Existem diversos tipos de sistemas de aquecimento que pode ser usados em casa, seja para aquecer a água do banho ou de torneira, bem como para aquecimento do ambiente em épocas de inverno ou nas regiões mais frias do país.
Abaixo mostraremos os principais tipos de sistemas de aquecimentos que podem ser usados em casa ou nas residencias.
O aquecedor cerâmico possui uma boa uma resistência para fazer o aquecimento. A resistência é feita de cerâmica, ajudando a reter o calor para depois ser dissipado uniformemente por meio de uma ventoinha. Ele faz barulhentos iguais aos de um ar-condicionado. Com ele, o ambiente aquece com maior rapidez, sendo que alguns modelos são portáteis ou podem ser embutidos na parede. Não resseca com facilidade ao contato com o ar e são mais econômicos.
Veja aqui modelos de aquecedor cerâmico.
O aquecedor incandescente é o mais comum de todos, com um custo menor e portabilidade. Ele age por meio de uma resistência que se aquece e lança o seu calor pelo ambiente. Uma boa vantagem é que ele aquece com mais rapidez do que outros tipos de aquecedores. Só que o calor não é espalhado pelo ambiente de forma igual, e fica concentrado perto da resistência.
Ele conta com um bom desempenho, porque quase toda a energia utilizada por ele é transformada em calor. Podem ser encontrados aquecedores incandescentes de diferentes tamanhos e modelos
Mas, ele não é indicado para quem tem crianças e animais de estimação em casa, que podem se queimar facilmente. Ele, também, deixa o ambiente mais seco.
Veja aqui modelos de aquecedor incandescente.
O aquecedor elétrico apresenta uma resistência visível, fica protegida por uma grade metálica. Ele pode ser colocado em ambientes úmidos ou de qualquer tipo de objeto.
Aquecedor termoventilador
O aquecedor termoventilador é, também, um aquecedor elétrico só que funciona de forma parecida com um ventilador na hora de espalhar o calor pelo ambiente, sendo o modelo mais barato. Ele pode ser facilmente transportado, apresenta um desempenho inferior ao do incandescente, deixa o local mais seco e há risco de queimaduras.
Esse modelo possui uma resistência que fica acoplada à uma hélice, que dissipa melhor o calor e o torna mais eficaz. Ele pode ter a sua potência regulada para um alcance maior.
Climatizador de ar
Com funcionamento parecido ao do ar-condicionado, ele serve tanto para aquecer o ambiente quanto para resfria-lo. O climatizador tem um funcionamento semelhante ao de um ar-condicionado, sendo portátil, e custando mais do que os aquecedores elétricos comuns, mas que pode ser utilizado o ano inteiro. Portanto acaba sendo mais versátil ter apenas um aparelho para o verão e o inverno, sem ressecar o ambiente, e com maior eficiência que os aquecedores elétricos.
Ele é ideal para regiões com clima muito seco e baixa umidade do ar.
Apesar do nome, ele também é elétrico, mas um pouco mais caro do que os aquecedores incandescentes, mas compensa ao economizar em até 15% a energia elétrica. Ele possui uma resistência, que não entra em contato com o ar, o que evita que o ambiente fique com o ar ressecado.
A eletricidade aquece o óleo que fica dentro do radiador, como uma espécie de aquecimento central. Como o ar não entra em contato com a resistência, o ambiente não fica ressecado. No processo, ele faz a troca de calor com o ambiente, e, por isso, este tipo de aquecedor leva mais tempo para aquecer.
O óleo não precisa ser trocado, e existem modelos com termostato que permitem regular a temperatura automaticamente conforme a necessidade. Ele é mais silencioso do que a maioria, mas não chega a ser ruído zero.
Veja aqui modelos de aquecedor a óleo.
O aquecedor à gás é o mais caro e que precisa de um maior cuidado. Não é recomendado o uso em apartamentos por utilizar gás, sendo instalado em estabelecimentos grandes.
Esses aquecedores são pesados e costumam ser bem mais caros do que os outros modelos. Ele fica embutido com sistema de encanamento e, em uma residência, o combustível é o mesmo utilizado na calefação. Ele, também, pode ser usado para aquecer água do banho e torneiras.
Veja aqui modelos de aquecedor a gás.
Alguns ar-condicionados possuem a opção quente e frio e custa mais caro do que aquecedores elétricos. É uma boa escolha para quem deseja ter um aquecimento mais rápido, e que pode ser usado tanto no verão quanto no inverno.
Ele resseca o ambiente, mas não há risco de queimadura, espalha o calor de forma uniforme pelo ambiente, é mais silencioso e deve ser instalado na parede por um profissional.
Por Redação e G Produções Editoriais
Veja abaixo a opinião de algumas pessoas a respeito do aquecedor cerâmico. As opiniões são de responsabilidades dos seus respectivos autores que foram convidados a opinar sobre este produto:
Eu tenho um aquecedor cerâmico no meu quarto, a coisa mais legal é que ele é de parede, parece um ar condicionado de piso, quando eu ligo meu aquecedor cerâmico, meu quarto fica quentinho bem rápido, meu aquecedor cerâmico não esquenta por fora, e por isso não tem o risco de incêndio, ou de eu me queimar ao encostar no aquecedor, meu aquecedor cerâmico desliga sozinho assim que meu quarto esquenta e se meu quarto esfriar meu aquecedor cerâmico liga novamente e por isso meu quarto está sempre numa temperatura agradável. Eu acho que fiz uma boa escolha ao optar por um aquecedor cerâmico pois ele era exatamente o que eu estava procurando.
A desvantagem que para algumas pessoas que tem alergias por causa do ar seco ele pode não ser muito bom, pois esse tipo de aquecedor tira a umidade do ar, pelo menos o modelo que eu tenho.
Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS
Sabe aquela sensação horrível de não querer sair da cama quentinha e pisar no chão frio? Com o aquecedor de cerâmica com certeza seus problemas acabam, ele regula a temperatura como desejar deixando até o ambiente mais quente.
Quando se fala em desvantagem consigo imaginar apenas duas. Primeira que se for um aquecedor elétrico gastará uma quantidade a mais de energia, então precisa verificar o gasto de energia na hora da compra. O segundo é o piso, não é todo piso que aguenta um aquecedor, então, verificar com o engenheiro o melhor piso pois alguns acabam rachando com o choque térmico.
Cesar pinheiro Alves, São Paulo, SP
Achei bem interessante, e uma vantagem o custo do aquecedor cerâmico, e também o fato de ele aquecer muito rápido, o fato de manter o calor por bom tempo mesmo depois de desligado, também é uma excelente vantagem. Já uso a um bom tempo e ainda não tive problemas quanto a manutenção.
Porém um ponto de desvantagem é o consumo de energia acho um pouco acima da média, embora saiba que todos os tipos de aquecedores elevam em geral o custo com o consumo de energia. Outra desvantagem é que não pode ser mantido muito tempo ligado na potência máxima, depois de algum tempo de uso tem que ir fazendo o decréscimo de uso na potência, mas em contrapartida mantém o calor depois da redução por algum tempo. Percebo que fazendo o uso de forma consciente tem valido bem a pena. O custo-benefício no meu caso tá compensando, estou satisfeita
Marli Rodrigues dos Santos, Embu-Guaçu