Fazer a simulação de um financiamento imobiliário é uma atitude recomendada para qualquer pessoa antes mesmo de procurar imóvel para comprar ou fazer maiores planos relacionados à aquisição deste bem. A simulação do financiamento é útil, pois ela mostrará as características do financiamento bem como os valores que você deverá pagar pela prestação, o limite de crédito que você terá direito baseado no seu perfil, a capacidade de pagamento, a taxa de juros que estará sendo usada para financiar aquele imóvel, entre outras características que você precisa conhecer previamente.
Embora seja muito comum às pessoas pensarem na Caixa quando o assunto é financiar uma casa ou apartamento, é possível também fazê-lo pelo banco do Brasil, inclusive aqueles que pretendem comprar imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida. O Banco do Brasil é uma instituição pública do Governo Federal assim como a Caixa e também opera na modalidade de crédito para imóveis. Se você achar que vale a pena tentar fazer o financiamento pelo Banco do Brasil é possível fazer uma simulação com antecedência para conhecer as características que o banco trabalha para a modalidade de crédito para imóveis.
No link abaixo você encontrará as informações sobre financiamento de imóveis comerciais ou residenciais no Banco do Brasil você poderá fazer uma simulação sobre o imóvel que pretende financiar, a taxa de juros, valor da prestação e outras informações relativas ao empréstimo imobiliário.
Link do site do Banco do Brasil com o simulador.
Vale lembrar que o banco do Brasil também ópera com o programa Minha Casa Minha Vida e também como a modalidade de financiamento com recursos do FGTS, mesmo que estes recursos estejam na Caixa Econômica Federal.
Para usar corretamente o simulador é necessário preencher uma série de informações. Isto é necessário pois o valor a ser financiado, prestações, taxa de juros e outros, dependem muito do perfil do imóvel, da pessoa, bem como outros fatores.
Como usar o simulador do Banco do Brasil, fiz algumas simulações que mostrarei abaixo. Fique atento para o fato de que dependendo dos dados que você informa o simulador pode mostrar opções diferentes, com isso ele já vai filtrando de acordo com o perfil que você informar e eliminando outras opções que não caberia no seu caso. Veja os exemplos abaixo.
A primeira simulação informei um valor um pouco mais alto do imóvel, bem como marquei que a opção de imóvel usado. Com isso, ele utilizou esta informação para fazer uma simulação bastante resumida e não colocou as opções do FGTS e perguntas que surgiriam na segunda simulação.
Primeiro é preciso informar os dados do imóvel como:
Depois é necessário informar os dados pessoais o simulador fará algumas perguntas, como:
No passo 3, ele mostrou o resultado da minha consulta, como pode ser visto na tela abaixo:
Nesta segunda simulação eu modifiquei o valor, informei que o imóvel era novo, em uma cidade diferente e que não tinha imóvel naquela cidade. Essas mudanças trouxeram modificações na simulação e ele incluir perguntas relacionadas ao FGTS, como: Possui conta do FGTS com 36 ou mais contribuições? E Possui conta ativa ou saldo no FGTS superior a 10% do valor do imóvel?
Em uma versão anterior, consultada na época em que o artigo foi escrito originalmente, o simulador do BB apresentava outras opções e dava a possibilidade de filtrar melhor a simulação do financiamento.
Naquela versão, as opções eram:
Primeiro era preciso informar os dados do imóvel como:
Em seguida informar os dados relacionados o valor do financiamento e do prazo de pagamento:
Na simulação que eu fiz, ao tentar prosseguir fui informado que havia problemas nos dados informados e uma tela com as seguintes informações foram mostradas.
Linhas SFH e CH (SBPE)
Mínimo R$ 100 mil
Até 80% do valor do imóvel
Em até 420 meses
Programa Minha Casa Minha Vida e Linhas do FGTS
Mínimo R$ 10 mil
Até 90% do valor do imóvel
Em até 360 meses
Taxa de juros:
Modalidade de financiamento pelo SFH - sistema Financeiro Habitacional: 11,490%
Modalidade de financiamento CH - Carteira Hipotecária: 12,510%
Após ajustar os valores a simulação pode prosseguir.
Finalmente o simulador irá mostrar o resultado. Na simulação que eu fiz como teste para este artigo os resultados foram os seguintes:
Amortização pelo sistema SAC:
Amortização pelo sistema PRICE: