A escolha das árvores para você plantar na frente da sua casa é um passo bastante importante e que existem alguns cuidados para que você não tenha problemas no futuro ou que é a planta que você escolheu não venha atender às necessidades que você tinha no momento do plantio da mesma.
As árvores podem fazer maravilhas no seu quintal da frente. Eles podem embelezar a paisagem da sua casa, aumentar sua capacidade de refrear e até aumentar o valor da propriedade da casa. Você pode estar pensando em plantar uma árvore ou duas por essas mesmas razões. Mas antes de pegar a pá e começar a cavar, há algumas coisas que você deve saber.
Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um local para sua árvore. Por exemplo, certos tipos de árvores são mais fáceis de serem plantados perto de casa do que outros. Se você está procurando plantar uma árvore para aumentar o valor da propriedade de sua casa, as árvores de sombra são uma excelente escolha.
As árvores menores tendem a ser versáteis e também funcionam bem quando plantadas em frente a casas maiores, já que podem fazer com que essa casa pareça ainda maior. Você definitivamente vai querer considerar tanto o tamanho do quintal quanto a casa ao decidir que tipo de árvore plantar perto de sua casa.
Na verdade a escolha dessas plantas árvores deve ser feita de acordo com padrões locais como o clima da cidade, tipos de bairro onde você mora, o espaço que você tem na rua para o plantio da espécie, disponibilidade plantas na região onde você mora, entre outros fatores. Neste caso o ideal seria você consultar a prefeitura da sua cidade, pois normalmente a secretaria de meio ambiente costuma fazer recomendações quanto às árvores mais indicadas para serem plantados na sua cidade e ainda em muitos casos a própria prefeitura já fornece essas árvores.
Se você escolher uma árvore errada para plantar, poderá ter problemas no futuro como, por exemplo, uma espécie que tenha um crescimento muito grande e acaba tendo problemas com os fios da rede elétrica, invadindo o muro ou a sua própria casa. Outros problemas comuns de certas árvores são as suas raízes que com tempo elas começam a invadir o terreno e pode causar danos no muro, na calçada e às vezes até na própria rua. Por isso é muito importante uma orientação técnica para que você possa escolher uma planta que seja adequada e que não traga esse tipo de problema pra você ou para os seus vizinhos do futuro.
É importante considerar o local adequado para fazer o plantio na calçada. Neste caso é necessário haver um espaço suficiente para o plantio e para o desenvolvimento da árvore, permitindo inclusive que a água da chuva penetre no solo para que a planta possa se desenvolver bem.
Como sabemos existe uma quantidade muito grande de árvores com características diferentes, sendo algumas de porte baixo ou médio e outras de porte alto, algumas se adaptam mais a climas quentes outros são mais adequadas para climas mais frios, entre outras características.
Portanto é importante considerar em que região do país você está para entender qual é o tipo de árvore que é mais adequado a sua região, bem como as limitações da calçada e outras características que podem determinar ou sugerir um tipo o outro de árvore.
Contudo, gostaria de dar algumas sugestões e para isso vou me basear em uma cartilha de arborização urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura da prefeitura de Limeira, no estado de São Paulo. (Veja a cartilha aqui)
Segundo esta cartilha, existem árvores mais indicados para áreas livres, canteiros centrais, calçadas sem fiação e calçadas com fiação, bem como exemplos de palmeiras.
Esta classificação é muito importante pois ela nos direciona a escolher um tipo de árvore que é mais indicado para cada tipo de localização. Vamos a alguns exemplos:
Árvores para áreas livres
Árvores para canteiros centrais
Árvores para calçadas sem fiação
Árvores para calçadas com fiação
Na rua onde eu moro está plantado o ipê amarelo que foi uma escolha do empreendedor que construiu o condomínio onde nós moramos. Eu sei que essa planta pode ficar muito alta, mas existe também outra avaliação dela que é o ipê para jardim que eu acredito que seja a espécie que está plantada aqui, caso contrário poderemos ter problemas no futuro com altura essas árvores.
No meu terreno eu plantei alguns exemplares também, mas nem todos vingaram. Tenho uma quaresmeira e algumas frutíferas, como limão, mexerica e pitanga, sem contar com uma boa coleção de palmeiras, a saber: uma pata de elefante, duas rabo de raposa e duas tamareiras (as relíquias)