Existem diversas marcas de geladeira no mercado, algumas são bem tradicionais já conhecida de longa data, como é o caso da Brastemp e Electrolux, por exemplo.
A escolha de uma geladeira nem sempre acontece pela marca, mas é bem provável que para muitas pessoas a marca influencia bastante na hora de escolher o modelo para comprar. Com isso conhecer as características do modelo desejado, suas principais funcionalidades são de importância primária e só depois é que a marca deve ser considerada.
Mas afinal, posso confiar realmente em uma marca de geladeira, como Electrolux, Brastemp ou outra qualquer? A marca em si é suficiente para garantir a qualidade e manter uma linha de produtos acima de qualquer suspeita?
A resposta essa pergunta é provavelmente não, embora, como já citado, algumas pessoas confiam muito mais em determinada marca do que em outras, o que é natural, mas ainda assim precisamos sempre olhar com certo cuidado para esta questão.
Para obter algumas informações para que pudéssemos fazer uma comparação, fiz uma pesquisa nos sites das marcas Brastemp e Electrolux e as informações estão disponíveis abaixo:
Fonte: Site da Brastemp (acesso em 10/07/2020)
Fonte: Site da Electrolux (acesso em 10/07/2020)
Em 2015 por ocasião da construção da minha casa, comprei uma nova geladeira, uma vez que a antiga que eu tinha era muito pequena e minha esposa queria uma geladeira maior.
Então optamos por um modelo frost-free e como nunca tínhamos usado antes uma geladeira desse modelo, logo nos primeiros dias e semanas de uso notamos algo muito incomum e que veio a incomodar: barulho.
Como na construção da casa a cozinha era integrada com a sala no estilo americano e a geladeira ficava na cozinha, fiquei muito incomodado ao tentar assistir TV na sala e quando a geladeira ligava o barulho incomodava muito a ponto de eu ter que aumentar o volume da televisão.
Havia dois tipos de barulho, o primeiro que era mais constante e era o barulho do motor que era muito forte quando a geladeira ligada, diminuindo um pouco minutos depois, mas ainda assim permanecia bastante alto.
O segundo barulho era mais forte ainda, porém acontece geralmente depois que a geladeira desligava e consistia em alguns estalos como se estivessem quebrando pedras de gelo dentro da geladeira, mas muito alto mesmo.
Acionei assistência técnica da Electrolux e o técnico veio à minha residência, fez uma série de análise e concluiu que não havia problema nenhum. Mas como eu continuei a insistir, eles levaram o caso para a fábrica da Electrolux para que os próprios engenheiros pudessem analisar. Fiz gravações de áudio e enviei para a fábrica e depois de muito analisar em concluíram que não havia problema algum.
E assim permanece até hoje, a única coisa que mudou é que de alguma forma eu me adaptei ao barulho dela, não que eu tenha me acostumado, afinal acho extremamente barulhento e incomoda bastante alguns momentos.
Já houve época de levantar a noite e ir na cozinha para ver se estava acontecendo alguma coisa, por que lá no meu quarto que fica bem no fundo eu ouvia barulhos muito altos, mas quando chegava na cozinha lembrava da geladeira e era exatamente ela estava dando o seus famosos estalos.
O modelo da minha geladeira é Eletrolux DFW-512
É muito importante considerar que não estou dizendo que este é um problema da marca Electrolux, até porque o técnico que esteve em minha casa explicou que esta é uma característica dos modelos frost-free, o que significa que provavelmente uma geladeira da Brastemp ou de outra marca também tenha essa característica que pode ser muito similar a esta que relatei. Como não tenho modelo da Brastemp, não posso afirmar, mas a julgar pelo relato que recebi é bem provável que aconteça.
Muita gente acredita que o chuveiro elétrico gasta muita energia, sendo uma espécie de vilão no consumo energético, mas acredito que a geladeira gasta muito mais energia do que o chuveiro.
A justificativa para isso é que o chuveiro você o liga por alguns minutos durante o dia e mesmo que ele tem um alto consumo energético, isso vai acontecer em um período bastante limitado. A geladeira por sua vez fica ligado 24 horas apenas com alguns períodos de alternância, mas ela está constantemente pronta para ser acionada e consumir energia. Assim, se analisarmos o período em que cada um deles é usado e observarmos o gasto diário, veremos que a geladeira é que vai consumir mais energia exatamente por ficar muito mais tempo acionada do que o chuveiro.
Uma geladeira com modelo duplex é aquela que tem duas portas independentes uma da outra. Assim você tem uma porta para a parte da geladeira que pode ser aberta independentemente da outra porta que é do congelador ou do freezer propriamente dito.
Este recurso é bastante interessante pois você pode ter acesso tanto ao freezer como a geladeira de maneira independente e isto pode ser um fator interessante inclusive para a economia de energia elétrica.
Tipos de freezer
Tipos de geladeiras ou refrigeradores