Um dos pontos altos de uma casa é a jardinagem, afinal quem não gostaria de ter um belo jardim em casa, com diversas plantas e sobretudo com um belo de um gramado?
Não é incomum percebermos essa característica nas casas de médio e alto padrão, seja aqui no Brasil, nos Estados Unidos ou outros locais.
Para aqueles que desejam ter um gramado no jardim da sua casa uma das boas opções é utilizar a grama esmeralda, que é uma das mais recomendadas para o uso doméstico seja em áreas pequenas em internas ou em áreas maiores como na frente de uma casa, em uma praça ou mesmo em uma área maior.
Como eu plantei esta grama na minha casa, vou mostrar algumas características dela que eu posso perceber. Essas características podem representar vantagens ou desvantagens.
Vamos a elas.
A primeira característica que eu percebi é que esta grama pega bem fácil. Este é um item importante para ser levado em conta quando você quer formar o gramado.
Assim, você não precisará fazer grandes preparações ou se preocupar se ela vai pegar ou não, desde que você molhe bastante nos primeiros dias e que a terra não esteja muito compactada, a probabilidade de ela pegar e se alastrar é alta.
A foto abaixo é da época em que fiz o plantio. Note que estava muito seco na época. Precisei molhar bastante.
É um tipo de grama que não tem muita frescura, ou seja, se as condições forem favoráveis, ela vai desenvolver naturalmente.
Outra característica bastante positiva e que é uma vantagem enorme é que esta grama é muito bonita, digo isso, pois uma das coisas que eu mais gosto de ver é o gramado, especialmente depois que eu faço corte da grama.
Abaixo mostra uma imagem que representa bem isso (nesta foto eu usei um cortador emprestado):
É verdade que você precisará aparar com bastante frequência ela para que ela fique com uma aparência bonita, especialmente na época das chuvas, quando ela cresce muito.
Observação: Eu uso o termo “época das chuvas” pois moro no sudeste do Brasil e aqui temos a época das chuvas e a época da seca. São períodos muito bem definidos. Aliás, quando eu era criança e morava na roça com meus pais, usávamos esta terminologia e não verão e inverno, como é comum hoje.
Como explicado acima, a água é um elemento extremamente importante para todas as plantas e não apenas a ela, mas a grama esmeralda, em especial, se desenvolve muito bem quando tem água em abundância. Isto pode ser observado pelo seu crescimento ser extremamente rápido em época chuvosa e bastante lenta ou quase inexistente em épocas de seca.
Se você pretende molhar a grama diariamente é melhor levar em consideração o tamanho da área que você tem, pois no meu caso isto não é viável já que eu precisaria de usar muita água para molhar o gramado que no meu caso é bem grande.
Assim, fico muito dependente da chuva.
Se a água em abundância é muito bem-vinda, o oposto gera problema para o desenvolvimento desse tipo de grana.
O que quero dizer é que em épocas de seca, a grama esmeralda sofre bastante ficando quase que totalmente seca em casos mais extremos.
Desta forma, podemos dizer que ela é pouco resistente a esses períodos de estiagem, especialmente se eles estiverem acompanhados de temperaturas altas e principalmente da incidência de sol forte.
Quanto a forma de cuidado, a grama esmeralda apresenta folhas bem finas, o que facilita bastante o corte. No meu caso, por exemplo, eu tenho atualmente apenas o aparador com o fio de nylon.
Com ele eu consigo fazer o corte de todo o gramado, que no meu caso não é tão pequeno assim.
Contudo, para grandes áreas é recomendado usar a roçadeira ou o carrinho de corte.
Como expliquei no primeiro tópico, o ideal para esta grama se desenvolver bem é que o solo não esteja muito compactado e que tenha bastante água, especialmente nos primeiros dias depois que você planta os tapetes.
Como o meu gramado é bem grande, percebi que em algumas partes ela se desenvolve melhor do que em outras. A sugestão que eu tenho é que nessas partes onde ela cresce menos, o solo é mais compacto e assim dificulta o desenvolvimento.
Esse é um detalhe bastante importante, especialmente se você pisar muito no gramado, passar carro em cima ou fazer outro tipo de uso que vá compactando o solo. Nesses casos o desenvolvimento dela poderá ser menor.
Assim como boa parte das plantas, a grama esmeralda não se desenvolve bem em ambientes de sombra. Isto inclui locais embaixo de árvores, sombras de casas, muros ou outros.
Mas nesse caso eu me refiro aqueles ambientes onde a sombra é constante, pois é perfeitamente comum em alguns casos o gramado receber sombra em uma parte do dia e na outra parte receber sol. Nesses casos eu não vi problemas de desenvolvimento.
Atualmente o meu gramado tem algumas partes com falhas, isto ocorreu por conta de um longo período de seca que tivemos aqui. Com isso algumas partes sofreram mais do que outras e quando a chuva veio, não foi o suficiente para uma recuperação total.
Então é muito importante ficar atento a essa questão da disponibilidade de água para evitar problemas de falhas como esse que citei.
No meu caso eu plantei na frente da minha casa e também em uma parte relativamente grande do quintal interno. Mas ela poderia ser utilizada também mesmo que eu tivesse um pequeno espaço e quisesse plantar ali para fazer uma cobertura vegetal.
Assim, ela pode ser usada para grandes gramados ou para pequenas áreas internas ou na frente da sua casa. É um tipo de grama que atende bem a ambos os casos.