Cuidar de um jardim é uma terapia para muitas pessoas, pois o contato com a terra, os cuidados das plantas e o envolvimento com elas, produzem um enorme bem-estar nas pessoas. Penso que todas as pessoas deveriam ter um jardim para cuidar.
Aproveite então nossas dicas para conhecer diversas plantas, em especial as belíssimas tulipas para serem usadas em seu jardim. Veja os principais tipos e suas características abaixo:
Tulipas Darwin híbridas
Essas tulipas florescem durante a primavera, apresentando uma flor em forma de pirâmide em cores com tons de amarelo, laranja, branco, rosa, vermelho e de preto.
Veja fotos de Darwin híbridas
Tulipas solteiros tardias
Ela possui um caule mais longo, com uma flor em forma oval na ponta. Plantando-as em fila, você pode criar uma linha de flores junto com outras plantas. Elas são encontradas nos tons de branco, preto, rosa e amarelo.
Veja fotos de tulipas solteiros tardias
Tulipas de solteiros iniciais
Esse tipo de tulipa floresce no início da primavera, mostrando uma haste mais forte com flores de cores variadas na ponta. Ela se destaca em jardins de pedra e nas bordas dos canteiros.
Veja fotos de tulipas de solteiros iniciais
Duplas Tulipas primeiras
As Duplas primeiras se parecem com peônias e possuem mais pétalas do que as outras. Elas podem ser encontradas nos tons de rosa, amarelo, branco, laranja e vermelho, ficando mais bonitas em vasos.
Veja fotos de duplas Tulipas primeiras
Tulipas Lilly de flor
Essas se parecem com lírios e são mais frágeis. São encontradas em tons de amarelo, vermelho, branco, damasco, laranja e roxo.
Veja fotos de tulipas Lilly de flor
Tulipas Viridiflora
As flores dela permanecem por um longo período de tempo. Também conhecida como a tulipa verde, apresenta traços verde em suas pétalas.
Veja fotos de tulipas Viridiflora
Tulipas papagaio
As tulipas de papagaio possuem pétalas torcidas, enroladas ou onduladas, grandes e brilhantes. Elas possuem tons de amarelo, branco, damasco, rosa e laranja.
Veja fotos de tulipas papagaio
Tulipas triunfo
As tulipas de triunfo possuem um tempo de floração no meio da primavera e são as melhores para plantar no jardim. Elas podem ser encontradas em tons de roxo, rosa, damasco, branco, amarelo, vermelho e laranja.
Veja fotos de tulipas triunfo
Tulipas de franjas
Essa espécie dura por mais tempo, com uma flor de única taça na forma de franjas. Ela pode ser encontrada em tons de rosa, amarelo, vermelho branco, damasco, amarelo, laranja e roxo.
Veja fotos de tulipas de franjas
Tulipas Rembrandt
Esse tipo de tulipa é o menor e em apenas três variedades, medindo de 40 a 70 cm. Ela possui flores em forma de vidro de pétalas largas com ponta de 7 a 9 cm de altura. Apresenta tons de branco, amarelo e vermelho com manchas em bronze e roxo escuro. Ficam bem em canteiros com estacas.
Veja fotos de tulipas Rembrandt
Tulipas tardias Terry
Essa tulipa tem muitas pétalas e se parece com peônias e, também, são chamadas de pion-like. Ela mede entre 30 e 60 cm de altura, e a sua flor mais densa e arredondada com tonalidades de lilás, preto-púrpura e uma cor de dois tons. Ela floresce por até 3 semanas, terminando no início de junho, sendo ótimas em canteiros de flores do jardim.
Veja fotos de tulipas tardias Terry
Esses são só alguns tipos, pois a muito mais!
Espada de São Jorge
Além de ser usada como um amuleto contra energias negativas, ela pode umidificar o ar e produz muito oxigênio. Ajuda a neutralizar cheiros de materiais sintéticos e é ótima para climas mais secos.
Veja fotos de espada de São Jorge
Murta
A Murta é um tipo de arbusto com flores verdes brilhantes que apresenta flores brancas, delicadas e perfumadas na primavera. Ela é ótima para fazer podas ornamentas e para montar uma cerca-viva, sendo adequada para climas mais ameno.
Veja fotos de murta
Babosa
A babosa é um tipo de suculenta com caule curto de folhas em rosetas na forma de lança e espinhos nas bordas. As cores são um verde azulado e com flores brancas, vermelhas ou amarelas. Ela é muito resistente em invernos mais rigídos
Veja fotos de babosa
Dasilírio
É um arbusto com uma folhagem que pode variar de 1 a 2 metros de altura. As folhas podem chegar a 90 cm de comprimento, mas as pontas possuem espinhos. Ela deve ser usada só em áreas com pouca circulação de pessoas e é perfeita para jardins de pedras.
Peperômia
Ela possui folhas pendentes bem delicada que deve ser colocada em locais com sombra ou meia sombra do jardim.
Veja fotos de peperômia
Hera inglesa
Essa planta possui folhas perfeitas para a decoração com um formato recortado que pode ser colocada tanto em locais de pleno sol como em meia-sombra.
Veja fotos de hera inglesa
Tostão
Ela também é conhecida como dinheiro-em-penca e tem folhas pequena que apresenta um crescimento rápido pendente. Ela deve ficar à meia-sombra ou em locais sombreados do jardim, ou em varandas e sacadas.
Veja fotos de tostão
Manter um jardim em casa é algo que agrada muitas pessoas, afinal, flores e plantas alegram o ambiente e deixam mais bonito também. A prática da jardinagem é muito indicada também até como uma forma de terapia ou ocupação do tempo.
Desde que haja espaço e condições favoráveis é muito indicado que se faça o cultivo de algum tipo de planta no quintal de sua casa.
Orquídeas, violetas e tulipas são boas indicações para se cultivar. Veja abaixo diversas informações para quem deseja ter em sua casa.
Mantenha o vaso sempre úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não coloque aqueles pratinhos com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer e corre o risco de cultivar focos da dengue. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol e muito importante, molhe somente pela manha ou pela tarde, jamais no meio do dia com o sol forte, isso pode queimar as suas flores.
Coloque as Orquídeas em um local que, ela possa receber a luz do sol no período da manhã (máximo até as 10:00) e a tarde (após as 16:00).
As Orquídeas precisam de sol para florescer. Elas podem ser fixadas também em troncos de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras.
Sim. Elas precisam de um local bem arejado porém, cuidado com lugares onde tenham rajadas de vento muito fortes que possam derrubar os vasos. Evite deixar elas dentro de casa em um ambiente muito fechado e sem contato com o sol.
As violetas são plantas muito sensíveis ao excesso de água por suas raízes serem muito finas. Elas geralmente são vendidas em vasinhos de plástico, mas, o ideal é que assim que chegue em casa, coloque-as em um vaso de barro. Os vasos de barro são ideais para as Violetas pois estes tipos de vaso não retém o líquido e evitam o acúmulo de água. Regue-as 3 vezes por semana durante a manhã.
As violetas são plantas extremamente delicadas e sensíveis, por esse motivo, não devem ficar expostas diretamente a luz do sol. A luz forte do sol pode queimar suas folhas e flores. À noite, procure deixá-las em um local onde a temperatura não seja muito baixa, já durante o dia elas devem ficar em locais mais frescos e arejados.
As tulipas devem ser regadas todos os dias pela manhã. Elas devem estar sempre em um vaso que escorra a água. Não regue elas durante o dia e principalmente no calor excessivo.
Elas são flores que gostam do frio. Evite deixar elas em um lugar que seja muito quente e que tenha um sol muito forte. Deixe elas pegarem sol pela manhã (máximo até as 8:00) e a tarde (depois das 17:00). A noite coloque elas em um lugar que ventile bastante e que tenha uma temperatura mais baixa.
Por Redação, G Produções Editoriais e Maria Luisa Marques Vasconcelos