Eu quando era jovem tinha como sonho comprar uma moto, depois parece que o sonho dos jovens passou a ser a compra de um carro que aparentemente ainda é o principal alvo daqueles que começa a trabalhar e ganhar seu primeiro dinheiro. Muitos porém tem uma visão diferente e preferem investir na compra de uma casa ou um terreno visando investimentos mais sólido para possivelmente o casamento no futuro. Mas a pergunta é: existe alguma linha de financiamento de imóveis específica para jovens ou para universitários, por exemplo?
Na verdade não existe um financiamento para compra de imóveis que seja específico para jovens universitários, mas é possível que esses jovens tenha acesso ao financiamento tradicional de imóveis que são aplicados a todas as pessoas. Segundo o site da Caixa para ter acesso a essas linhas de créditos habitacionais é necessário ter pelo menos 18 anos de idade ou ser emancipado com 16 anos completos, não ter restrição no nome e ter capacidade de pagamento das prestações que ele contrair.
O cartão de crédito universitário é com taxas reduzidas ou sem taxas considerando e não é necessária comprovação de renda, basta o comprovante de matrícula para sua confecção. No entanto o estudante deve ficar atento, já que em algumas empresas de cartão por aplicativo, a anuidade é completamente gratuita sempre, e não por um período limitado.
Contudo um grande problema para quem está na universidade ou mesmo para jovens que não estão estudando é a questão da comprovação de renda, uma vez que boa parte deles ainda não tem experiência e consequentemente o salário é baixo. Neste caso é importante considerar que a Caixa considera a chamada renda familiar para determinar os limites de crédito que será destinado para compra do imóvel. Desta forma é possível juntar a sua renda com a renda do seu pai, mãe, irmãos outras pessoas que mora na sua casa para que possam comprovar a renda. Junte tudo isso se encontrará a renda familiar que será considerada para determinar limite de crédito e consequentemente o valor da prestação.
Este é um triângulo interessante e possivelmente alvo de dúvidas de muitos jovens. Não tenha dúvida que a universidade deve ser a prioridade, em segundo lugar o imóvel e terceiro o carro. Naturalmente que isto se considerado do ponto de vista de investimento, mas lamentavelmente muitos têm invertido esta ordem.
Veja abaixo uma avaliação de cada um para os jovens:
Não existem muitos segredos, mas há regras importantes que as pessoas precisam conhecer para avaliar sua situação e assim determinar se é possível ou não ser aprovado em um processo de financiamento habitacional. Veja o artigo Como funciona o financiamento de imóveis, conheça nossas dicas e tire as suas dúvidas relacionadas ao assunto.
REFERÊNCIAS
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA; VERDINELLI, MIGUEL ANGEL. Educação Financeira: um Estudo das Associações entre o Conhecimento sobre Finanças Pessoais e as Características dos Estudantes Universitários do Curso de Ciências Contábeis. In: Anais, XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2014. p. 21-23. Acesso em 12/8/19. Link.
Onde posso saber mais sobre o assunto?
Finanças Pessoais - Guia Meu Próprio Negócio Especial Ed.06: Ideias Inovadoras. Por On Line Editora. Acesso em 12/8/19. Link.
Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores. Por Steven Rogers. Acesso em 12/8/19. Link.
Startups: Manual de finanças para pequenas e médias empresas. Por José Roberto Machado. Acesso em 12/8/19. Link.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira