Desde a sua invenção os aparelhos de televisão já passaram por muitas mudanças até chegar nos modelos atuais que temos hoje. Desde os modelos de tubo com imagens em preto e branco até as Smart TV com altíssima tecnologia de hoje, as diferenças são muito significativas.
Nos últimos tempos os aparelhos de TV incorporaram diversas tecnologias, bem como materiais e métodos de fabricação que deixou para trás a ideia de uma interação passiva onde a pessoa que sentava no sofá era um telespectador, como é mais conhecido. Hoje, ele é um usuário e isto tem muita diferença.
TV LCD, plasma, LED e mais recentemente as Smart TV. Todos esses termos diz respeito a algum tipo de evolução e nada indica que a coisa vai parar por aí.
De maneira bastante simplificada, podemos dizer que uma Smart TV é um aparelho de televisão que tem sistema operacional, que pode se conectar a internet e com isso ela consegue executar aplicativos independentes, assim como acontece nos dispositivos de celulares, tabletes e similares.
As Smart TV vendo do mesmo conceito do smartphone, este último poderíamos definir como um celular que tem sistema operacional, assim o conceito pode ser aplicado também a TV como sendo um aparelho de TV que tem um sistema operacional próprio e pode ser conectado à internet, da mesma forma que um smartphone também pode ser conectado à internet.
Se uma TV pode ser conectado à internet, é preciso de aplicativos instalados nela para poder explorar os recursos que a internet disponibiliza. Assim o fato dela ser possível a conexão internet é apenas o primeiro passo que a torna um modelo smart, pois sem os aplicativos isso não traria benefício algum.
Da mesma forma que o seu celular sem usar aplicativos, não traria nenhuma vantagem de estar conectado à internet.
Existem diversos tipos de aplicativos desenvolvidos para as TVs do tipo smart, dentre eles podemos destacar Netflix, YouTube, Spotify, dentre outros. Abaixo uma relação de alguns dos mais comuns:
Conforme explicado uma das principais características das TV Smart é o fato dela poder se conectar à internet e isto pode ser feito de pelo menos de três formas diferentes, sendo através do Wi-Fi, cabo ou de dispositivos de conexão.
Os modelos smarts conseguem conectar no Wi-Fi da sua casa da mesma forma que o seu celular conecta, portanto, uma vez que ela esteja ligada ela irá procurar pelo sinal do Wi-Fi e abrirá na tela as opções de conexão de maneira muito similar ao que acontece no seu celular quando você deseja conectar a uma rede disponível.
Pelo menos na minha casa esse modelo de conexão não funcionou muito bem, talvez porque a minha internet não seja das melhores e também pelo fato do roteador ficar um pouquinho longe da TV. Se o seu roteador estiver próximo da TV e a conexão for boa, acredito que esta seja a opção mais recomendada pra você fazer a conexão.
Quando Wi-Fi não for uma opção viável, a alternativa é você puxar um cabo de rede do roteador até a TV isto funciona muito bem.
Foi o que eu fiz aqui em casa, como Wi-Fi estava tendo muitos problemas, passei um cabo de rede saindo do roteador e conectando direto na TV. Esse método é o que as empresas normalmente usam para conectar os computadores na sua rede local e tem uma estabilidade incrível. No meu caso deu tenho bastante trabalho pra passar o cabo, por questões estruturais, mas se você tiver inclusive construindo sua casa ou reformando, pense nisso e deixe um cabo passado para todos os pontos da TV.
Esta não é uma forma convencional de conectar sua TV internet, na verdade ela é usada quando a sua TV não é smart e você quer reproduzir nela conteúdo da internet. Aí você utiliza um dispositivo que liga a TV e a internet, como é o caso do Chromecast ou do Android TV, por exemplo.
Existem outros modelos também, mas o Chromecast se tornou bastante conhecido e o que ele faz basicamente é transferir um vídeo do seu celular para ser reproduzido na televisão. Isso não faz dela necessariamente uma TV smart, mas consegue emular um acesso mediado a internet. O Android TV melhora um pouco isso, mas na prática faz a mesma coisa, ou seja, ele é um dispositivo que conecta a internet e transfere os vídeos para a reprodução na TV. Parecido com os consoles de videogames, como o X-BOX, por exemplo.