Os sensores de temperatura, presença ou ambientes fazem parte das nossas necessidades atuais, e vale dizer que tornam os nossos dias mais tecnológicos e práticos.
A verdade é que esse tipo de equipamento normalmente as vezes tem um custo mais elevado, mas há muitas empresas, condomínios e residências que fazem uso deles. O mesmo vale para locais públicos.
Veja abaixo o que é cada um deles:
O sensor de temperatura funciona da seguinte forma: ele transforma a temperatura do ambiente em questão, seja ele qual for, em sinais elétricos, que vão aquecendo aos poucos e enviando a um indicador de temperatura o aviso sobre qual temperatura ela é.
Normalmente ele é usado em máquinas variadas, e até mesmo em veículo. Acaba tendo grande importância no nosso cotidiano, porque nos ajuda a reconhecer a temperatura em uma série de contextos que nos são fundamentais!
Veja aqui exemplos de sensores de tempeatura
Os sensores de presença funcionam ou pelo movimento das pessoas, ou pela sua temperatura corporal. Se são sensores infravermelhos é a variação da temperatura do ambiente que acabará detectando que há alguém presente no local. É preciso que esses sensores estejam calibrados para detectar a temperatura do corpo de um ser humano.
O outro tipo de sensor é o que tem emissores de micro-ondas, que acabam captando o movimento de quem está no local. Não existe um que funciona melhor que o outro, e na realidade os dois atendem ao propósito em questão, então a escolha depende das suas necessidades no final!
Normalmente esses sensores são utilizados para proteger casas, condomínios, empresas, museus e bancos.
O sensor de presença pode ser usado para diversos fins, entre eles podemos destacar:
Veja aqui diversos exemplos de sensores de presença
O sensor de ambiente detecta a mudança de temperatura do ambiente físico, afim de equilibrar a temperatura de equipamentos específicos. É o caso do ar condicionado e da geladeira, isso para citar só alguns exemplos.
Tratam-se de equipamentos primordiais no nosso dia a dia, já que sem esse controle da temperatura do ambiente esses aparelhos não funcionam como devem, e acabam nos trazendo prejuízos, nem que seja pela sua inoperância diante das nossas próprias demandas.
Veja aqui exemplos de sensores de ambiente
Aqui está algumas opiniões e comentários de várias pessoas a respeito do alarme e sensor de presença:
O alarme e sensores tem como objetivo detectar a invasão. Uma Central de alarme de segurança deve funcionar também com uma bateria para, em caso de falta de energia, ter a sua funcionalidade normal. Os sensores de presença são conectados na Central. Com a correta configuração da Central de alarme é o bom posicionamento dos sensores de presença é possível evitar roubos, furtos e danos ao patrimônio. A presença desses equipamentos pode evitar assaltos.
A incorreta configuração da Central de alarme e o mal posicionamento dos sensores de presença, pode ser acionado o alarme de forma desnecessária, gerando incômodos dos vizinhos e para o proprietário do alarme com preocupações desnecessárias. Os sensores de presença podem detectar movimentos de pequenos animais, como pássaros e cachorros, o que também podem ocasionar acionamentos falsos do alarme. O uso de sensores de presença para uso externo é muito complicado por causa desses acionamentos falsos.
Italo Gonçalves, Chapecó SC
Quando eu decidir que era a hora de comprar o alarme e sensor de presença foi um dia que eu estava em casa sozinha e comecei a ouvir barulhos estranhos em cima de casa, naquele momento eu me senti tão fragilizada e vi que eu não podia fazer nada a não ser me esconder, foi aí que eu decidir que era a hora de mudar que eu precisava de um equipamento que me desse segurança e bem estar, e pra isso eu precisava de um equipamento bom e que atendesse todas as funcionalidades propostas, então eu comecei a pesquisar muito o que deu muito trabalho pois sempre tinha alguma coisa que não atendia muito bem ao que eu queria, cheguei a pensar que nunca encontraria o ideal, mas foi ai que eu achei esse que superou todas as minhas expectativas e agora sim eu consigo me sentir segura em casa.
Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba
Quando a casa de minha tia foi assaltada, eu fiquei bastante impactada com esse acontecimento. E procurei em diversos fóruns da internet sobre as principais maneiras de deixar minha residência o mais segura possível, encontrei diversas informações pouco relevantes, e então decidi buscar dicas em lojas de segurança, ao chegar no local me deparei com uma revisa sobre segurança de propriedade, e decidi folheá-la. Com isso, encontrei o alarme e o sensor de presença, fique com bastantes dúvidas sobre qual seria o ideal para o meu caso, mas acabei levando os dois. Devo dizer que essa foi uma das melhores compras que já fiz, pois os produtos são de ótimas qualidades, o sensor identifica quando alguém estiver por perto, e o alarme me avisa sobre essa presença.
Um dos principais pontos negativos que encontrei ao buscar por esse produto foi o seu alto custo no mercado, ou seja, seu preço.
Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia