Uma das práticas mais comuns que havia antigamente era descongelar a geladeira, lembro disso e de como derramava água na cozinha e demandava um tempo suficiente para descongelar e depois limpar e colocar tudo de volta.
Tudo isso mudou com o sistema Frost free, que é uma tecnologia para refrigeração que não acumula gelo dentro da geladeira. Essa tecnologia, muito eficiente por sinal, tem se tornado padrão para os novos modelos de geladeira. Mas a pergunta que fica é: ela de fato é boa e funciona bem esse tipo de refrigeração?
Sim, funciona perfeitamente bem e vale muito a pena comprar uma geladeira com o sistema Frost Free. As principais características das geladeiras com essa tecnologia são:
Não precisa descongelar. Como já explicado acima este modelo de geladeira não acumulativo e você não precisa descongelar nunca geladeira, ele faz o processo de resfriamento sem acumular gelo.
Faz muito barulho: este é o lado negativo desse sistema de resfriamento, pois como ocorre dois círculos sendo um frio para resfriar e outra quente para fazer o degelo, ocorre uma espécie de choque de partículas e acaba gerando muito barulho. Quando comprei minha geladeira com esse sistema, cheguei inclusive acionar assistência técnica para tentar resolver o problema até que entendi que não era um problema e sim uma característica desse tipo de geladeira.
A geladeira inverse é aquela que tem o seu sistema de portas ou aberturas de maneira invertida, ou seja, no modelo mais convencional a porta da geladeira fica embaixo e a porta do freezer em cima. Já no modelo inverse o freezer fica embaixo e a geladeira fica em cima.
Veja aqui uma galeria de fotos de modelos de geladeiras inverse
Tanto em um modelo como o outro, esse tipo de geladeira é conhecido como duplex, já que ela tem duas portas ou duas aberturas independentes.
O termo inverse é usado para indicar que a posição das portas é invertido em relação ao uso tradicional.
Como quase tudo na vida, existem vantagens desvantagens que podem ser explorados. Abaixo algumas relacionadas ao modelo de geladeira inverse.
Com certeza. Os modelos de geladeira duplex sejam eles inverse ou não, tem uma característica que é ter geladeira e freezer, por isso são duplex. Esta combinação é perfeita para atender as necessidades de casa, mas também para o consumo de energia elétrica que será bem acima do que os modelos de geladeira convencional que tem apenas um congelador na parte superior. Eu emprestei uma geladeira para o meu filho desses modelos antigos e convencional, depois de um tempo ele resolveu trocar e comprou uma duplex. Logo no primeiro mês ele já ficou assustado com o resultado da conta que segundo ele aumentou bastante.
Normalmente sim. O que acontece é que os modelos frost-free têm dois ciclos de refrigeração, sendo um frio que é usado para fazer o congelamento e o outro quente que impede a formação de cristais de gelo nas paredes do congelador. Esses dois ciclos se alternam e com isso ocorrem fricções entre as moléculas causado pela dilatação e contração térmica.
Sendo assim, é comum ouvir barulhos bem fortes como se estivessem quebrando pedras de gelo dentro da geladeira, com fortes estalos durante este processo causado pela dilatação e contração térmica.
Muita gente acredita que o chuveiro elétrico gasta muita energia, sendo uma espécie de vilão no consumo energético, mas acredito que a geladeira gasta muito mais energia do que o chuveiro.
A justificativa para isso é que o chuveiro você o liga por alguns minutos durante o dia e mesmo que ele tem um alto consumo energético, isso vai acontecer em um período bastante limitado. A geladeira por sua vez fica ligado 24 horas apenas com alguns períodos de alternância, mas ela está constantemente pronta para ser acionada e consumir energia. Assim, se analisarmos o período em que cada um deles é usado e observarmos o gasto diário, veremos que a geladeira é que vai consumir mais energia exatamente por ficar muito mais tempo acionada do que o chuveiro.