Dicas e informações sobre casa e
construção

O que é geladeira frost free e porque ela faz tanto barulho

Veja neste artigo o que é geladeira frost free, quais suas principais características e porque ela faz tanto barulho. Como é a circulação de ar e seus ruídos que as vezes pode incomodar bastante as pessoas que não estejam acostumadas.

Frost free significa sem gelo, em português. Frost Free é uma tecnologia avançada que faz com que nunca se forme gelo nas paredes do congelador. Ou seja: você não precisa descongelar nunca. O termo é um tipo de tecnologia também conhecida como no-frost ou auto-defrost, e é um sistema de refrigeração avançado, controlado eletronicamente, e é caracterizado pela sua capacidade de refrigeração sem produção de gelo.

Algumas das suas principais características são:

  • Sem formação de gelo: Não ocorre a formação de gelo no seu congelador. A sua tecnologia elimina o degelo do congelador, desodoriza a geladeira, facilitando, também, a sua limpeza. Realmente a sua manutenção é muito prática.
  • Circulação do ar: O ar não circula em seu interior, como nas geladeiras convencionais. Ele circula através de ductos internos que não devem ficar obstruídos na estocagem dos alimentos. Os alimentos são gelados com mais eficiência.
  • Prateleiras sem grades: São de acrílico, precisam ser de grades como nas geladeiras convencionais, pois o ar não circula entre elas. Dão mais segurança na hora de estocar os alimentos.

O sistema frost- free

geladeira frost free

É um sistema de refrigeração de 2 ciclos alternados: um frio que gela, congela e mantém as temperaturas de seu interior, como os refrigeradores comuns e outro quente que evita a formação de cristais de gelo nas paredes do freezer e a posterior formação daquelas placas enormes de gelo que diminuem o espaço interno do congelador e que todo mês ou semana tínhamos que limpar.

O ciclo quente inicia-se quando o temporizador (uma espécie de relógio) que dispara uma bomba de calor (resistência elétrica de aquecimento), que por sua vez condensa o gelo que começa a se cristalizar nas paredes do congelador. Essa água é depositada num reservatório que fica na parte de trás do refrigerador, próximo ao compressor. Como o compressor esquenta com trabalho do motor, essa água evapora, circula por todo o refrigerador por meio de ventoinhas, desodorizando também o sistema. Como consequência temos a não formação das placas de gelo no congelador.

O preço é um pouco maior se comparar com outros modelos sem essa tecnologia e o consumo de energia também fica um pouco acima. Porém o trabalho e o tempo para a sua manutenção caem drasticamente.

Que barulho é esse?

Mas nem tudo são flores nesse sistema avançado e com tecnologia muito moderna de refrigeração, um dos problemas que você vai descobrir logo de cara é que ele extremamente barulhento isso pode incomodar bastante algumas pessoas, que não estão acostumadas com esse tipo de barulho. Mas afinal, que barulho é esse?

Os ruídos estranhos que muitas pessoas reclamam feito pelos refrigeradores frost-free são causados pelos dois ciclos de congelamento que ele possui.

O seu motor tem dois 2 ciclos de refrigeração, um ciclo frio, de refrigeração, que congela e mantém os alimentos em temperaturas baixas e outro quente que impede a formação de cristais de gelo nas paredes do congelador. A alternância constante destes ciclos ocasiona dilatações e contrações constantes dos materiais da geladeira.

Então, estes barulhos nada mais são do que a fricção entre as moléculas dos materiais da geladeira (dilatação e contração térmica).

Um caso real

Em 2015 por ocasião da construção da minha casa, comprei uma nova geladeira, uma vez que a antiga que eu tinha era muito pequena e minha esposa queria uma geladeira maior.

Então optamos por um modelo frost-free e como nunca tínhamos usado antes uma geladeira desse modelo, logo nos primeiros dias e semanas de uso notamos algo muito incomum e que veio a incomodar: barulho.

Como na construção da casa a cozinha era integrada com a sala no estilo americano e a geladeira ficava na cozinha, fiquei muito incomodado ao tentar assistir TV na sala e quando a geladeira ligava o barulho incomodava muito a ponto de eu ter que aumentar o volume da televisão.

Havia dois tipos de barulho, o primeiro que era mais constante e era o barulho do motor que era muito forte quando a geladeira ligada, diminuindo um pouco minutos depois, mas ainda assim permanecia bastante alto.

O segundo barulho era mais forte ainda, porém acontece geralmente depois que a geladeira desligava e consistia em alguns estalos como se estivessem quebrando pedras de gelo dentro da geladeira, mas muito alto mesmo.

Acionei assistência técnica da Electrolux e o técnico veio à minha residência, fez uma série de análise e concluiu que não havia problema nenhum. Mas como eu continuei a insistir, eles levaram o caso para a fábrica da Electrolux para que os próprios engenheiros pudessem analisar. Fiz gravações de áudio e enviei para a fábrica e depois de muito analisar em concluíram que não havia problema algum.

E assim permanece até hoje, a única coisa que mudou é que de alguma forma eu me adaptei ao barulho dela, não que eu tenha me acostumado, afinal acho extremamente barulhento e incomoda bastante alguns momentos.

Já houve época de levantar a noite e ir na cozinha para ver se estava acontecendo alguma coisa, por que lá no meu quarto que fica bem no fundo eu ouvia barulhos muito altos, mas quando chegava na cozinha lembrava da geladeira e era exatamente ela estava dando o seus famosos estalos.

O modelo da minha geladeira é Eletrolux DFW-512

Atualização 2020

Um dado curioso sobre o problema que relatei acima do barulho da geladeira é que acabamos nos acostumando com ele, de certa forma. Mas em 2020 por ocasião da pandemia do coronavírus, tivemos que passar mais tempo em casa do que o habitual e curiosamente o problema parece que voltou a incomodar, especialmente porque a minha sala e cozinha são integrados e quando você está sentado no sofá assistindo TV e a geladeira que vai concorrer com o som da televisão. Então, o barulho continua e as vezes esquecemos deles, mas as vezes ele nos lembra que continuar ali, firme forte.

Todos os modelos frost-free são barulhentos?

É uma boa pergunta e acredito que possa haver modelos mais moderados, mas de maneira geral e pelas informações que obtive nesta época pelos técnicos da Eletrolux, de alguma forma é normal ter um pouco mais de barulho do que os modelos de geladeiras convencionais.

Como a tecnologia está em constante evolução é de se esperar que problemas como esse venham a ser sanados, se já não foi nos modelos mais novos. Afinal, a minha reclamação não deve ter sido a única que chegou a eles ou a outros fabricantes.

Então se você estiver pensando em trocar sua geladeira para um modelo frost-free, analise bem este caso, pois pode ser um pouco incômodo, especialmente no início quando você não está muito acostumado. Avalie também se o problema ainda persiste nos novos modelos disponíveis, pois como expliquei acima, talvez já não exista mais nos modelos mais recentes.

Por Casadicas e Maria Luisa Marques Vasconcelos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.