Escolher uma geladeira pela sua marca é uma tarefa bastante difícil, a já vista que existem diversos fabricantes no mercado que a cada ano investe mais e mais tecnologia, design e outros recursos para tornar a geladeira de refrigeradores cada vez mais atraente aos consumidores.
É verdade que existem pessoas que gostam de determinada marca, ou não gosta de outra marca. Nesses casos a escolha é baseado muita das vezes em experiências anteriores ou até por critérios bem menos objetivos.
Para obter algumas informações para que pudéssemos fazer uma comparação, fiz uma pesquisa nos sites das marcas Brastemp, Consul, Electrolux e Samsung e as informações estão disponíveis abaixo:
Fonte: Site da Brastemp (acesso em 10/07/2020)
Fonte: Site da Consul (acesso em 10/07/2020)
Fonte: Site da Electrolux (acesso em 10/07/2020)
Fonte: Site da Samsung (acesso em 10/07/2020)
Se você acessar os links mostrados acima e navegar um pouco pelos diversos modelos de cada site, irá perceber que existe uma variação enorme de modelos, cores, tecnologias envolvidas, etc. Com isso é possível dizer que cada marca poderá atender a necessidades específicas e portanto a pergunta não deve ser qual a melhor marca e sim qual é o modelo que é mais adequado para o meu uso.
Segue abaixo algumas perguntas e respostas sobre modelos de geladeiras, seu funcionamento e outras características desses produtos.
Certamente que sim. As geladeiras convencionais apenas refrigeram e portanto a temperatura não precisa ser tão baixa, já os modelos que tem freezer precisam de produzir mais frio e manter com isso a temperatura muito mais baixa. Com isso é normal que ela tenha o maior consumo de energia elétrica do que os modelos convencionais.
Embora tenhamos hoje geladeiras com tecnologia muito avançada, inclusive no consumo de energia elétrica, que de certa forma dá aos modelos mais modernos um ganho energético muito maior do que aquelas antigas. Ainda assim acredito que elas tenham um gasto um pouco mais de energia exatamente pela função de ter o freezer.
A minha geladeira tem o sistema de refrigeração de água, com o bebedouro externo. A princípio vi isso como uma coisa muito bacana, moderna e muito prático, uma vez que você coloca água dentro da geladeira no compartimento próprio, essa água vai ser gelada como qualquer coisa que está dentro da geladeira, mas você retirar a água do lado de fora como se fosse um bebedouro. Mas na prática não é bem assim, embora o funcionamento seja exatamente esse, a água não fica com gosto bom.
A princípio imaginei que fosse pelo fato dela ser nova e com o tempo melhoraria, mas permaneceu e com isso acabei não usando mais este recurso. Pelo menos no meu caso a água sai com gosto estranho.
O tamanho do refrigerador não é o fator que determina o seu consumo, isso vai depender do motor que cada um tem e da tecnologia que ele usa para refrigerar a geladeira.
Mas de certa forma, quanto maior for a geladeira, mais espaço ela tem para gelar e consequentemente vai exigir um motor em um sistema mais potente para tal. Partindo então deste princípio, é possível sim afirmar que quanto maior a geladeira maior será o consumo dela, não necessariamente pelo tamanho e pela razão resposta acima.