Dizem que quando você vai construir ou reformar, você sempre gasta mais que o previsto e acredito que exista muita verdade nesta expressão. Eu já construí duas casas e fez reformas, logo conheço bem isso.
Então é comum buscarmos fontes alternativas para financiar os custos adicionais ou mesmo para ajudar no orçamento previsto. Uma das opções que se pode usar é o cartão Construcard da Caixa que apesar de ter uma taxa de juros que eu considero muito alta, acaba sendo uma opção prática, rápida e com bastante comodidade para ser usada.
Veja abaixo algumas das principais informações sobre o cartão, pois eu mesmo já fiz o uso dele e conheço o seu funcionamento. Vamos lá:
É um cartão da Caixa destinado a pessoas que precisam comprar materiais de construção financiado. Com o cartão a pessoa realiza a compra dos materiais que necessita e em qualquer loja que seja conveniada da Caixa e paga em até 96 meses. A quantidade de meses porém é determinado pela Caixa no momento em que eles fizer a análise de crédito.
Qualquer pessoa, desde que seja submeta ao processo de aprovação da Caixa. Não é necessário ser cliente do banco, mas se a pessoa já for cliente e tiver bom relacionamento, poderá conseguir taxas de juros mais baixas.
O processo de avaliação e aprovação é bem rápido. Geralmente é feito em um único dia, diferente do processo de financiamento habitacional que pode levar meses.
Não. Ele é mais parecido com um cartão de débito. Funciona assim: Você faz o pedido do cartão e eles irão aprovar um determinado valor que é creditado ao seu cartão. Aí você vai usando e na medida em que usa ele vai debitando daquele saldo inicial. Quando terminar o saldo, você não poderá usar mais e ai começa a pagar as prestações.
96 meses é o prazo máximo, mas dependendo da análise que o banco faz, eles podem determinar um prazo menor, portanto ele é variável. Quando fiz o cartão, o máximo que consegui foi 66 meses, apesar de que quitei antes.
Sim. Existe o chamado período de utilização que pode ser dois meses ou seis meses. Desta forma, se você optar por seis meses, terá este período para fazer suas compras e só depois deste período é que começará a fazer o pagamento das prestações.
Alta, mas pode não ser a mesma para todas as pessoas. A taxa de juros é determinada pelo banco de acordo com o perfil do cliente e em muitos casos eles aplicam uma taxa maior do que a anunciada no Construcard, que, salvo engano, é 1,45 a.m. Quando fiz o Construcard, tive de pagar 1,85 a.m.
Muitas. Praticamente a maioria do ramo da construção aceita o cartão como forma de pagamento e você não precisa nem ter o cartão em mãos, basta ter o número do contrato para fazer as compras. Para diz a verdade eu nunca cheguei a receber o cartão, comprei tudo apenas com o número do contrato.
Não. Para receber com o Construcard é necessário ser uma empresa e ter convênio com Caixa. Geralmente os prestadores de serviços da construção civil não se enquadram nesta categoria. Então ele deve ser visto mesmo é como opção de compra de materiais nas lojas credenciadas.
Então. Não é a melhor coisa, mas não havendo alternativas, creio que ele poderá ser considerado. Mas fique atento a taxa de juros que pode ser alta e tornar o financiamento muito caro.
Se você precisar de muito dinheiro é melhor optar pelo financiamento da construção como um todo. Existe uma linha de crédito para isso e neste caso eles financiam tudo, desde o material, mão de obra, etc.
Acho que vale para aquelas pessoas que precisam apenas de uma complementação para a construção ou reforma, porém se a necessidade for mais ampla, a Caixa tem uma modalidade para financiamento da construção como um todo, incluindo a mão de obra que no caso do Construcard não dá para ser usado.
Posso usar o cartão em qualquer loja?
Não. Apenas nas lojas credenciadas pela Caixa. Não creio que este seja um problema, pois a maioria das lojas parece aceitar o cartão dado a sua importância para o setor. Foram poucas as lojas que procurei saber e diziam que não aceitavam.
Por ser um cartão um pouco específico, a loja precisa fazer um credenciamento junto com a Caixa para poder aceitar essa modalidade de pagamento. As principais lojas já têm essa modalidade, mas pode ser que algumas lojas pequenas não tenham. Por isso vale a pena sempre consultar antes da disponibilidade ou não.
Posso fazer saques em dinheiro com o Construcard?
Não. Ele é usado exclusivamente para a compra de materiais de construção e portanto só pode ser usado para parar o valor da compra e que esteja dentro do seu limite disponível.
Nesse aspecto ele é diferente dos demais cartões, uma vez que ele não tem opção de saque, sendo usado unicamente para compra de material de construção e ainda nas lojas credenciadas pela Caixa.
Posso pagar mão de obra com ele?
Teoricamente não, mas há situações possíveis, pelo menos do ponto de vista prático. Imagine que você queira comprar um produto que inclui a mão de obra junto, como é o caso de colocação de calhas, móveis planejados, colocação de gesso, entre outros. Neste caso, como a loja é credenciada e o valor pago já inclui a colocação, então de certa forma a mão de obra está sendo paga com ele também.
Então posso usá-lo para comprar móveis planejados?
Como disse, você pode comprar em qualquer loja que esteja credenciada pela Caixa, isto pode incluir lojas de móveis planejados também. Não são todos, mas existe e é uma ótima opção para esse tipo de compra.
E quanto tempo leva para o cartão ficar pronto depois de aprovado?
Kkkkk. O meu não ficou pronto até hoje. Na verdade eles não mandam ou fazem cartão algum, embora, comentaram que eu iria receber, mas pelo menos no meu caso não veio nada. O que acontece é que você tem um crédito aprovado e recebe um número de identificação do seu contrato e com isso em mão na hora da compra a loja liga no 0800 da Caixa, passa o número e eles fazem a aprovação por telefone.
Vale a pena usar o Construcard?
Eu fiz e usei, apesar de que foi a última opção minha. O grande problema dele é a taxa de juros que eu considero muito alta, mas é muito prático e pode ser usado de forma muito flexível. Isto é bom e sobre esse ponto de vista creio que vale a pena sim.
Eu diria que ele é útil para ser usado em último caso, ou seja, quando você não tiver outra alternativa ou outros recursos financeiros. A taxa de juros dele realmente é um pouquinho alta, bem acima das modalidades de financiamento habitacional que a Caixa trabalha, mas não havendo outro recurso e tendo a necessidade de reformar ou de terminar a construção da sua casa, creio que ele é uma boa alternativa sim. Mais importante é você fazer uma simulação e avaliar se ele é aplicável seu caso.