Apesar de no Brasil termos a cultura de usar o chuveiro elétrico na maioria das residências, existem muitas pessoas que gostam mesmo do chuveiro a gás e acaba sendo uma excelente alternativa.
Mas quais as vantagens que ele proporciona em relação aos modelos elétricos e como funciona a sua instalação? Por exemplo, ele pode ser instalado em qualquer casa sem a necessidade de mudança estrutural na parede ou no chuveiro já instalado?
Nas linhas abaixo pretendemos oferecer algumas respostas a essas e outras perguntas relacionada com esse tipo de chuveiro.
A primeira consideração o que precisa ser feita é que o chuveiro a gás diferencia dos modelos elétricos no sentido de que eles já recebem a água aquecida, enquanto que nos modelos elétricos a água é aquecida no próprio chuveiro. Assim, o chuveiro a gás nada mais é do que um dispositivo que distribui a água já aquecida e para isso ela precisa de um aquecedor.
A segunda consideração é que a escolha de um aquecer a gás leva em consideração vários aspectos, como se a instalação será feita em casa ou apartamento, o tipo de gás que está disponível em sua casa, como o GLP (botijão) ou GN (gás de rua), a quantidade de duchas que você tem, se a finalidade do aquecedor é apenas para o uso nos chuveiros ou se é também para torneiras, dentre outras informações.
Como visto acima, existem vários fatores a serem considerados na hora de escolher um aquecedor a gás para o chuveiro ou para as torneiras da sua casa. Eu recomendo dois links no site da Leroy Merlin traz uma excelente explanação sobre o assunto.
O primeiro é um vídeo onde eles explicam com bastante detalhes o que você deve considerar na hora de comprar um aquecedor de água a gás, bem como sobre a instalação dele, as limitações para isso, os cuidados que você precisa ter e ainda os diversos acessórios que serão necessários para compor a instalação do aquecedor.
O segundo link é um breve tutorial que ajuda você a escolher o tipo de aquecedor, levando em consideração os fatores que coloquei acima. No final, ele mostra os modelos de aquecedores que atendem a sua necessidade.
Um aquecedor a gás é visto por muitos como uma boa alternativa ao sistema elétrico tradicional. Ele é um pouco mais caro e a sua instalação pode justificar se a pessoa não sentir segura com sistema elétrico, ou mesmo quando ele quiser um processo de aquecimento mais contínuo, já que segundo muitos usuários, o sistema gás tende a ter um aquecimento da água melhor do que o sistema elétrico.
Um aquecedor solar é uma alternativa que já há muito tempo foi adotado por milhares de brasileiros e com certeza ele é uma boa opção quando você quer uma alternativa de aquecimento de água, não só para o chuveiro, mas também para torneiras da sua casa. O aquecedor solar utiliza painéis solares que captam o calor do sol e aquece a água que é direcionada para um reservatório. Esse processo ocorre durante o dia quando o sol está forte e a noite a água permanece quente para ser usado no chuveiro ou nas torneiras da sua casa. A vantagem do aquecedor solar é que ele trará economia na conta de energia elétrica, uma vez que o chuveiro consome muita energia. Assim, o simples fato de você ter água aquecida, evita que você tenha que usar energia elétrica para esquentar o chuveiro.
O sistema gerador de energia solar é diferente de um aquecedor solar. O aquecedor apenas aquece a água e disponibiliza ela para chuveiros e torneiras. O sistema de geração de energia solar, também chamado de sistema fotovoltaico, é aquele que capta a o calor do sol e transforma em energia elétrica, permitindo assim a sua utilização não apenas no chuveiro, mas em qualquer dispositivo elétrico da sua casa.
Ainda é relativamente alto custo para instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia a partir do calor do sol, Mas o tema é bastante promissor e creio que no futuro muito breve, boa parte das residências no Brasil tendem a adotar esse tipo de geração de energia, uma vez que o sol é abundante em nosso país.