Como sabemos, a qualidade do ar é um fator extremamente importante para a saúde das pessoas, com isso um ar muito poluído o seco pode trazer problemas de natureza leve ou até graves, dependendo da intensidade, da resistência da pessoa e de outras condições associadas.
O ar contém unidade e quanto mais próxima ela estiver de 100% melhor para a saúde humana. Ao longo do dia a umidade do ar oscila bastante, sendo no período do início da manhã quando ela atinge normalmente os seus níveis mais altos e no final da tarde começo da noite normalmente ela atinge os níveis mais baixos. Isso tem a ver com o efeito do sol que aquece o planeta e acaba retirando a umidade do ar. Em dias sem sol, normalmente a umidade do ar não cai tanto.
Mas isto varia bastante de região para região e no Brasil existem locais que são tradicionalmente secos, como a cidade de Brasília por exemplo, enquanto outros são tradicionalmente úmidos como é o caso da região da floresta amazônica. Mas de maneira geral as condições oscilam de local para local.
Também existe a questão da época do ano onde na região sudeste, por exemplo, na época do inverno é extremamente seca, quando em alguns casos a umidade do ar pode chegar a níveis muito baixos.
Para quem mora em regiões muito secas ou para aqueles que sofrem um pouco mais quando a umidade do ar baixa muito, uma boa alternativa é utilizar o umidificador de ar. Este aparelho que é relativamente barato cumpre uma função importante e pode ajudar muitas pessoas a evitar diversos problemas de saúde, especialmente aqueles relacionados com o ressecamento mentor da pele, trincas e doenças do aparelho respiratório.
O umidificador de ar tem um reservatório onde você preenche com água e ele quando ligado ele vai usar esta água para jorrar em forma de minúsculas gotículas, formando umidade no micro ambiente. Existem modelos de vários tamanhos e com potências diferentes, para atender a diversas necessidades.
Fazendo uma pesquisa visual no site do Magazine Luiza, percebi que havia modelos de 1 litro a 11 litros, mas é possível encontrar modelos até maiores do que este. Acredito que os modelos de 2 a 5 litros sejam os mais comuns e que atendam à maioria das necessidades.
Os principais problemas que a umidade baixa do ar pode causar são as seguintes:
Além do uso do umidificador, outras técnicas podem ser usadas para manter o ar mais úmido ou para se proteger em caso de baixa umidade. Dentre essas dicas podemos destacar:
Por muito tempo eu tive e ainda tenho um sério problemas com o ressecamento dos pés, especialmente do calcanhar que chega a trincar em épocas muita secas. Já fui em dermatologistas e nada resolveu o problema.
Com o tempo e um pouco de experiência a gente vai aprendendo e percebi que esse problema ocorria quando a umidade do ar ficava muito baixa. Assim, adotei o uso de calçado fechado durante todo o tempo, pois nos finais de semana eu gostava de ficar em casa de chinelo. Também não uso bermuda nesses dias e sim calça jeans. Quando mais exposto seu corpo ficar em dias de baixa umidade, mais ressecado ficará.
Combinado a isso, uso o umidificador e cremes nas regões onde resseca mais. Pelo menos no meu caso melhorou bastante o problema.
A umidade do ar é algo que não vemos, mas ela é de fundamental importância para a nossa respiração, afinal, se os níveis de umidade ficarem muito baixos, nossa respiração ficará comprometida e diversos problemas de saúde podem ocorrer, especialmente as chamadas doenças respiratórias.
No Brasil é comum termos períodos do ano em que a umidade é muito baixa, um exemplo disso é o caso do sudeste que no inverno enfrenta a secura do ar. Mas isto pode acontecer em outros locais do país também.
Para ajudar a atenuar esta situação, existem os umidificadores do ar que não resolvem totalmente o problema, mas ajuda bastante se usado corretamente.
Um umidificador é um aparelho com características que possibilitam manter a umidade relativa do ar dentro de níveis recomendáveis para o ser humano.
A importância dele é que ele é um aparelho relevante pois ele atenua os efeitos de transtornos respiratórios, visto que a umidade do ar é fator preponderante para a eliminação de impurezas provenientes no ar.
Existem alguns tipos. São eles:
Vale lembrar que um umidificador de ar possui a capacidade de elevar a umidade do ambiente a níveis de até 40%. Sendo assim, é pertinente efetuar a limpeza do reservatório constantemente, pois assim é possível evitar a proliferação de fungos. Além disso, em alguns casos não devem ser usados durante a noite toda, pois sem a presença do sol o ambiente adquire um aumento de umidade.
De uma forma geral, esses aparelhos são recomendados para serem utilizados em ambientes onde a umidade relativa do ar pode ficar em um nível abaixo de 40%. Essa informação você consegue em sites de previsão do tempo, como o ClimaTempo, por exemplo. Verifique em sua cidade qual é a previsão de umidade mínima e máxima. No referido site eles mostram essa variação por horário e assim você saberá qual o momento em que deverá fazer mais o uso dele.
Entre os malefícios da baixa umidade do ar no ambiente, é possível destacar a pele ressecada, coceira na garganta ao acordar, bem como pode aumentar o desconforto de quem sofre com bronquites, rinites e demais transtornos respiratórios. É comum sentir o olho seco que inclusive pode gerar certo desconforto.
Pessoas alérgicas ou que já tenham algum problema de natureza respiratória podem ter mais dificuldades em dias de umidade do ar muito baixa.
O climatizador é um aparelho que tem por função amenizar o calor ou frio em um determinado ambiente. Vale lembrar que um climatizador não tem a função de ar-condicionado.
O umidificador de ar, por sua vez, tem por função melhorar a qualidade do ar, equilibrando no ambiente a umidade relativa do ar.