Um dos eletrodomésticos mais necessários em uma casa é certamente o fogão. Acho que junto com a cama eles formam a dupla inseparável de qualquer casa.
Antigamente os fogões a gás já vinham com forno e isto era tudo. Hoje é mais comum usar separados e ainda surgiu o micro-ondas para dar uma ajuda na cozinha. São tantas opções e termos que escolher o melhor modelo para sua já não é tarefa tão simples.
Abaixo a relação dos principais tipos de fogão, forno e micro-ondas para você conhecer e escolher para usar em sua casa.
Fogão de piso
O fogão de piso é mais comum e fácil de instalar do que o fogão embutido, bastando encaixar os pés. Eles podem ter diferentes tamanhos, com 4, 5 ou 6 bocas.
Fogão embutido
Eles são colocados em cozinhas planejadas, onde tudo é sob medida para encaixar o fogão. Ele não tem pés e nem acabamento nas laterais, sendo uma boa escolha para casas e apartamentos pequenos.
Esse tipo fica suspenso em móveis ou bancadas para ganhar muito espaço na cozinha.
Fogão de piso e embutido
Ele possui pés e acabamentos com um fogão de piso e, se a cozinha for reformada, basta tirar os pés e encaixar o fogão.
Fogão elétrico
O fogão elétrico é indicado para ambiente que não pode ter um fogão de gás ou que não tenha uma fonte de fácil acesso para ele. Com ele, é mais fácil controlar a temperatura para o aquecimento.
Fogão a gás
É sem dúvida o mais comum no país, utilizando o gás para cozinhar. Existem prédios que já possuem o gás encanado sem a necessidade dos botijões dentro de casa.
Fogão por indução
Ele é um tipo de fogão elétrico que também usa magnetismo para aquecer. O fogão de indução é mais moderno, sem perda de calor e que cozinham mais rápido.
Cooktops
Esse fogão vem se tornando cada vez mais comuns, ocupando pouco espaço, com um design moderno. Eles ficam instalados em bancadas ou pias, podendo ser a gás, elétricos ou por indução.
Forno elétrico de embutir
É o forno que funciona por eletricidade e que deve ser instalado em um armário, bancada ou outro móvel da cozinha. O forno elétrico de bancada se parece com um micro-ondas e pode ficar em cima de uma bancada ou outro móvel. Já o modelo de forno elétrico de bancada é mais comum e acessível, podendo combinar com a maioria das cozinhas e que precisa de um armário ou um espaço exclusivo em cima da bancada.
Forno a gás
Esse é o mais usado na cozinha, sendo acoplado nos fogões e podendo ficar de forma independente do fogão. Ele possui um design de embutir que o permite ser acoplado em armários ou bancadas.
Forno combinado
O forno combinado conta com alta tecnologia, sendo muito usado em estabelecimentos comerciais. Ele é multifuncional, podendo assar, fritar, grelhar e gratinar. O funcionamento dele é diferente pelos diferentes tipos de calor, jatos de ar e vaporizadores.
Forno de convecção
Enquanto o forno convencional esquenta só na parte de baixo de onde vem o calor do fogo. O forno de convecção possui ventiladores dentro dele que ajudam a espalhar o aquecimento uniformemente em todo o espaço, fazendo com que os alimentos sejam assados igualmente por todos os lados.
Ele fica mais quente o que um forno normal, conseguindo assar bolos e tortas em menos tempo com temperaturas mais baixas.
Existam outros modelos de forno, como o industrial, o forno a lenha, forno de halogênio, etc.
O micro-ondas pode ser considerado um tipo forno, porque aquece e cozinha os alimentos. A diferença é que o funcionamento ocorre através de ondas eletromagnéticas, sendo indicado para esquentar e descongelar a comida.
Micro-ondas de embutir
O micro-ondas de embutir é usado em armários planejados. Ele precisa de espaço no armário para a saída de ar para a ventilação. Para fazer a instalação, é preciso atenção às medidas para perfeito encaixe.
Micro-ondas de bancada
É o mais usado, porque pode ficar em cima da bancada ou em uma prateleira aberta do armário. Também, é importante olhar para as medidas indicadas para que possa ter a ventilação adequada para o equipamento.
Capacidade
Existem micro-ondas de 20L, 21 a 29L e de mais de 30L.
Potência
Um micro-ondas tem pelo menos 3 níveis de potência, podendo ser 700W.
Vale lembrar que o micro-ondas é um aparelho muito sensível em que não deve ser colocado objetos metálicos, papel alumínio ou com pratos com bordas metálicas no interior dele. Se um produto for aquecido por muito tempo pode pegar fogo e é preciso evitar que a radiação passe para o meio externo, esperando o tempo indicado para abrir.
Por Redação e G Produções Editoriais