O aparelho umidificador de ar ultrassônico utilizar a água que você coloca reservatório do aparelho para produzir uma névoa que será usada para umedecer o ambiente. Esse tipo de aparelho tem sido muito usado em locais com ar muito seco, como acontece geralmente nos meses do inverno na região sudeste do Brasil, por exemplo. Algumas cidades do centro-oeste, como Brasília, por exemplo, são historicamente cidades com ar muito seco isso pode ser problema para pessoas que tem alguma dificuldade respiratória.
Já a função ionizador dor pode estar presente em alguns umidificadores, ele funciona como um purificador do ar pois utiliza propriedades químicas dos íons que ele cria e em seguida libera no ar, permitindo assim a sua purificação.
É importante considerar que o ideal é que o aparelho tenha a função de umedecer e purificar, pois este processo de purificação do ar através de ions negativos, podem deixar o ar mais ressecado e por isso a função de umedecer é importante para fazer a devida compensação.
Fonte: Sterilair (acesso em 14/07/2020)
Veja aqui modelos de umidificador ultrassônico
Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre o uso de umidificador para garantir uma melhor qualidade do ar em um determinado ambiente.
Sim, um o umidificador de ar é realmente uma opção bastante interessante e necessária para épocas de ar muito seco, com sua tecnologia ele consegue melhorar bastante a qualidade do ar dentro de um ambiente. Contudo é importante levar em conta que esses umidificadores que compramos em farmácias lojas especializadas, conseguem atender um espaço pequeno e eles não terão condições de uma edificar uma casa inteira, então o ideal é que ele seja um posicionado próximo das pessoas para que tenha um efeito melhor. Mas sim, de maneira geral eles tem capacidade de melhorar bastante a qualidade do ar dentro de um ambiente pequeno.
Existem umidificadores de vários tamanhos e, portanto cada um deles tem uma capacidade variada em termos de reservatório de água. De acordo com uma pesquisa que fiz pude observar que existem umidificadores de 2 litros e outros chegando até 12 litros de água. Isto vai ter algum impacto no tempo em que ele permanecerá em atividade sem precisar repor a água no seu reservatório.
Como explicado acima, isto dependerá da capacidade do reservatório do umidificador. Mas não apenas isso, os umidificadores têm uma regulagem onde você pode permitir que ele libere mais vapor ou menos vapor, isto irá impactar na quantidade de água que ele irá consumir. Então não é possível determinar, mas em situações normais ele costuma ficar várias horas até acabar com toda a água e aí precisar ser reposto novamente.
O uso do umidificador deve ser concentrado nos momentos do dia em que o ar está mais seco e como sabemos isso varia ao longo do dia. Mesmo em épocas de ar muito seco, isto não significa que ele permanecerá nessa condição o tempo todo.
Normalmente, o ar tende a ficar seco no período da tarde e por consequência no início da noite, mas à medida em que a noite avança a umidade do ar tende a aumentar e isso permanecerá pelo resto da noite e pelo período da manhã. Uma boa dica para você saber na sua cidade como está a qualidade do ar e em quais horários ela é mais crítica e visitar os sites que fazem previsão do tempo, pois além de prever temperaturas e chuvas, eles também prevê a qualidade do ar em alguns casos mostrando hora a hora os momentos em que o ar estará mais seco.
Pelo menos na minha cidade e na região onde moro que é o interior de São Paulo, nos meses do outono e inverno o ar fica mais seco por volta das 16h às 18 horas. Este seria basicamente talvez o pico do dia. Depois disso a qualidade do ar vai melhorando gradualmente sendo que por volta de 8h às 10 horas da manhã é o momento em que o ar está mais úmido e na medida que o sol vai esquentando o ar vai ficando mais seco atingindo no finalzinho da tarde o seu pior momento.
Para muitas pessoas frio é sinônimo de ar seco, mas isto não é necessariamente verdadeira. Para algumas regiões, especialmente a região sudeste do Brasil este é um fato bastante relacionado, já que a época mais fria do ano e também a época mais seca.
Mas existem regiões que são muito frias e que tem bastante umidade, embora seja no ar seco que o frio consiga se desenvolver melhor, especialmente nas regiões altas onde a altitude é um fator muito importante e as vezes determinante para o frio.
O ar seco é característico de algumas regiões do Brasil em algumas épocas do ano. A região sudeste, por exemplo, normalmente tem o ar muito seco nos meses de inverno, assim como acontece com outras regiões do Brasil especialmente o Centro-Oeste e parte do Nordeste. Algumas cidades, como Brasília, por exemplo, sofre um pouco mais com essa questão do ar seco isto é característico da região. Inclusive quando Brasília foi construída, foi feito também o Lago Paranoá que tinha como função de tentar melhorar a qualidade do ar que era caracteristicamente seco.
Como explicado acima, existem algumas regiões que tem maior problema com o ar seco, enquanto outras o problema é menor. De certa forma e em alguma época do ano, quase todas as regiões do Brasil vão ter alguma incidência de ar seco, mas na região norte, especialmente na Amazônia a umidade do ar é bem maior do que as outras regiões do Brasil.
Ele pode trazer muitos problemas para a nossa saúde, sendo que o mais notável talvez seja a pele ressecada que pode ser um problema mais grave para algumas pessoas. Pés, mãos e outras partes do corpo tendem a ficar bem ressecado e as vezes chegam até trincar em épocas de ar muito seco. Olhos irritados também podem acontecer em algumas horas do dia quando o ar fica muito seco e os olhos acaba irritando.