Jardim de inverno recurso bastante usado em muitas construções e para diversas finalidades, embora inicialmente a ideia dele fosse criar um ambiente de lazer e recreação durante o período do inverno, na verdade hoje ele tem sido muito utilizado como recurso de arquitetura para promover ventilação e iluminação para ambientes fechados, especialmente para casa que são construídas em cima da divisa do terreno.
Para construir um jardim de inverno em primeiro lugar é preciso ter a necessidade de sua construção, isto é, se você pretende fazer a construção de casa em cima da divisa do terreno deverá saber que não poderá abrir janelas ali e portanto corre-se o risco de ficar com um quarto sem entrada de ar e iluminação. Nesses casos a ideia de usar o jardim de inverno é bastante interessante.
A construção do jardim de inverno relativamente simples do ponto de vista arquitetônico e estrutural. Pode-se também ser feito é um trabalho do ponto de vista de jardinagem para criar um ambiente mais agradável e não ter simplesmente um espaço usado para ventilação e iluminação. Nesse caso é preciso analisar tamanho dele, a posição que ele tem relação à casa de outros fatores para determinar o tipo de plantas que poderia ser usado. Outra ideia é utilizar vidros ao invés de parede, mas isto se o jardim de inverno tiver acesso para sala não para o caso de quartos, por exemplo.
No vídeo abaixo algumas ideias interessantes que podem ser aproveitadas para construção do jardim de inverno da sua casa.
O tamanho do jardim de inverno dependerá muito da finalidade que ele estará sendo usado, do espaço do terreno, entre outros. Se a proposta dele é puramente decorativa, então não há a necessidade de ele ter um tamanho muito grande, já que pode inclusive ser adaptado a pequenos espaços, como cantos, embaixo de escadas, entre outros.
Mas há casos em que a casa não tem área para abertura de janelas para ventilação e iluminação. Neste caso o jardim de inverno é usado como espaço no imóvel para abertura de janelas e assim promover melhor ventilação e iluminação. O tamanho ideal dele para casos assim deve ter pelo menos 1.5 x 1.5 mts (um metro e meio por 1 metro e meio). Se ele ficar menor que isso ainda sim poderia ser usado, mas especialmente a ventilação do ambiente poderia ser prejudicada. Veja a imagem abaixo de uma planta de uma casa que eu tinha e a medida do jardim de inverno era de 1.8 x 2.30 e confesso que o tamanho não era muito grande, mas atendia perfeitamente bem o propósito descrito acima.
Quando não feito de forma planejada e intencional, ele poderá trazer problemas e entre esses problemas está a questão da sujeira. Um jardim sem plantas nenhum e com o espaço totalmente vazio poderá juntar muita sujeira e não trazer muito benefício para a casa. Outro problema é quanto a segurança, especialmente em casos onde ele é aberto em cima, neste caso é recomendado a colocar uma pérgula ou uma grade protetora de forma a impedir a passagem de uma pessoa.
1 - Encontre um pequeno pedaço de terra virada para o sul, protegido do vento.Um bom exemplo é o lado da sua casa ou debaixo do convés. Ele manterá o jardim aquecido quando as temperaturas caírem.
2 - Limpe as folhas ao redor da área e corte a grama antes de começar. Isso proporcionará uma boa base para o jardim de inverno e manterá insetos e roedores longe.
3 - Determine que tipo de jardim você quer plantar. Isto é identificado através de quais plantas você gostaria de crescer.
4 - Use estacas e um lápis (ou algumas réguas) para marcar onde cada planta está indo. As plantas devem estar a cerca de 6 a 8 polegadas de distância umas das outras.
5 - Usando uma pequena pá ou a mão enluvada, faça um buraco de cerca de 15 cm no chão. Dica Pro:É melhor começar a cavar antes da primeira geada forte do ano, então saia o mais rápido possível.
6 - Coloque as sementes em cada buraco e use o excesso de sujeira para cobrir o buraco.
7 - Adicione 2 a 3 polegadas de cobertura morta em toda a área.Isso fertiliza o jardim, conserva a água da chuva natural (que pode ser difícil de encontrar durante o inverno) e mantém o solo quente nos dias frios .
8 - Regar as plantas completamente, continue regando-os com a mesma freqüência que faria durante a primavera ou o verão. Além disso, verifique a umidade do solo com frequência porque as plantas em solo seco não sobrevivem tanto quanto aquelas em solo úmido.
Embora o sol seja limitado e as temperaturas caiam, o clima ainda é bom para a jardinagem.Um jardim de inverno de vegetais e flores frios é bonito e funcional.
Fonte: https://www.soreparos.com.br/blog/jardim-de-inverno/
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega