Dicas e informações sobre casa e
construção

Como regar a grama e plantas do jardim em casa?

Veja algumas dicas de como regar a grama e plantas do jardim em casa. Veja os horários mais adequados para garantir que o trabalho seja bem feito e a grama seja beneficiada com a água.

Plantar grama em jardim em casa é uma atividade relativamente simples e que pode produzir bons resultados depois que a grama pegar e ficar toda verdinha. Uma das práticas mais comuns é o plantio da grama em tapetes que são compradas nesses distribuidores de grama, pois ela já vem pronta bastando você colocar os tapetes lado a lado na área devidamente preparados para este fim.

Preparando o solo

Aliás a primeira etapa a fazer é preparar o solo, nivelando bem o terreno e deixando a terra um pouquinho fofa para que você possa colocar os tapetes de grama sobre ela e permitir que eles possam ficar bem nivelados. Depois de colocado os tapetes de grama a etapa seguinte e você preocupar se com a quantidade de água que a grama vai precisar para crescer. Se for um período chuvoso, provavelmente você nem precisará regar o jardim, pois a própria chuva se encarrega de fazer este trabalho e por sinal ela faz isso muito bem. Mas se estiver plantando grama em um período em poucas chuvas é necessário criar o hábito de regar diariamente a grama para permitir que ela possa enraizar e crescer.

Como regar a grama?

Grama Esmeralda

Regar a grama do jardim não tem muito segredo, mas você precisa tomar alguns cuidados para garantir que o processo seja feito de forma adequado e uma das coisas que você deve evitar é regar a grama durante o dia quando o sol estiver muito quente, já que neste caso a combinação de calor e água poderá cozinhar as folhas. O ideal é regar de manhã bem cedo ou a noite quando já estiver bem mais fresco. Esta última opção é inclusive mais recomendável, pois a água não sofrerá a incidência do calor a noite e poderá ficar por mais tempo no solo.

Algumas dicas:

Tenha o hábito de molhar a grama de manhã e no começo da noite. Isto é particularmente necessário logo após o plantio dela, época em que ela necessita muita água para se desenvolver;

O ideal é que você molhe bastante mesmo, pois aquela regada rápida pode não ser o bastante. Realmente ele depende de muita água;

Existem aqueles aspersores de água, que você conecta na mangueira e fixa eles em determinado local do jardim e ele faz a distribuição da água em formato circular. É uma boa opção, mas observe se ele molha todo o espaço da grama;

Depois que a grama pegar bem, já não é necessário fazer a irrigação diária, exceto em períodos de longas estiagens. Neste caso uma vez por dia já seria o suficiente;

A irrigação manual é importante e necessária, mas ela não tem o mesmo efeito da chuva. É incrível como a chuva produz um resultado muito melhor no desenvolvimento da grama do que a irrigação manual.

Irrigação por gotejamento

Outra alternativa muito eficiente é o sistema de irrigação por gotejamento, uma vez que ele economiza muita água é por ser mais constante, pode ser também mais eficaz. Existem os gotejador de irrigação de jardim que são ótimas opções.

Se você não conhece esse sistema, creio que esta galeria de imagens seja útil para entender melhor.

Abaixo, alguns comentários e opiniões de algumas pessoas sobre este sistema de irrigação para jardins:


Gosto muito desse sistema de irrigação no meu jardim, antes eu consumia muita água para irrigar o gramado e os canteiros de plantas e flores, mas com o gotejador a economia foi muito boa, ele otimiza bastante o serviço e não demanda mais que eu fique ali o tempo todo. É só eu ligar a torneira e o sistema fica funcionando aos poucos vai gotejando, e depois de um tempo eu vou lá desligar. Isso é muito bom porque irriga melhor o solo e o jardim absorvem mais a água.

Uma desvantagem do sistema que eu tenho é que a mangueira fica no solo direto e ressecou com maior facilidade do que a mangueira convencional, acredito que pelo tipo de material da mangueira do gotejamento ser mais rígido.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC


O gotejador de irrigação de jardim, é um item muito importante para quem gosta de jardinagem e para quem tem uma horta, principalmente se temos pouco tempo livre e não queremos descuidar das nossas plantas. O gotejador de irrigação de jardim, controla a quantidade de água que chega até nossas plantas, fazendo com que as plantas recebam sempre a mesma quantidade de água, ele pode ser comprado ou fabricado em casa, por nós mesmos. O gotejador de irrigação de jardim também ajuda a economizar água, ele evita desperdício de água, pois ao invés da água sair em jato ela sai em gotas.

O gotejador de irrigação de jardim é um acessório bem simples, mas temos que ficar atentos, pois ele pode entupir e não regar como deve nossas plantas. E também é preciso escolher um gotejador que seja adequado ao tamanho da área que queremos regar ou ele não será eficiente.

Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS


Ao contrário do sistema com temporizador de irrigação de jardim, o sistema gotejador de irrigação de jardim não utiliza dispositivo eletromecânico no processo.

Instalei uma rede de gotejadores de irrigação de jardim com cerca de 50 metros de comprimento e aproximadamente 60 dispositivos terminais de gotejamento. O sistema hidráulico atuava por gravidade e o gotejamento se dava pela conformação interna dos dispositivos terminais. A instalação foi rápida e limpa, pois todos os acessórios para configuração da rede de gotejamento são de conexão fácil e bem ajustada.

Por essa experiência na instalação deste sistema, recomendo que todas as conexões a serem feitas fiquem bem ajustadas e firmes e que seja usada fita "veda junta" em todas as conexões onde ela seja aplicável.

A única questão negativa que encontrei no gotejador de irrigação de jardim, que instalei, foi que depois de 3 meses alguns dispositivos terminais de gotejamento apresentaram entupimento.

Luiz Antônio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.