Será que uma casa ou construção na esquina tem mais valor do que uma casa no meio do quarteirão? Veja as vantagens e desvantagens deste tipo de construção, bem como uma lista de itens que pode ajudar na valorização de uma casa.
Home » Imóveis
Se você está no mercado procurando por uma nova casa, certamente quer otimizar ao máximo seu dinheiro. Uma maneira que muitos compradores potenciais e seus agentes imobiliários usam para isso é procurar saber se casa de esquina é mais valorizada.
Na realidade, existem algumas boas razões para escolher uma casa de esquina. Mas, certamente, também há algumas desvantagens para lidar. Conhecendo os dois lados dessa escolha você pode definir por si só se ela é a opção ideal para você!
Ao procurar uma casa nova, é importante entender todos os motivos para escolher - ou não escolher - qualquer lugar em particular. Desta forma, na hora de tomar essa grande decisão, pense na sua felicidade através de todos os anos que ainda terá pela frente, pense bem e fale com o seu agente imobiliário
Vantagens
Muitas pessoas acreditam que há maior valorização, mas, no ramo imobiliário brasileiro, a medida financeira usada para definir o valor de imóveis ainda gira em torno, especialmente, de seu tamanho e nível de conservação.
Porém, alguns dos fatores citados abaixo podem, sim, com que uma casa de esquina tenha mais valor no mercado. Confira e saiba quais são eles:
- A casa de canto geralmente oferece uma maior sensação de privacidade e praticidade, primeiramente por estar mais distante de casas comuns que possuem vizinhos dos lados e, por último, por já estar diretamente no acesso à rua.
- As casas de esquina possuem, sim, calores de revenda mais altos. Isso porque não importa quantas casas estejam presentes em sua vizinhança, haverá sempre apenas 4 cantos disponíveis por bloco.
- Esta escassez significa que as poucas casas de canto geralmente mantêm seu valor bem alto e às vezes são até maiores do que as propriedades de tamanho “normal” na mesma área.
Desvantagens
Porém, nem tudo são flores. Existem alguns pontos a serem analisados na hora de escolher seu espaço e saber se casa de esquina é mais valorizada realmente, pelo menos no seu conceito:
- Maior tráfego de pedestres. Essa informação pode até não ser um incômodo para você, mas ela certamente significa mais barulho e mais curiosos passando em frente à sua casa.
- Além disso, muitas pessoas tendem a usar os cantos como atalhos e locais de encontro e podem até permitir que seus animais de estimação parem e façam xixi neles.
- Maior tráfego de automóveis. Assim como no caso dos pedestres, duas ruas em mãos diferentes significam mais direções para que os carros tenham que passar.
- As casas de esquina costumam trazer com elas o ruído relacionado aos carros, desacelerando, parando e acelerando novamente. Com o tempo isso até pode se tornar um costume, mas certamente será incômodo no início.
- Paisagismo único. Enquanto o pátio maior de um lote de esquina traz um grande senso de liberdade, ele também adiciona alguns novos desafios paisagísticos.
- Um grande gramado e um quintal frontal podem aumentar os custos de manutenção, especialmente se você não consegue manter o seu quintal sozinho.
- Ao saber os elementos de uma casa de esquina, você pode valorizá-la adicionando a ela um jardim. Só lembre de se certificar de que você escolha as plantas certas, que não atrapalhem a rua nem a visão de motoristas que desejem virar.
Agora que você sabe de quais maneiras a casa de esquina é mais valorizada, analise os prós e contras disponibilizados nesse artigo para decidir se ela é a opção de fato ideal para você e se compensa aturar o barulho extra em função de seu valor de revenda.
Valorização de uma casa
Como visto acima, as características da casa, localização, dentre outros podem determinar um maior interesse por parte dos compradores e com isso automaticamente uma maior valorização do imóvel. O inverso também é verdadeiro. Veja abaixo, alguns itens que podem influenciar positivamente na valorização de uma casa:
- Condomínio: Uma casa com o mesmo padrão construtivo, mas quando feita dentro de um condomínio fechado, tende a ser mais valorizada do que se ela fosse feita em um bairro aberto. O motivo é o fato de ela oferecer um pouco mais de segurança e privacidade, coisa que muitos bairros abertos, não é tão evidente como no caso dos condomínios.
- Três dormitórios: uma casa com três dormitórios, especialmente se um deles for uma suíte, tende a ser mais valorizada do que é uma casa com um ou dois dormitórios apenas. O motivo é o fato de que a maioria das famílias demandam três dormitórios, e com isso as pessoas que compram um imóvel buscam geralmente casas ou apartamentos com essa característica.
- Vagas de garagem: uma casa com vagas de garagem, especialmente se for duas vagas, também tende a ser mais valorizado do que aquela que não teria nenhuma. A razão é baseada no fato de que boa parte das famílias tem pelo menos um automóvel, sendo mais comum haver dois automóveis em casa.
- Conceito aberto: Uma casa que tem salas integradas com cozinha, também conhecido como conceito aberto tende a ter uma valorização maior, uma vez que esse tipo de distribuição ocupa melhor os espaços e derrubar paredes, que servem de alguma forma como limitação, ampliam a área útil de uma casa. Esta abordagem construtiva é muito bem vista atualmente e é muito influenciada pelo padrão americano de construção.
- Pé-direito alto: atualmente uma estratégia de construção tem sido bastante comum que a fazer pelo menos a sala com o chamado pé-direito alto. Normalmente com altura que veria de 4 a 6 metros. Esta abordagem traz uma vantagem muito grande pois deixa a sala mais arejada, parece que amplia o espaço e deixa o ambiente bastante aconchegante. Isto é mais verdadeiro se a sala for grande, ou seja, quanto maior a sala mais significativo é a ideia de você fazer um pé-direito alto.
Gostou? Compartilhe