A grande preocupação das pessoas que pretendem financiar a casa própria é com o valor da prestação, aliás, no Brasil para que isso se aplica de maneira geral, pois até as lojas do comércio tem o hábito de anunciar quanto as pessoas pagariam por mês se comprassem determinado produto, ao invés de anunciar o preço dele me si. Desta forma, saber quando você irá pagar por mês é de fato importante para fazer o planejamento das suas receitas e despesas e assim não ficar apertado lá na frente.
Sim. A Caixa Econômica Federal disponibiliza no seu site um simulador de financiamento que é uma ferramenta onde você poderá informar os dados do seu perfil ou os dados do imóvel e com base nisso site irá calcular o valor da primeira estação e também das demais prestações que são decrescentes. Para usar o simulador da caixa siga os passos abaixo:
Passo 1: Acesse o site www.caixa.gov.br e na aba Habitação, clique em Simulador
Passo 2: Preencha os dados do seu perfil e do imóvel, com a cidade, valor do imóvel, sua renda e demais campos solicitados.
Passo 3: Informe o tipo de relacionamento que pretende ter com a Caixa. Lembre-se: Quanto maior o relacionamento, melhores serão as condições, inclusive com taxas de juros mais baixas.
Passo 4: Com base nos dados informados o simulador irá calcular os valores das prestações, mostrando o valor inicial ou da primeira e a final. Se você clicar no link indicado será mostrado uma tabela com os valores de todas as prestações que são inclusive decrescentes.
Um detalhe muito importante que você precisa saber a simulação do financiamento habitacional é que no Brasil a prestação mensal ou o comprometimento mensal não poderá ser superior a 30% da sua renda, isto inclusive irá limitar o valor do imóvel que você pretende financiar. Uma pessoa com renda familiar mensal de R$ 2.000,00, por exemplo, vai conseguir financiar um imóvel cuja prestação fique em pouco mais de R$ 600,00. No Programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo o governo usou duas estratégias para permitir que pessoas de baixa renda pudessem financiar suas moradias: baixou a taxa de juros e oferece um subsídio para custear parte do valor do imóvel e assim tornar menor o montante a ser financiado.
Sim, isto acontece de fato e a razão para isso não é nenhuma bondade do banco para os clientes, e sim o sistema de amortização que eles usam, chamado de SAC - Sistema de Amortização Constante. Com ele as primeiras prestações tem valor bem alto e vai reduzindo mês a mês. No simulador explicado acima é possível ver o valor de todas as prestações e ai você poderá confirmar que de fato ele faz isso.
Na verdade você paga o que tem que pagar e embora esse sistema gere nas pessoas um efeito psicológico de que depois de algum tempo elas estão pagando menos, na prática não é bem assim. Se as prestações fossem fixas, você pagaria a mesma coisa. O que acontece é que no início os valores mais altos vão amortizar o saldo devedor e na medida que ele diminui as prestações acompanham.
Teoricamente sim. Tanto é que se você for diretamente na Caixa para fazer uma simulação, ele vão usar o mesmo simulador. Mas o que precisa ser considerado é se você vai apresentar a documentação compatível com o que você simulou. Se sim, não muda nada. Digo isso, pois a renda que você informou ao simulador precisa ser comprovada, caso contrário as condições mudam. Relacionamento com o banco e outros fatores podem alterar a taxa de juros e ai pode mudar o cenário.
Provavelmente não, mas vale a pena dar uma olhada, principalmente se você for cliente de outro banco e tiver um bom relacionamento com ele. Essa questão do relacionamento é importante pois ela é usada para influenciar a taxa de juros que você irá pagar. Quanto melhor o relacionamento mais baixo será a taxa de juros e em um financiamento de logo prazo como é o caso do habitacional, isto tem um forte impacto.
Boa pergunta. Eu já fiz financiamento habitacional pela Caixa, vendi imóveis financiados e por um bom tempo estive lendo e envolvido com financiamentos de imóveis e não me lembro de ter visto nada similar e portanto não tenho muita certeza sobre isso.
Mas é possível que possa fazer o financiamento em sociedade sim, desde que as duas partes atendam aos requisitos da Caixa para tal. Normalmente eles trabalham com o conceito de família, onde você e outras pessoas da sua casa podem se juntar para compor uma renda maior e assim obter um crédito maior para a compra da casa, mas quando a pessoa não é da família ai fica difícil responder.
Se o financiamento for do Programa Minha Casa Minha Vida eu sei que não pode, pois lá eles especificam o grau de parentesco que é necessário ter para poder compor a renda.
Para ter certeza eu recomendo que você entre em contato com a Caixa.
O financiamento para a compra da casa própria da Caixa pode ser feito por qualquer pessoa? O que eles consideram e avaliam para liberar um financiamento habitacional? Tipo: renda, emprego, idade, etc.
O financiamento habitacional é aquele destinado à compra da casa própria e pode ser tanto casa como apartamento. Embora ele possa ser feito em vários bancos, no Brasil é a Caixa Econômica Federal que mais executa esse tipo de financiamento e por ter um amplo histórico nesta modalidade e também por ser um banco estatal, oferece melhores condições de taxas de juros e outras facilidades para quem deseja financiar a casa própria.
O Financiamento habitacional pode ser feito por qualquer pessoa que seja maior de 18 anos, tenha o nome limpo, ou seja, não esteja como problemas de restrição de crédito e que apresente as garantias e preencha as condições exigidas para tal. Normalmente os itens fundamentais para aprovação deste tipo de financiamento são: