que outros materiais de pavimentação ou revestimento, como pedreiras , concreto ou pedras naturais, como ardózia ou marmore funcionam melhor ao ar livre do que os revestimentos cerâmicos ou de porcelanato. O que é mais acordado, porém, é que a telha cerâmica não deve ser instalada ao ar livre. A telha cerâmica não é durável o suficiente para uso externo porque absorve muita água.
As argilas de porcelana são mais densas e, portanto, menos porosas que as argilas de cerâmica. Isso torna a porcelanato mais dura e mais impermeável à umidade do que a cerâmica. Não só é porcelanato mais denso do que o ladrilho de cerâmica, mas devido à sua composição através do corpo, é considerado mais durável e mais adequado para uso pesado do que o ladrilho de cerâmica. Chip da telha cerâmica e você encontra uma cor diferente debaixo do esmalte superior. Lasque a porcelana e a cor continua, todo o caminho. Como resultado, o chip é quase invisível. Enquanto a porcelana e a cerâmica são cozidas a altas temperaturas, a porcelana é cozida em temperaturas ainda mais altas e por mais tempo que a cerâmica. Além disso, porcelana tem um maior teor de feldspato, o que torna mais durável.
Apesar do número de benefícios, os porcelanatos também apresentam algumas desvantagens, como:
Uma das desvantagens do uso de porcelanato é o fato de que eles podem ser um pouco caros e, na maioria das vezes, os materiais eliminam a maioria das opções padrão de cerâmica. Isso aumentaria o custo de instalação, o que também implica que haveria cerca de 25 a 50% de aumento no custo total, dependendo de onde ele será instalado. No entanto, a coisa boa sobre porcelanatos é que pode durar várias décadas, tornando-se um bom investimento em geral.
Fonte: https://construindodecor.com.br/porcelanato-azulejo/
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega