Esta é uma questão que varia bastante de um caso para o outro e não é possível você dizer com certeza quanto tempo um banco como a caixa ou outro qualquer leva para concluir o processo de análise e aprovação de um imóvel qualquer para que possa financiar. Geralmente eles têm alguns prazos pré-definidos que na época em que eu financiei girava em torno de 3 semanas ou um mês, mais isto pode ser alterado com facilidade dependendo de alguns fatores que veremos abaixo.
Como sabemos os bancos têm uma estrutura fixa de pessoas para trabalhar e ser demanda por novos financiamentos aumenta muito, consequentemente vai gerar uma fila e isso pode atrasar o prazo de análise e aprovação da documentação, logo pode demorar mais um pouco nesse caso para que tudo seja resolvido.
Então aqui poderemos ter dois problemas:
Seja qual for o caso, isto pode gerar problemas de demora na análise de documentação e liberação do processo de financiamento de imóveis no Caixa, como em outro banco também.
Na época em que fiz um financiamento e demorou bastante a alegação do banco é que estava faltando mão de obra para analisar todos documentos e aprovação. Claro que isso está relacionado de certa forma com a questão que eu levantei anteriormente que é a própria demanda, uma vez que ela esteja alta e que não haja mais recursos humanos disponíveis, logo a consequência natural é uma demora maior.
Veja que este caso enquadra-se no segundo motivo que relatei no item anterior.
Um item bastante importante que pode causar demora para financiar é a existência de algum problema na documentação do imóvel, do comprador o mesmo dos vendedores. Como toda essa documentação precisa ser analisada, se houver alguma pendência com algum órgão federal ou outro problema relacionado a documentação ou ao próprio imóvel é comum haver atraso até que o problema seja resolvido, desta forma este pode ser um dos itens importantes para determinar a demora de um processo de financiamento.
Quando vendi minha casa o comprador quis financiar e como estava tudo OK com a documentação minha e do imóvel, permiti que fosse feito. Bem, ele contratou uma pessoa para cuidar da documentação e agilizar o processo junto a Caixa e depois de um bom tempo não vi nenhum progresso. Comecei a questioná-lo e ele sempre dizia que estava OK, até que descobrimos que a pessoa contratada havia errado no envio da documentação.
Isto causou bastante atraso e acarretou em um tempo muito maior para a finalização do processo, já que teve de ser corrigido o problema para que o processo caminhasse.
Antes de fazer o pedido de financiamento ou permitir que o comprador o faça, é preciso avaliar se o imóvel está apto a ser financiado, pois não são todos que irão ser aprovados. Além de analisar os documentos do comprador e do vendedor, existe também a análise do imóvel, não só na parte documental, mas no próprio imóvel em si.
Um engenheiro da Caixa vai até o imóvel para fazer uma vistoria nele e certificar que ele é elegível ao que se propõe. Não sei ao certo quais são os critérios que eles usam para aprovar, mas alguns casos são sabidos, como:
Nos três casos em que estive envolvido como comprador e vendedor, os prazos de aprovação, contando do dia que entramos com a documentação na Caixa até o dia da assinatura do contrato, foram os seguintes:
Como já bem explicado acima, este prazo pode variar bastante pelas razões acima exposta e não dá para fazer muita previsão.
Como disse no início o tempo ou a demora pode ficar em torno de semanas apenas, mas isto só vai acontecer em um processo normal e que tudo der certo, havendo alguns dos problemas acima relacionados ou outro qualquer é natural que exista uma demora maior e aí ela pode levar inclusive em alguns meses para se resolver.
Uma dúvida comum que muitas pessoas podem ter é se há diferença entre um financiamento de casa e de apartamento pela Caixa e outros bancos. Será que eles fazem diferença entre um imóvel e outro para aprovar que liberar o dinheiro de um financiamento habitacional?
Para entender isto vamos observar quais as opções estão disponíveis no simulador de financiamento da Caixa que é o principal banco financiador de imóveis no Brasil. Na imagem abaixo é possível observar que não existe diferença entre casa, apartamento ou outro tipo de imóvel pelo menos não no primeiro momento, visto que as opções que temos são de imóveis novos e usados com exceção de terreno que de fato parece haver alguma diferença no processo de financiamento.
De acordo com este simulador a Caixa classifica em três grupos os financiamentos destinados à habitação, chamados também de residencial, que pode ser: terreno, construção ou imóveis novos ou usados. Neste último grupo está incluso casas e apartamentos sem fazer uma distinção entre eles.
Desta forma tanto faz uma casa como um apartamento pois ambos serão tratados na mesma forma, contudo é preciso observar que outros fatores podem se diferenciar um imóvel do outro, como exemplo, podemos citar o fato de que todo imóvel para ser financiado precisa passar pela aprovação do banco financiador neste evento a Caixa.
Como mostrado acima não há diferenças ou não há opções específicas para casa ou apartamento, mas do ponto de vista de compra, aprovação e burocracias envolvidos podemos dizer que existe sim algumas diferenças. Vamos a elas:
A primeira que podemos identificar é que se o imóvel for novo, talvez o apartamento seja mais fácil para aprovação. Digo talvez por não ser uma regra. O que acontece é que para iniciar o processo de financiamento a construtora dos apartamentos precisará ter se preocupado com toda a documentação e atendido aos trâmites legais, isto significa que provavelmente a Caixa ou o banco que você for financiar não precisará fazer uma inspeção tão rigorosa.
A segunda possível diferença, mas ainda seguindo o mesmo pensamento da primeira se aplica a casas que neste caso por ser uma obra isolada, cada uma delas poderá estar em uma situação, o que exige do banco financiador analisar toda a documentação individual, bem como a inspeção do próprio imóvel com mais cuidado.
Mas veja que as duas opções que estou apresentado acima são em caráter de hipótese, levando em conta a probabilidade de isto realmente ocorrer de fato.
Por fim podemos ainda considerar como possível diferença o fato de que quando um condomínio de apartamentos é lançado, geralmente eles já fecham com um banco específico para financiar. Isto não significa que você não possa usar outro banco, mas se usar aquele poderá gozar de alguns possíveis benefícios. No caso de casas isto até pode acontecer também, mas apenas quando se aplicar à conjunto de casas, como é o caso de condomínios de casas.
Agora que você sabe que pode financiar tanto um como o outro, veja abaixo um vídeo mostrando as vantagens e as desvantagens de casas e apartamentos. Veja quais são os pontos fortes de cada um e escolha bem antes de fazer o financiamento do seu e imóvel.