Para quem deseja fazer a reforma de uma casa ou apartamento e precisa de dinheiro para a realização da obra poderá contar com os recursos de financiamento da Caixa a esta modalidade. Na verdade a Caixa financia diversas opções para a construção civil, desde a compra de uma casa ou apartamento pronto, construção, reforma ou ampliação, entre outras modalidades de financiamento.
Acredito que o ponto inicial seja você fazer uma simulação no site da Caixa onde é possível você simular o valor das prestações, o valor que poderá ser financiado, verificar a taxa de juros, entre outras opções. Tudo isso é feito baseado no perfil e você precisa informar no simulador como a sua renda familiar mensal, a cidade onde está o apartamento que deseja informar, valor dele, sua idade, uso do FGTS, entre outras opções
Acesse o site do simulador através deste link.
Depois, informe seu perfil, se tiver dificuldade em algum item, siga a explicação abaixo de como usar o Simulador da Caixa.
Este financiamento é para uma pessoa:
Qual tipo de financiamento você deseja?
Em qual destas categorias o imóvel se enquadra?
Em qual cidade está localizado o imóvel?
Possui imóvel na cidade selecionada?
Qual é o valor aproximado do imóvel?
Qual é a renda bruta familiar?
Qual é o seu CPF?
Qual é a data de nascimento do comprador de maior idade?
Escolha ainda as opções relacionadas ao uso do FGTS.
Como resultado, o simulador irá mostrar os valores das prestações, a taxa de juros que será cobrada, entre outras informações úteis.
Segundo o site da CEF as principais características são:
- Financiamento a partir de R$ 15.000,00 até 80% do valor da obra, de acordo com o que a sua empresa pode pagar;
- Até 18 meses para construir e até 180 meses para pagar;
- A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel. Ou seja: o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento, enquanto o pagamento não é concluído, e a sua empresa tem o direito de uso do imóvel.
Segundo o site da CEF :
- Taxa de pesquisa cadastral, de acordo com a Tabela de Tarifas da Caixa;
- Taxa de avaliação de bens recebidos em garantia;
- Prêmio de seguro – Danos Físicos do Imóvel (DFI), exceto para terreno;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
- Prestação de amortização e juros.
Cartão Construcard, é importante salientar que este cartão financia apenas a compra dos materiais de construção, a mão de obra fica por conta do proprietário.
Segundo o site da CEF:
Existem créditos da Caixa para reforma de imóveis, contudo, não é possível fazer o uso do FGTS. A opção mais indicada, porém, é o cartão Construcard que possibilita a liberação de crédito para a compra de materiais de construção.
REFERÊNCIAS
Matéria: "Construção e reforma: Financiamento para empresa privada de qualquer porte construir ou reformar seu imóvel". Acesso em 14/8/19. Link.
Informações Caixa Econômica Federal: "Construcard: Tire seus sonhos do papel com o Construcard Caixa: A melhor ferramenta para você reformar ou ampliar a sua casa". Acesso em 14/8/19. Link.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira