Dicas e informações sobre casa e
construção

Financiamento habitacional: Quais documentos para comprovar renda

Veja quais documentos você pode usar para fazer a comprovação de renda junto à Caixa Econômica Federal para aquisição de um financiamento habitacional para compra da casa própria.

Normalmente, se você estivesse solicitando um empréstimo ou precisasse verificar sua renda para um provedor de serviços de saúde ou para determinar sua elegibilidade para benefícios, você simplesmente forneceria uma cópia do seu holerite mais recente. No entanto, se você for autônomo ou administrar seu próprio negócio, provar que sua renda não é tão simples, porque você não recebe multas. No entanto, existem várias maneiras de comprovar sua renda usando os registros financeiros e comerciais que você tem à sua disposição.

Copie as declarações de impostos de seus próprios registros. Se você reteve cópias de suas declarações fiscais, basta fazer cópias dos anos solicitados para enviar à agência ou ao credor.

  • Se você tem um contador, ou usa o serviço de preparação de impostos, você também poderá obter cópias das declarações de imposto que você precisa através delas.

Normalmente, sua declaração de imposto deve mostrar o mesmo nome e sobrenome do nome para o qual você está solicitando um empréstimo ou benefícios. Se você mudou seu nome nos últimos anos, como por causa de um casamento ou divórcio recente, talvez seja necessário fornecer uma prova adicional dessa mudança de nome.

Um dos fatores mais importantes no processo de financiamento habitacional é a comprovação de renda ou quais os documentos que podem ser utilizados para comprovar a renda necessária para aprovação do financiamento. Este ponto precisa ser bem avaliado pelas pessoas que pretende comprar a casa própria e solicitar o financiamento da Caixa, por exemplo. Também é importante considerar que a renda que você comprovar irá determinar o limite da prestação mensal que você irá pagar, pois pelas regras atuais apresentação não poderá exceder 30% da renda familiar mensal.

Quais documentos podem ser usados para comprovar renda?

Sabendo que a comprovação da renda e de vital importância para o financiamento habitacional, precisamos saber quais documentos podem ser usados para fazer isto e a lista desses documentos pode variar de pessoa para pessoa dependendo de certa forma de como você trabalha recebe o seu rendimento. Mas normalmente os documentos mais comuns o que são aceitos para comprovação da renda familiar são os seguintes:

Holerite

Se você trabalha como empregado o que é assalariado a melhor forma de você comprovar a renda através do holerite, que é um documento que constará o seu ganho mensal. Portanto ele é aceito pela Caixa em outros bancos como um documento de comprovação de renda, seja para você ou para outro membro da sua família que fará parte do financiamento também, visto que a caixa considera a renda familiar, ou seja, de todas as pessoas que moram na mesma casa.

Pró-labore

Se você é um empresário ou um trabalhador autônomo que tem uma empresa, mesmo que seja uma empresa individual, poderá fazer a comprovação de renda através do pró-labore que é um uma retirada mensal obrigatória para empresários e o contador poderá fornecer os documentos que comprovam extra retirada e, portanto pode ser também usado em caso de financiamento habitacional.

Declaração de imposto de renda

Contudo o melhor documento para você comprova renda seja você autônomo, empresário ou assalariado é através da declaração de imposto de renda, o que é o documento formal que mostra todos os rendimentos que você teve, seja através de salários, retiradas pró-labore, ganhos com outras rendas formais ou mesmo informais. A declaração de imposto de renda é aceita como documento de comprovação de renda em caso de financiamento habitacional, acredito que seja a opção mais simples já que independe de você ter tido ganhos formais e informais.

Comprovante de renda para autônomos

Provar renda enquanto você trabalha por conta própria pode exigir um pouco mais de esforço se você não se organizar. Dê uma olhada nos documentos abaixo para ver o que você pode usar para provar sua renda quando você trabalha por conta própria.

  • Declaração de salário e imposto para trabalhadores independentesEssas formas comprovam seus salários e impostos como um indivíduo autônomo. É uma das provas mais confiáveis ​​de renda que você pode produzir, pois é um documento legal.
  • Demonstração de lucros e perdas ou documentação do razão: Este resumo de seus custos, despesas e receitas pode demonstrar sua renda para um credor.
  • Extratos bancários: Um extrato bancário pode provar um fluxo estável de renda se você tiver um histórico de depósitos estáveis. É melhor manter uma conta separada para despesas de negócios para que você não confunda nenhuma transação com suas despesas pessoais.

Renda familiar

A renda familiar é um importante elemento na solicitação de financiamento habitacional no Brasil, isto em qualquer banco e inclusive na Caixa que é o banco que mais faz financiamento de imóveis no Brasil.

A renda que você precisa comprovar é familiar e mensal, isto porque as suas prestações também serão mensais. Mas qual a relação entre as duas? A verdade é que o valor da sua prestação sempre será limitada ou pelo menos influenciada pela renda mensal familiar que você comprovar e isto ocorre pois no Brasil o valor da prestação não pode exceder a 30% da renda familiar comprovada.

Desta forma é importante entender que ela é mensal e que as prestações também serão, depois é importante compreender também a formação da renda deve ser de todas as pessoas que moram na mesma casa que irão ser beneficiados pelo financiamento.

Importância da idade para fins de financiamento

Para famílias que tem uma renda baixa como é o caso da sua o recomendável é você financiar sua casa própria pelo programa Minha Casa Minha Vida que tem diversas vantagens incluindo uma taxa de juros mais baixa do que a convencional e ainda oferecendo um valor de subsídio para pagamento de parte do valor do imóvel. No programa Minha Casa Minha Vida podem financiar pessoas com renda familiar mensal de até 5 mil reais, mas há algumas vantagens para famílias com renda familiar de até 1.600 reais por mês. Veja neste link explicação sobre o programa Minha Casa Minha Vida.

Quanto a idade do seu esposo, isto tem pouca influência no processo de financiamento, exceto se ele for de idade um pouco avançada, pois neste caso você teria um prazo menor para pagar o financiamento já que a Caixa trabalha uma espécie de limitador de idade para determinar o prazo de pagamento do financiamento. Para entender melhor sobre isso recomendo que leia este artigo sobre o prazo máximo do financiamento.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.