Ter um jardim em casa é algo bastante agradável e que todas as pessoas deveriam ter, mas por questão de espaço, interesse e outros, nem todos tem. Em alguns casos a falta de espaço externo leva as pessoas a cultivar plantas dentro de casa, contudo, nem todas se dão bem a ambientes internos e de sombra.
Devemos lembrar que o sol é importante para o crescimento e desenvolvimento das plantas, contudo, algumas delas podem ser cultivadas na sombra ou dentro de casa. Vejamos alguns casos:
Chifre de veado
Essa é uma planta que necessita de substratos, devendo ser plantada em um local úmido e sob as sombras. Podem ser cultivadas separadamente ou junto com outras epífitas, em muros ou árvores na vertical.
Antúrio
O antúrio é uma planta tradicional que deve ser plantada à sombra ou no máximo a meia-sombra. Ela só precisa de cuidados na hora de regar e de receber a adubação adequada.
Cheflera
A cheflera é uma planta mais rústica e perfeita para quem não quer ter trabalho para cultivá-la. Ela pode ser plantada em vasos de forma isolada ou em grupos, em jardins com um clima mais tropical como em modernos, pois não é prejudicada pelo sol. No período da primavera, belas flores amareladas compostas por frutos ornamentais surgem.
Renda portuguesa
Ela tranquilamente pode ser cultivada em vasos ou jardineiras, usando substrato de matéria orgânica em meia-sombra, mas precisa ser regada de forma frequente. A renda portuguesa pode ficar facilmente em ambientes com calor e com alta umidade, mas não com sol direto ou frio intenso.
Orquídea
A orquídea é uma das plantas mais conhecidas, sendo muito bela e se destacando por sua delicadeza. Porém para mantê-la é preciso alguns cuidados, pois só pode ser plantada em vaso de barro e necessita ser regada com uma quantidade de água. Além disso, deve ficar na sombra e longe da luz direta do sol.
Zamioculca
Essa planta tem crescimento lento e pode ser cultivada em áreas que tenham com pouca luminosidade, tendo que ficar longe de um contato direto com o sol, pois o calor pode queimar as folhas.
Tillandsia
A tillandsia precisa ficar em um ambiente parecido com o seu habitat natural, longe da luminosidade excessiva, porque se desenvolvem em locais mais sombreados e regadas com frequência.
Espada de São Jorge
Ela é uma das plantas muito conhecida devido às crenças populares, sobre ser colocada na porta de entrada da casa para proteger da inveja e do mau-olhado, atraindo a prosperidade. Ela é bem fácil de ser cultivada, podendo ficar em lugares com sombra, meia-sombra ou diretamente no sol.
Lírio da paz
O lírio da paz é uma das plantas mais encontradas em projetos de decoração para residências, por causa da beleza, sua delicadeza e devido a prática do feng shui, trazendo união e harmonia para o local.
Ela cresce mais durante o verão, preferindo locais quentes e úmidos, longe do sol em excesso para não queimar suas folhas.
Palmeira leque
A palmeira leque possui um crescimento lento e é uma boa opção para o cultivo em vasos. Ela precisa ficar ambientes amplos e com boa iluminação. As folhas são grandes, plissadas e possuem uma margem dentada, em um tom de verde que chama atenção. Para cultivá-la, as folhas velhas e secas devem ser removidas.
Samambaia
Ela possui uma verde-clara, com folhas longas e pendentes, que podem formar touceiras volumosas. A melhor forma de cultivá-la e plantando em vasos suspensos que fiquem em um local alto. A iluminação ideal para ela é a meia-sombra, e o vento pode queimar as folhas mais jovens.
Cróton
Essa planta possui folhas coloridas e grandes que surgem com tamanhos variados, podendo ter tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, que se combinam e criam um efeito único. Suas folhas precisam receber bastante sol direto. O recomendado é deixar o vaso próximo de uma janela.
Suculentas
As suculentas fazem um armazenamento de água durante períodos prolongados e são bem fáceis de cuidar. Caso as folhas comecem a murchar, basta aumentar a quantidade de água de forma gradativa. Mas é necessário se as folhas da base começarem a apodrecer, nesse caso a quantidade de água deve diminuir.
Cacto
Essa é uma excelente opção para cultivo dentro da casa. Ela é indicada para pessoas alérgicas a flores e que não possuem tempo ou jeito para cuidar de plantas, sendo que prefere ficar diretamente sob o sol e com pouca água. Quanto mais sol ele recebe, mais bonito fica. Quando plantado em vasos, o crescimento para porque o seu espaço acabou.
Por Redação e G Produções Editoriais