O Construcard é o cartão da Caixa Econômica Federal destinado a compra e financiamento de materiais de construção. Ele é uma ótima alternativa para pessoas que já têm o terreno, mas precisa de dinheiro para comprar o material de construção para fazer sua casa. Ele não é uma modalidade de financiamento habitacional tradicional, mas apenas um cartão de débito ou crédito, mas que tem como característica a possibilidade de ser usado apenas para compra de material para construção em lojas conveniadas e credenciadas pela Caixa.
Para adquirir o cartão é necessário ir à Caixa e formalizar uma proposta que passará por uma avaliação de crédito e o tempo para este procedimento dependerá muito agência onde você fizer a solicitação. No meu caso eu levou em média 2 dias para que fosse feita esta avaliação, mas depois que eu assinei o contrato ainda levou mais dois ou três dias para que fosse feita a liberação do uso do Construcard. Embora o cartão ainda não tenha chegado, mas a liberação do uso do cartão é mais ou menos nesse prazo e a partir daí penas com o número do cartão você já conseguiu comprar os materiais de construção.
Quando assinei o contrato foi informado de que levaria mais ou menos 15 dias para que o Construcard chegar, mas na verdade este prazo já passou e ele não chegou ainda. Isto não chega a ser um problema porque você não precisa necessariamente do cartão em mãos para fazer suas compras, basta você ter o número do cartão e a senha que é a mesma do seu cartão de débito na conta corrente Caixa. Com essas informações você consegue fazer suas compras normalmente nas lojas conveniadas se portanto não é necessário esperar o Construcard chegar para começar a comprar o material de construção
Quando você vai assinar o contrato no Construcard você pode optar por 2 meses ou por 6 meses como o prazo de utilização do cartão, eu optei por 6 meses o que significa que a partir daquela data eu passei a ter 6 meses de prazo para fazer a compra do material de construção que eu preciso e o pagamento das prestações do cartão só irão acontecer a partir do sétimo mês, neste período utilização você paga apenas os juros referentes aos valores que já usou.
Eu já disse aqui no site em algumas postagens e reafirmo aqui que ele é uma boa alternativa, quando você não tiver outra alternativa. Com isso eu quero dizer que ele é útil, mas não deve ser visto como a sua primeira opção na obtenção de crédito para construção e reforma da sua casa. A minha justificativa para isso é o fato dele ter uma taxa de juros que eu considero alta e o valor que ele libera as vezes não contempla tudo que você precisa, como pode ser visto nas questões abaixo.
Dá para comprar tudo que estiver disponível nas lojas conveniadas. Este é um ponto muito importante, embora a proposta dele seja para compra de materiais de construção, você só pode fazer o uso dele em lojas que estejam conveniadas com a caixa para receber este cartão. Se a loja estiver conveniada, logo tudo que estiver disponível para venda naquela loja você poderá utilizar para fazer o devido pagamento.
Não, o Construcard não é usado para pagamento de mão-de-obra da construção civil, e este talvez seja um dos pontos que eu cito como ele não pode ser visto como uma primeira alternativa, a menos que você tenha dinheiro para pagar a mão-de-obra e precise do dinheiro apenas para comprar o material de construção. Contudo, existem casos de alguns serviços que podem ser pagos com o Construcard, desde que a empresa que presta esse serviço esteja conveniada com a Caixa para receber o cartão como forma de pagamento.
Se você está fazendo a construção e precisa de dinheiro, a melhor alternativa é você fazer o financiamento da obra pela Caixa. Existe uma linha de crédito específica para isso que cobre não apenas o custo com material de construção, como também a mão-de-obra e todo custo envolvendo a sua obra. A taxa de juros é bem mais baixa, porém o processo de aprovação é um pouco mais complicado não serve para reformas, apenas para construções novas.
Como exposto acima, o Construcard é uma alternativa que precisa ser considerado, mas não deve ser visto como primeira alternativa, nem deve ser usado antes de esgotar outras possibilidades. A razão: a taxa de juros que eu considero muito alta, bem como as limitações de uso que ele tem e que já foi explicado acima.
O planejamento é sempre necessário para entender se você vai precisar do Construcard e quando isso eventualmente irá ocorrer, ou seja, em que fase do projeto.
Com um bom planejamento em mãos é possível ponderar entre quais alternativas de crédito seja mais viável.
Por exemplo: Se você entender que irá precisar do Construcard muito cedo em relação ao tempo de execução do projeto, talvez seja melhor pensar em financiar a obra como um todo. A Caixa dispõe de linhas de crédito para compra da casa pronta, compra de terreno, construção da obra inteira e agora possibilita também a compra do terreno + financiamento.
São alternativas com taxas de juros bem mais baixas, mais prazo de pagamento, valor mais alto a ser financiado e podendo ser feito para a obra como um todo, isto é: materiais e mão de obra.