Entre os elementos mais importantes para uma boa aparência de uma casa, a jardinagem é sem dúvida uma delas, pois através dela é possível agregar bastante valor a um imóvel com plantas, flores e principalmente com um belo gramado.
Plantar grama e formar um gramado em casa não é algo difícil e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha disposição e condições físicas para executar a tarefa.
Na minha casa eu tenho muita grama plantada, tanto na frente da casa, como na parte interna e com isso eu gostaria de dar algumas dicas e alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de plantar a grama e formar o seu gramado.
O primeiro ponto é escolher o tipo de grama que você vai plantar. Aqui não há muito segredo, pois boa parte dos gramados de casa são feitos com a grama esmeralda que é a mais indicada para esse tipo de ambiente.
Existem outros tipos como a Batatais, São Carlos, Santo Agostinho, Grama Preta, dentre outras.
O problema é que algumas dessas gramas são mais difíceis de encontrar e também porque a grama esmeralda tem folhas bem finas que fica muito bonito em ambientes pequenos como na frente da sua casa ou em pequenos espaços que você tenha no seu quintal.
De qualquer forma recomendo a conhecer as outras gramas, seus benefícios e a necessidade que cada uma tem para que você possa escolher melhor.
Abaixo as gramas Esmeralda e Batatais
Depois é preciso preparar bem o solo onde ela será plantada. Por preparação, quero dizer que você precisa nivelar bem o solo, evitando assim que ela fique irregular depois de plantada.
Além disso é preciso deixar o solo fofo, isto é, com um pouco de terra solta e de preferência que seja uma terra rica em nutrientes. Se o solo onde você for plantar a grama for muito pobre em nutrientes, você pode misturar um pouco de terra adubada ou outros compostos orgânicos que ajudará bastante na formação do gramado.
A grama pode ser plantada a partir de sementes ou de tapetes de grama. A segunda opção é a mais indicada, pois os tapetes de gramas já vêm formados e portanto basta coloca-los na terra e eles irão desenvolver sem a necessidade de germinar a semente de esperar o crescimento.
Esses tapetes de grama geralmente têm 60 cm por 40 cm e são bem fáceis de plantar, bastando serem colocados lado a lado como podemos ver na imagem abaixo:
Um cuidado importante que deve ser considerado é quando o plantio dos tapetes ocorre paralelo à superfície como pisos, calçadas ou meio fio.
Nesses casos é aconselhável deixar um espaço vazio entre o último tapete de grama e o piso.
A razão para isso é que nesses ambientes normalmente você usa bastante água para lavar piso, o que ocasiona que a grama próxima dele irá receber mais água e portanto de desenvolver mais. Assim, ao crescer ela tende a ocupar os espaços laterais, preenchendo este vazio e assim nivelando.
A imagem abaixo mostra como isso pode ser feito:
Similar ao cuidado anterior, é aconselhável também você deixar a grama no nível mais baixo do que o piso. A justificativa é a mesma da dica anterior, ou seja, próximo do piso a grama tende a crescer mais e não demora muito ela se eleva muito em relação ao nível do piso causando ali um desnível as vezes até significativo.
Se você plantar a grama no nível mais baixo que o piso, mesmo que ela cresça o que irá acontecer é que ela ficará nivelada e assim ficará com uma aparência bacana.
Na mesma imagem mostrada no típico anterior é possível verificar também esta questão do nivelamento. Perceba como a grama está mais baixa que o nível do piso ao lado.
Caso já exista um gramado e você quer expandi-lo, ou mesmo replantar uma parte dele, é importante fazer um bom nivelamento para que os tapetes de grama que serão plantados fiquem no mesmo nível do gramado já existente.
Veja a imagem abaixo que mostra como eu fiz para juntar o gramado já existente com o novo que foi plantado:
Como sabemos a água é um elemento importante para as plantas, a grama não é diferente e principalmente depois que você planta é necessário regar bem e por vários dias para que não ocorra problemas com o desenvolvimento dela.
O ideal é você regar de manhã e principalmente no começo da noite, pois assim a água não será evaporada em função do calor do sol.
A grama esmeralda sofre muito com a seca, inclusive em épocas de seca muito acentuadas, como é comum ocorrer aqui na região sudeste, especialmente no inverno, ela chega a secar as folhas, como se tivesse morrido. Mas basta a chuva voltar e ela fica verdinha novamente.
Com isso, regar a grama se faz necessário principalmente após o plantio e também em períodos prolongados de seca.