Por conta do cozimento, frituras e outros processos de preparo de alimentos, a cozinha é um local onde há muita gordura, fumaça e as vezes o ar quente por conta da formação de calor no fogão. Conheceremos as opções para purificação do ar como coifas, exautores e depuradores, bem como os tipos de fogão e fornos que são usados na cozinha para auxiliar no preparo dos alimentos. Segundo a revista "cozinha de estar", são 8 os eletrodomésticos que não dá para não ter em uma cozinha (PS: eu inclui mais um):
Veja abaixo as opções.
O fogão é provavelmente o item principal da cozinha, isto porque ele exerce papel importante para auxiliar no preparo dos alimentos. Há basicamente dois tipos de fogões: os convencionais e os cooktops.
Fogões convencionais. São os tradicionais e os modelos mais antigos amplamente usados ainda. Eles podem ser de 4 bocas, 5 e 6 bocas, isto nos modelos residenciais. Eles têm ainda um forno embutido e são alimentados pelo GLP, o chamado gás de botijão ou de cozinha. Exemplos de fogões convencionais
Fogões cooktop. São os modelos mais recentes e modernos. Eles são fixados em uma bancada, muito similar ao que é feito com uma cuba de pia, ou seja, é necessário furar a pedra no tamanho certo para encaixar o cooktop. Exemplos de fogões cooktop.
Os fornos elétricos mais modernos são os modelos de embutir, geralmente em um armário tipo torre onde é normalmente mais apropriado.
O forno de embutir é bastante usual, especialmente para quem tem os fogões cooktop, uma vez que estes não têm o forno integrado, como acontece com os falcões tradicionais.
Veja exemplos de fornos de embutir
O forno de micro-ondas é bem conhecido e um dos eletros mais comuns nas cozinhas brasileiras. Uma característica importante na hora de comprar micro-ondas e atentar quanto ao tamanho dele que é medido em litros.
Embora muitas pessoas não gostem do uso do micro-ondas, é inegável que o seu uso tornou a vida na cozinha muito mais prática, especialmente para pequenas refeições ou para aquecer alimentos congelados que é muito comum nos dias de hoje.
São usados na cozinha para eliminar o ar gorduroso e fumaça provocado por frituras e outros processos de preparação de alimentos. Há uma pequena diferença entre os três, como podemos ver a seguir:
Sistemas de degelo
O liquidificador é outro eletrodoméstico que não pode faltar em uma cozinha, especialmente por aquelas pessoas que gostam de cozinhar e variar bastante os pratos, sejam eles quentes ou frios.
Estão presentes no mercado em basicamente 3 tipos
Assim como liquidificador, batedeira tem o seu lugar garantido na maioria das cozinhas, uma vez que ela tem múltiplos usos que podem ser direcionados tanto para pratos quentes ou frios.
As batedeiras podem ser:
A fritadeira sem óleo é uma invenção extraordinária e que facilita muito a vida na cozinha, em especial para pessoas que tem pouco tempo para se dedicar ao preparo dos alimentos e assim optam por um meio mais rápido e prático de fritar batata, mandioca, carnes, dentre outros diversos usos que podem ser feitos com ela.
É como se fosse um liquidificador muito mais potente.
É um mixer ou liquidificador de mão.
Algumas torradeiras já vem com prensa e grelha proporcionando mais facilidades.
REFERÊNCIAS:
Com informações de Leroy Merlin.
Casa & Ambiente Cozinhas & Salas de Almoço 51 e 53. Editado por On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link51 e Link53
Cozinha de estar. Acesso em 6/8/19. Link.
Guia de Decoração Cozinhas 02 e 03 . Por On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link 02. Link03.
Onde posso saber mais sobre o assunto?
Armários de Cozinhas Especial Ed 24. Por On Line Editora, Decoração On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.
Projetos para Cozinhas 15. Editado por On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.
Casa & Decoração 78. Editado por On Line Editora. Acesso em 6/8/19. Link.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira