Quem já precisou comprar uma casa ou apartamento já deve ter percebido que alguns vendedores não permitem que seus imóveis sejam financiados ou pelo menos não disponibiliza esta opção como uma forma de pagamento.
Esta informação pode ser facilmente verificada nos anúncios de imóveis que estão à venda nos sites das imobiliárias, redes sociais ou outros meios quaisquer.
É comum, além das informações do próprio imóvel, incluir a informação se aquela casa ou apartamento dá financiamento ou não. Em outras palavras, se aquele móvel pode ser adquirido com recursos de financiamento habitacional ou não.
Mas a pergunta é por quê? Porque alguns imóveis podem ser financiados e outros não.
Embora esta seja uma decisão do vendedor e ele pode ter vários motivos para isto, creio que os motivos abaixo sejam essencialmente as principais causas.
Um vendedor pode optar por não aceitar financiamento como parte do pagamento do imóvel, talvez por que o próprio imóvel não tenha a documentação necessária para que o comprador possa requerer o financiamento.
Isto acontece pois os bancos, especialmente a Caixa que é o principal banco de financiamento habitacional no Brasil, exige que o imóvel esteja documentado e qualquer problema com essa documentação pode ser uma limitação ou até um impedimento na liberação do crédito para o comprador.
Por documentação do imóvel devemos entender que ele precisa ter escritura e que ela deva estar registrada, assim como as averbações das construções que foram feitas no imóvel. Digo isso pois existem pessoas que tem uma casa, mas tem escritura apenas do terreno e a construção não foi averbada. Neste caso é uma limitação para o financiamento.
Além disso, é preciso de certidão negativa de débitos da prefeitura, da Receita Federal e de condomínio, pelo menos. Essas certidões são documentação importante pois irá indicar ausência de débito junto a esses órgãos.
Então se um imóvel tem documentação pendente, falta regularização ou coisa similar, pode ser que o vendedor opte por não disponibilizar o imóvel para financiamento, pois sabe que isso pode ser um problema para análise documental do imóvel.
Mas isto não impede a venda do imóvel, desde que o comprador esteja ciente dessa situação e disposto a fazer a regularização depois que comprar o imóvel.
Um segundo aspecto que deve ser analisado é quando existe algum tipo de problema com o próprio vendedor, como quando ele está com o nome sujo, ou seja, quando ele está inadimplente por alguma situação.
Esse tipo de situação pelo menos era um impedimento para fazer a venda de um imóvel financiado. Isto pode ser um problema pois dependendo da situação e se esta dívida for cobrada judicialmente pode recair sobre o imóvel a questão da penhora.
Pelo menos era assim quando eu comprei e depois vendi uma casa financiada. Naquela situação além da análise documental do imóvel, faziam também dos vendedores e penso que tal procedimento ainda deva ser comum até hoje.
Logo se o vendedor tem algum problema de inadimplência, dívidas ou outras situações pendentes, pode ser que ele opte por vender um imóvel, talvez até para quitar essas dívidas, mas inclua a opção de não vender financiado, sabendo que a sua situação pode ser um problema para aprovação do financiamento.
Existe ainda um detalhe importante e que não tem nada a ver com análise de crédito ou documentação, mas sim com o tempo maior para receber o valor que o banco libera para o financiamento.
Explico: quando você vende um imóvel para pagamento à vista, tão logo seja feito o contrato e a escritura, o vendedor fará o pagamento. Neste caso o processo é rápido e o vendedor recebe o dinheiro em pouco tempo.
Mas quando o vendedor recorre ao financiamento habitacional, o processo é mais demorado pois é necessário fazer aprovação de crédito, análise de documentação e outras burocracias que os bancos têm.
Depois de assinado o contrato de financiamento com o banco, o vendedor não recebe dinheiro na hora. No caso da Caixa isto só acontece 30 dias depois que é o prazo para o registro da escritura.
Neste caso se você considerar do momento da venda até o momento em que se recebe efetivamente o dinheiro, pode demorar bem mais tempo e isso às vezes pode ser um problema para alguns vendedores, afinal pode ser que eles não estão dispostos a esperar tanto tempo assim.
Por fim e não menos importante existe a questão da condição do imóvel, afinal nem todos os imóveis podem ser financiados.
Sim. O financiamento habitacional é um empréstimo de longo prazo, podendo chegar a 35 anos. Isto significa que durante todo o período do financiamento o imóvel será a garantia e se ele tiver em condições tão ruins agora, como estará daqui 35 anos?
Então o banco, a seu critério, poderá impor limitação para financiamento de alguns imóveis se eles não oferecer em condições de servirem de garantia para um empréstimo de longo prazo.
Imagine um imóvel muito antigo com problemas estruturais. Nesse caso pode ser que o banco não aceite esse móvel na condição que ele se encontra ou que imponha algum tipo de condições ou limitações para liberar o crédito.
De qualquer forma a condição do imóvel é um fator importante e talvez sabendo desta dificuldade alguns vendedores opte por não aceitar o financiamento para venda dos seus imóveis.