O ideal é utilizar no jardim e no quintal de casa pesticidas orgânicos. Quando aparecem as primeiras pragas e fungos, pode-se eliminá-los com produtos químicos que são vendidos em estabelecimentos de agroquímicos. Para usá-los, é preciso ter alguns cuidados especiais para aplicar, principalmente a dosagem, que deve levar em conta o perigo de toxicidade.
O uso de pesticidas químicos de agricultura de larga escala, não é recomendado para hortas ou pomares caseiros, porque para aplicar é preciso ter conhecimento especializado, com treinamento e equipamento adequado. Por serem sintéticos, não os manusear direito, pode atrapalhar o ecossistema e a saúde de pessoas.
Para proteger as hortas, pomares e jardins domésticos, existem algumas receitas caseiras que ajudarão a manter longe insetos, fungos e qualquer outro parasita indesejado. Eles são bem defensivos, com pouca toxicidade para o homem e animais domésticos, respeitando o meio ambiente, ao serem utilizadas na agricultura orgânica. O pesticida caseiro deve ser escolhido de acordo com o inseto, parasita ou fungo que se deseja controlar, e com a disponibilidade dos ingredientes para a formulação.
Antes de fazer o pesticida, é preciso identificar pragas e doenças para conseguir um bom manejo e a garantia do desenvolvimento das plantas. Para ajudar, existem aplicativos para celulares, tablets e notebooks, alguns gratuitos.
As principais pragas que são encontradas em hortas, pomares e jardins são:
Ácaros– eles são bem pequenos, com cerca de meio milímetro e uma cor avermelhada. Eles são a causa das manchas amareladas nas folhas.
Caracol– eles comem as folhas das plantas, e são fáceis de serem vistos, deixando uma trilha de baba pelo caminho.
Pulgões– eles se alimentam da seiva das plantas, até que fiquem secá-la. Além disso, soltam uma substância açucarada que atrai as formigas.
Percevejo– eles causam danos nas folhas das plantas, deixando um mau cheiro.
Mosca branca– ela age de forma parecida com o do pulgão, atraindo também formigas com eliminação do líquido açucarado. A diferença é que se espalha com maior facilidade.
Lagartas– elas são as larvas das borboletas, sendo facilmente identificadas e eliminadas.
Tripes– eles são pequenos, com um corpo mais estreito e possuem um sugador. Na fase adulta, desenvolvem dois pares de asas.
Traças– quando se encontram na fase de larva, são bastante prejudiciais e penetram em frutos, buscando por abrigo e alimento. Elas podem destruir toda uma horda se não for feita a proteção e combate necessários.
Fungos– são os mais difíceis de serem eliminadas quando estão em um ambiente favorável. Se desenvolvem em altas temperaturas e umidade, podendo matar a planta. Alguns dos principais fungos são: míldio, fungo branco-acinzentado, ferrugem e mofo cinzento.
Inseticida de tomate
As folhas do tomate podem ser excelentes repelentes para pulgões, vermes e lagartas, sendo muito fácil de fazer. Pique encha dois copos com as folhas e coloque água, deixe a mistura descansando por no mínimo uma noite e dilua em outros dois copos com água. Basta colocar em uma embalagem com spray e aplique sobre as plantas. Porém, ele deve ficar longe de animais domésticos.
Inseticida de alho
O alho é um grande repelente natural que pode ser facilmente usado. Uma cabeça de alho deve ser batido no liquidificador com cravos da índia e dois copos de água. Assim que estiver bem batido, deixe descansar por um dia e depois dilua em 3 litros de água. A mistura deve ser espalhada diretamente sobre as folhas das plantas.
Estrume
O estrume ou esterco ajudam a enriquecer o solo, pode ser comprado em lugares especializados ou produzido em casa, com as fezes de animais.
Urtiga
A urtiga pode ser uma grande ajuda para o cultivo. Usando luvas grossas, é necessário colher um pouco de urtiga e deixar de molho, coberto. A mistura deve ficar descansando por pelo menos uma semana para começar a pulverização.
Cascas de ovos
As cascas de ovos podem ser usadas como fertilizantes e repelentes, estando em pedaços ou trituradas. Ao triturar, espalhe o pó sobre a base das plantas, ou use os pedaços, circulando em volta dela. Será uma barreira para afastar caracóis e lagartas.
Produtos químicos
Existem os inseticidas químicos que são encontrados em lojas de produtos agrícolas, por exemplo. Neste caso o ideal seria consultar um engenheiro agrônomo para uma orientação correta e indicar o produto mais adequado para cada situação
Por Redação e G Produções Editoriais
Existem diversos locais onde é possível encontrar modelos de jardins, inclusive na interne que é um meio bastante prático para encontrar esse tipo de informação. Quando estava construindo minha casa procurei bastante esses modelos já que eu tinha de fazer um jardim na frente da minha casa. Alguns locais úteis para você procurar são:
Se você gostar de ver o resultado pronto e cara a cara o melhor a fazer é pegar o carro e dar uma volta em sua cidade para observar a frente de casas que tem jardins. Condomínios fechados são ótimos para isso, embora o acesso seja restrito.
Algumas revistas de construção, arquitetura e jardinagem oferece algumas ideias também, mas particularmente não gosto muito pois as vezes queremos uma coisa mais simples.
A internet é sem dúvida o melhor lugar para você pesquisar modelos de jardim e eu recomendo pelo menos duas estratégias: O Google Imagens e o Street View.
Nele você poderá fazer buscas específicas e encontrar as mais diversas imagens de jardins de casa, desde os mais simples até os mais complexos. Recomendo você usar os alguns desses termos na busca:
O endereço do Google Imagens é: https://images.google.com.br
Este é um serviço do Google onde eles passam com um carro pelas ruas, rodovias e outros locais, fotografando em 360º. Depois essas imagens são colocadas em sequencia e forma uma sequência em que você poderá nagevar como se estivesse passando pela própria rua. Desta forma você poderá viajar pelo mundo inteiro sem sair da frente do computador. Veja abaixo alguns exemplos com vistas para alguns bons jardins na frente de casa:
O endereço do Google Street View é este https://maps.google.com.br Para acionar o recurso você deverá navegar no mapa até a rua desejada e arrastar o bonequinho laranja para o local desejado.