Cozinhar é uma arte e embora seja muito prazerosa e até uma terapia para muitas pessoas, outros não gostam de cozinhar, sem contar que muitos não tem tempo para se dedicar a cozinha e com isso acabam buscando alternativas para tornar a prática de cozinhar o mais simples possível visando otimizar tempo ou mesmo por não ter tanta afinidade assim esta parte da casa.
Hoje em dia, existe uma grande variedade de marcas populares de panela de arroz elétrica, sendo bem em conta ter uma panela dessas. Há diferentes modelos, tamanhos, preços e cores. Fazer arroz em uma panela elétrica é simples e ajuda muito no dia a dia
A panela de arroz elétrica é prática, não queima o seu arroz.
Existem panelas de arroz elétrica de todas as marcas, sendo que o processo de cozimento é o mesmo.
Usando uma panela de arroz elétrica, você pode colocar o arroz na panela, tranquilamente, enquanto faz outras tarefas dentro ou fora da cozinha. Você não precisa ficar vigiando e pode preparar outros pratos.
Por ser elétrica, ela pode ser levada para lugares que não tenham fogão a gás.
Ela não serve só para cozinhar arroz. Ela pode ser usada para fazer outras comidas e mantê-las aquecidas.
Pegue o arroz de sua preferência, lave e deixe escorrer toda a água. Com a panela ligada, refogue um pouco de alho em um pouquinho de azeite. Depois, é só colocar o arroz e mexer com o tempero. Coloque uma pequena quantidade de sal, misture novamente e pegue água fria que sirva, apenas, para cobrir o arroz, então, coloque o tempo no timer que a panela vai desligar e mantendo o arroz aquecido e sem queimar.
Não deixe a panela destampada, pois o vapor que está no interior da panela pode escapar. É ele que ajuda o arroz a chegar no ponto certo. Não é preciso destampar para verificar como está o arroz, basta deixar a panela de 10 a 15 minutos tampada, até que o arroz tenha absorvido toda a água.
Cada tipo de arroz possui a sua medida de água correta para o cozimento: arroz branco de grãos longos precisa e 1 ¾ xícara de água para cada xícara de arroz; arroz de grãos médios e curtos precisam de 1 ½ xícara de água; arroz integral precisa de 2 ¼ xícaras de água; e o parboilizado 2 xícaras de água para cada xícara de arroz.
Leia o manual de instruções cuidadosamente para obter informações sobre voltagem, cuidados, modo de limpar e lavar.
Arroz comum
Ingredientes: 2 xícaras de arroz, 2 colheres de azeite, 1 colher de alho amassado, sal a gosto.
Preparo: Ligue a panela para ir se aquecendo, coloque o azeite e o alho e deixe dourar. Lave o arroz e deixe-o escorrer bem, depois coloque o arroz, e misture para secar mais, coloque o sal e misture novamente. Coloque água fria suficiente para cobrir o arroz e ajuste o timer para cozinhar.
O tempo varia, mas, na maioria, em cerca de 20 minutos o arroz ficará pronto e a panela desligará automaticamente no modo aquecer.
Obs.: Para incrementar, você pode utilizar um caldo de legumes caseiro, basta colocar na panela de pressão: 1 colher de chá de sal, 3 xícaras de chá de talos e pedaços de legumes, folhas e ervas que goste, junto com 2l de água. Coloque para cozinhar por 30 minutos, coe e guarde a água.
Milho cremoso na panela de arroz elétrica
Ingredientes: 3 latas de milho verde, 1 xícara de leite, ½ colher de sopa de açúcar, ½ colher de café de pimenta, 150g de requeijão cremoso, 3 colheres de sopa de manteiga, sal a gosto
Preparo: Coloque o leite, o açúcar, a pimenta do reino e o milho na panela, e misture com uma colher até que tudo fique bem misturado. Em cima, coloque a manteiga e o requeijão. Tampe a panela e deixe cozinhando por 2 horas. Depois, destampe a panela, mexa, coloque o sal e tampe novamente e deixe cozinhar por mais 15 minutos
Pudim de leite condensado na panela elétrica
Ingredientes: 200g de açúcar para caramelizar, 1 lata de leite condensado, 1 lata e meia de leite, 4 ovos
Preparo: Caramelize o açúcar no fogo de forma normal, no compartimento da própria panela de arroz elétrica, e bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura por cima do açúcar caramelizado, coloque dentro da panela de arroz e deixe cozinhar por 40 minutos.
A panela elétrica melhor do que uma convencional?
Eu usei por um tempo a panela elétrica da minha casa para fazer arroz e confesso que ela é realmente muito prática, mas depois por algum motivo acabei encostando ela e voltei a usar o método tradicional de cozimento. É difícil falar se ela é melhor ou não, eu diria que ela é mais prática e portanto mais indicada para quem não gosta muito de cozinhar ou para quem não tem muito tempo, mas para aqueles que tem um pouco mais afinidade, creio que o método convencional ainda seja o mais indicado.
Arroz feito na panela elétrica ficar soltinho?
Creio que sim, mas como esta não é minha especialidade, não posso afirmar muito. O que acontece aqui até na panela convencional, não costumo conseguir esta façanha de deixar o arroz soltinho, mas de qualquer forma acredito que isso não esteja muito relacionado com a panela em si.
A panela de arroz gasta muita energia elétrica?
Todo aparelho métrico vai consumir alguma quantidade de energia elétrica, isto é bastante óbvio, mas ela não está no grupo dos aparelhos que consomem muita energia, primeiro que ela tem um sistema bastante simples de funcionamento, segundo que o tempo de uso é relativamente curto, já que para fazer uma panela de arroz você levará poucos minutos, assim o consumo de energia elétrica dela será insignificante em relação aos demais que você tem na sua casa.
Por Redação e G Produções Editoriais