O simulador de financiamento da Caixa é uma excelente ferramenta de planejamento para quem pretende comprar uma casa financiada pela Caixa. Com ele é possível simular a taxa de juros, valor da entrada, prazo máximo de financiamento e demais condições. Assim você poderá fazer quantas simulações precisar e com isso entender qual é o seu limite e o limite de valor do imóvel que deseja comprar. Veja abaixo como usar o Simulador da Caixa.
Primeiro acesse o site da Caixa em www.caixa.gov.br e na tela inicial localize a opção Habitação e depois clique em Simulador de Financiamento.
Nesta primeira tela você deverá informar os dados solicitados, considerando o seguinte:
Pessoa. Primeiro você pode escolher se o financiamento será para uma pessoa física ou pessoa jurídica (empresa).
Tipo de financiamento. Para pessoas físicas, ele pode ser residencial ou crédito aporte Caixa, que é uma espécie de empréstimo com garantia de um imóvel já no seu nome.
Categorias. Dentro da opção residencial que é o mais comum, você pode escolher se quer financiar:
Observação: Essa classificação é necessária, pois a taxa de juros e as condições para financiamento poderão ser diferentes dependendo da escolha que você fez. Normalmente as melhores taxas de juros são para imóveis novos.
Localização. O estado e a cidade também poderão impactar nas condições do financiamento.
Valor do imóvel. Este item irá determinar entre outras coisas, o limite de valor que a Caixa irá liberar fazendo a relação entre o valor do imóvel e a renda apresentada.
Renda. A renda neste caso deve ser considerada a soma de todos os ganhos formais que você tem e que os membros de sua família que irão usar o imóvel têm. A Caixa chama isso de renda familiar. Esta renda familiar irá determinar o valor máximo da sua prestação, já que a prestação não pode ser superior a 30% da renda comprovada.
Data de nascimento. A data de nascimento do participante de maior idade irá determinar o tempo máximo de financiamento, pois existe um limite para isso. Por exemplo, uma pessoa de 60 anos de idade poderá não conseguirá financiar pelo prazo máximo de 420 meses.
As opções relativas ao FGTS indicará se você pode usar ou não o FTGS para abater o valor do financiamento.
Depois de informar todos os dados, clique em Avançar.
Aqui você deve escolher como quer manter o relacionamento com a Caixa, isto tem a ver com alguns compromissos e compra de produtos bancários deles. Em troca você pode ter uma taxa de juros menor.
As opções são:
Depois de informar todos os dados e as condições que deseja simular, o resultado será mostrado na tela contendo o valor que você irá precisar dar de entrada, o que poderá ser financiado, o prazo máximo, a taxa de juros e os valores das primeiras prestações. Note o link demais prestações, ali você poderá pegar a tabela completa com todas as prestações que são inclusive decrescentes.
O Simulador Caixa é um recurso do site da Caixa Econômica Federal que pode ser usado por pessoas que estejam pleiteando um financiamento habitacional ou que desejam fazê-lo a fim de estimar com antecedência as condições para a obtenção do crédito. Como o próprio nome diz, ele é um simulador e portanto poderá apresentar resultados ligeiramente diferentes dos praticados na efetivação do crédito.
Há duas classificações iniciais. A primeira dela é quanto a quem está pleiteando o financiamento, se é uma pessoa física ou jurídica (empresa). A Segundo é quanto ao tipo do imóvel em si e neste caso poderá ser um imóvel residencial ou comercial.
As taxas de juros, prazos para pagamento, bem como outras condições poderão ser alteradas para cada caso em particular, portanto é importante informar corretamente o tipo desejado.
De acordo com o simulador da Caixa, as opções de financiamento são para as seguintes categorias:
Após informar todos os dados solicitados, será mostrado a você algumas opções de financiamento com uma breve explicação de cada uma. São elas:
Há ainda outras opções como os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida que não entram na modalidade de SBPE, mas que também podem ser financiados. Só que neste caso seria apenas para pessoas físicas e para imóveis residenciais.
Isto tem a ver com a sua renda e taxa de juros. Por regra, a prestação não poderá exceder 30% do valor da renda bruta familiar informada. Portanto, ela limita o valor do financiamento e portanto o restante precisa ser considerado como entrada.
Antigamente era possível chegar até 90%, mas atualmente parece que a cota máxima é de 80%. São regras de financiamento habitacional e 100% do valor, que eu saiba a Caixa não faz em situação nenhuma.
420 meses ou 35 anos.
Pode variar de acordo com o perfil de cliente, tipo e valor do imóvel, bem como as opções de financiamento e relacionamento com o banco mostrado acima. O impacto da taxa é tremendo, pois em um prazo tão longo como 420 meses, a maior parte do valor que você irá pagar é na verdade juros e portanto quando mais alto ele for, mais caro ficará sua prestação, bem como o montante a ser pago.
As menores taxas de juros são para imóveis e pessoas que se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida, isto tem a ver como o limite de valor do imóvel desejado e a renda apresentada.