Embora seja mais comum utilizar o chuveiro elétrico no Brasil, muitas pessoas já trocaram para o chuveiro a gás e pode ser que outros estejam considerando essa possibilidade.
É verdade que em alguns cenários ele já está incluso, como acontece no caso de você comprar um apartamento. Não sei dizer quanto aos apartamentos em edifícios antigos, mas, nos novos empreendimentos é quase certo que ele já tem a estrutura de gás encanado para você utilizar no chuveiro, fogão ou churrasqueira, por exemplo
Quando você tem o gás encanado, isto significa que você tem parte daquilo que você precisa para fazer o chuveiro funcionar.
Nesse caso é necessário ainda você comprar o aquecedor a gás, pois é ele que irá aquecer a água que chegará até o chuveiro sem a necessidade de você fazer o uso do chuveiro elétrico.
Creio que há modelos variados de aquecedor, mas os mais modernos já vêm com opção de você regular a temperatura da água e este é um item extremamente importante.
Quando você usa um chuveiro elétrico, você tem nele as opções inverno, verão e neutro. Alguns modelos têm até níveis onde você pode controlar o aquecimento da água.
No caso do chuveiro a gás, este controle não existe lá dentro do banheiro e a água já chega ali em uma determinada temperatura.
Portanto a regulagem da temperatura da água deve ser feita no aquecedor e ela é feita em graus, como pode ser visto na imagem abaixo.
Então, diretamente no painel você aumenta ou diminui a temperatura, assim como aumenta e diminui o volume da TV com o controle remoto, por exemplo.
Assim você pode determinar qual a temperatura desejada para a água e poderá fazer esse ajuste em temperaturas mais altas ou mais baixa levando em consideração se você está no período do verão ou no inverno, por exemplo.
O tempo de aquecimento da água é relativamente rápido, isto é, tão logo o aquecedor esteja em funcionamento ele já iniciará o aquecimento da água. Contudo, existe um fator importante que deve ser considerado que a distância do aquecedor até o chuveiro.
No meu caso por exemplo que moro em um apartamento, o aquecedor fica na lavanderia e o chuveiro da suíte do meu quarto fica do lado oposto do apartamento, portanto, uma distância considerável.
Com isso, quando eu ligo o chuveiro ele aciona o aquecedor e este começa aquecer a água, mas existe um trajeto relativamente grande entre o aquecedor até o chuveiro do meu banheiro. Com isso, até que a água percorra todo esse percurso eu terei apenas água fria.
Então no meu caso, o mais comum é ligar o chuveiro e esperar escoar toda água fria que estava no encanamento até chegar a água quente aquecida lá no aquecedor.
Eu disse que a temperatura da água é regulada no aquecedor e não no banheiro, mas você pode fazer isso utilizando o misturador de água fria.
Isto não vai mudar a temperatura da água que o aquecedor manda para o chuveiro, mas ao misturar com água fria você pode regular a temperatura para que ela possa estar em um uma condição agradável.
Nesse caso é basicamente a mesma coisa que você faria no chuveiro elétrico que está muito quente, então você abriria uma torneira de água fria para regular a temperatura.
Agora, se a água que o aquecedor estiver mandando for muito fria, nesse caso a solução é aumentar a temperatura da água no aquecedor para que ela possa chegar a temperatura mais agradável ao chuveiro.
A questão da regulagem da temperatura da água irá impactar de alguma forma no consumo que você terá de gás no final do mês.
Afinal, quanto mais alta a temperatura mais gás precisará ser queimado para esse aquecimento. Então manter uma temperatura agradável pode ser bom para o banho e também para menor consumo de gás.
O chuveiro a gás tem diversas vantagens em relação ao chuveiro elétrico, a começar pela segurança. Embora muitos não tenha a preocupação com isso, mas no chuveiro elétrico você tem água e eletricidade operando muito próximos e isto certamente um problema de segurança.
Também pode ser considerado como vantagem do chuveiro a gás o fato dele ser mais estável no aquecimento da água. Isto é, independente da temperatura externa o aquecimento da água tende a ser mais constante e portanto pode ser mais eficiente do que chuveiro elétrico nesse sentido.
Creio que a principal desvantagem seja questão do custo, pois fica relativamente caro você colocar um aquecedor a gás em casa.
Também o chuveiro a gás em si tende a ser um pouco mais caro, uma vez que nos chuveiros elétricos você pode encontrar aquelas versões bem populares que são relativamente baratas.
Outra desvantagem que eu percebi é quanto ao cheiro de gás que as vezes fica em alguns momentos, especialmente quando está chovendo bastante ou quando está com sol muito quente.
Eu sei que esse pode ser um problema localizado. Já conversei com o técnico que fez a instalação aqui no meu apartamento e ele disse que isto é normal, mas em alguns casos chega a incomodar um pouquinho o cheiro.