A construção do muro da minha casa foi feito de forma rápida e sem grandes complicações. O motivo é que o terreno oferecia todas as condições favoráveis para a execução do mesmo. Eu já comentei aqui inclusive sobre as características de terrenos e a dificuldade que alguns podem oferecer para a construção não só do muro, mas como a própria casa. A principal dificuldade é no caso de terrenos com muito desnível para o fundo onde é necessário fazer o aterramento, neste caso não só dá trabalho aterrar, como também a fundação da casa e do muro que precisa ser feito em terra firme e não no aterro.
No meu caso o terreno é do lado de cima da rua e tinha pouco desnível para frente, então bastou tirar um pouco de terra para nivelá-lo e assim fico pronto para a construção. Como a frente da casa, por regra do condomínio, não pode ser fechada, a construção do alicerce do muro foi apenas nas laterais e no fundo, totalizando aproximadamente 60 metros lineares.
Para construir este alicerce precisei dos seguintes materiais:
Alguns desses materiais serão usados também na construção do muro e não apenas no alicerce, com areia e ferro, por exemplo. O preço mostrado é referente ao mês de junho de 2013.
Os tijolinhos foram usados para fazer uma camada em cima do concreto do alicerce a fim que a lajota não tivesse contato com a terra. Em alguns casos ele pode ser dispensado ou usado outro tipo de material. Depende apenas de como foi feito a base do alicerce que deve ser de concreto.
O valor da mão de obra é cobrado geralmente por metro linear, isto para o alicerce e metro quadrado para o muro. No meu caso o valor contrato com o construtor foi de R$ 20,00 o metro linear.
Lembrando que esse valor é para a construção do muro e até o chapisco. O reboco foi a parte, apesar de que reboquei apenas por dentro.
Os materiais e processos mostrados acima foram para a construção de um muro comum, desses que serve apenas para divisão. Mas quando existe a necessidade de fazer muro de arrimo ou de sustentação, os materiais poderão aumentar bastante, bem como o custo final dele.
Muro de arrimo é necessário quando você precisa nivelar o terreno e para isso tem de colocar terra. Neste caso, primeiro deve ser feito o muro e depois colocado a terra. Como haverá pressão desta terra sobre o muro, o mesmo precisa ser muito resistente para não ceder com a pressão da terra que será compactada ao máximo.
Este tipo de muro exige materiais sólidos, como tijolinho maciço ou bloco de concreto, sem contar que precisa de colunas reforçadas. Tudo isso, além do custo dos materiais, terá o emprego de mais mão de obra e consequentemente mais custo.
Metro linear á a medida de alguma coisa em linha reta. No caso de um muro, considera-se a extensão dele. Normalmente é usado na construção civil o metro quadrado que é a largura x a altura. Mas para algumas situações, como a construção de muros, por exemplo, usa-se apenas o metro linear.
Sim é bom. Eu não usei, mas ele é um bom material para se fazer muro. Inclusive ele é usado sem reboco mesmo, como acontece em grandes obras como condomínio fechado, escolas e outros prédios de grandes dimensões. O fato de ele ser estrutural e não precisar reboco faz dele um bom candidato para este tipo de construção.
Na verdade ele foi rebocado apenas por dentro. Já por fora não fiz pois sabia que os meus vizinhos logo iriam construir também e como é de costume, eles iriam erguer um muro ao lado do meu. Então não justificaria rebocar.
Toda edificação de alvenaria precisa ser impermeabilizada, isto porque a umidade provocada pela água da chuva ou através do solo úmido irá penetrar na parede da edificação, causando inicialmente a umidade, mas depois segue para o mofo, comprometimento do reboco e trazendo danos, inclusive a objetos de ferro e madeira que estiver encostado na parede úmida.
Assim, a prática de fazer uma boa impermeabilização é necessária, seja em muro ou na parede de uma casa. O que você gasta para fazer a impermeabilização é mínimo frente ao benefício que ela trará na conservação do muro ou da parede.