O termo tanquinho foi utilizado por muitos anos para discriminar as lavadoras automáticas de baixo custo, cuja programação se resumem apenas ao botão de lavagem, semiautomático e sem as opções de enxague como nas lavadoras.
Atualmente a maior parte das empresas deixou de utilizar esse termo e aderiu ao uso do termo lavadoras. Estas por sua vez seguem os mais variados modelos, tamanhos e funções, evoluindo cada vez mais de acordo com as necessidades do mercado.
Mas o termo Tanquinho ainda não foi totalmente extinto, uma das pioneiras no ramo, a Newmaq e a Colormaq ainda produzem modelos acessíveis e por sinal muito eficientes. Além disso, alguns sites ainda usam o terno “Taquinho” talvez para manter a tradição, já que muitas pessoas ainda continuam buscando esse produto por este nome.
Os tamanhos existentes no mercado são: 10 ou 12 kg.
O tanquinho Newmaq 12kg é um deles:
Tanquinho Suggar 10 Kg Lavamax Eco com Dispenser para Sabão - Branco
Tanquinho Semiautomático Colormaq 10Kg - LCS 10 BR
Fontes:
Tanquinho Newmaq em Casas Bahia (acesso em 07/07/2010)
Tanquinho Suggar em Casas Bahia (acesso em 07/07/2010)
Além dos modelos encontrados na internet, existe ainda os tanquinhos que são feitos com base de concreto, com sistema de lavagem semiautomático. Esses modelos normalmente são encontrados com maior facilidade em materiais de construção.
Não, nem todo tipo de roupa indicado para você bater no tanquinho, especialmente aquelas um pouco mais sensíveis que preferível mente deve ser lavada na máquina. O Tanquinho as vezes forçar um pouco a roupa e se tiver muitas ele pode enrolar e amassar bastante ela durante o processo, assim alguns tipos de roupa pode inclusive ser danificados. É importante fazer uma separação e colocar as roupas mais pesadas no tanquinho e os mais leves e sensíveis na máquina.
Sim, ele tem programas de lavagem que na verdade basicamente é um timer que permite manter ele ligado por mais ou por menos tempo. Assim não há processos mais diferenciadas de lavagem e apenas diferenciado no tempo em que cada um é usado. Normalmente ele tem as opções leve, médio, pesado e assim por diante, sendo cada um deles é acionada num determinado tempo e lavagem.
Com certeza a máquina de lavar consome muito mais água, basta fazer uma comparação recolhendo da água de cada um depois do final de um processo de lavagem e você verá que a máquina usar muita, mas muita água mesmo. Já o Tanquinho consume apenas a água que você colocar nele para fazer a batida das roupas e talvez uma segunda água para enxaguar. Mas ainda assim a quantidade fica bem inferior do que é uma máquina gastaria para fazer todos os processos de lavagem.