Um chuveiro que não esquenta bem a água pode ser um problema bastante desagradável, especialmente nos meses mais frios do ano. Não é incomum esse problema acontecer em algumas situações e as causas deste problema podem ser diversas.
Há duas situações bem distintas que precisamos analisar. A primeira é quando o chuveiro não liga e a segunda é quando ele liga, mas não esquenta.
Há três razões basicamente para o chuveiro não ligar: falta de energia elétrica, defeito ou a quantidade de água é insuficiente para ativá-lo.
É preciso fazer um teste para descobrir qual dos dois itens está causando isso.
Este segundo caso é mais comum, pois o chuveiro está ligado, mas não consegue aquecer a água e deixá-la em uma temperatura agradável. Nesses casos a diversas razões que podem estar causando esse problema, como poderemos ver na lista abaixo alguma dessas possíveis causas.
Abaixo relacionamos alguns dos problemas que podem estar relacionados com o fato do chuveiro não esquentar ou sair pouca água.
Você pode conectar o chuveiro com água da rua e neste caso geralmente a pressão é boa o que proporciona uma boa vazão de água, ou pode ligar o chuveiro com água do reservatório ou da caixa da água da sua casa. Neste caso, dependendo da altura da caixa pode ser que ela não dê a pressão devida e aí acaba saindo pouca água. Acredito que este seja o principal motivo para um chuveiro sair pouca água.
A solução para este caso seria ligar o chuveiro com água da rua ou melhorar a altura da caixa para que ela proporcione uma pressão maior na saída da água.
A segunda possibilidade é também bastante comum é bem mais fácil de resolver, trata-se de uma situação de manutenção, pois quando o chuveiro é usado por muito tempo pode ser que as aberturas que saem a água fiquem entupidas, dependendo da qualidade da água que você usa.
Se elas entupirem, obviamente que vai sair menos água e portanto neste caso a solução seria desmontar o chuveiro e fazer uma boa limpeza para que todos os furinhos dele ficasse livre para a vazão da água. Em casos mais simples dá para fazer mesmo sem tirar o chuveiro, mas seria uma solução menos eficaz.
Eu não sei se você sabe, mas existem casos em que é colocado um redutor de pressão no encanamento do chuveiro, isto acontece quando a pressão da água é forte demais e as pessoas coloca esse redutor exatamente para dar um equilíbrio na pressão. Mas ela pode funcionar ao inverso, ou seja, se a pressão da sua água já não foi muito boa e você colocar um redutor a coisa pode piorar. Então a solução seria tirar o chuveiro e observar se existe um redutor, caso existir retire o teste depois sem ele pra ver se a pressão melhora e consequentemente saia mais água.
É muito raro, mas não impossível de acontecer algum tipo de problema com encanamento. Este é um problema mais difícil de identificar e exigiria um profissional de encanamento para fazer uma boa análise e verificar se existe algum problema em toda a estrutura do encanamento desde a caixa até o seu chuveiro.
Como disse é muito raro, mas pode ser que o cano esteja entupido por alguma coisa que caiu na caixa ou que veio pela água da rua. Todas as hipóteses precisam ser consideradas neste caso a fim de identificar o problema.
Por fim e não menos importante temos de levar em conta que pode ser uma característica do próprio aparelho de limitar a vazão de água. Não deveria, mas pode acontecer e se você tem um modelo de reserva ou pode ter acesso a um deles, um teste ideal para este caso seria fazer a troca do aparelho e perceber as diferenças de vazão entre um e outro.
Não há muita diferença entre eles em termos de consumo e principalmente em termos de uso, já que eles podem ser absolutamente compatíveis um com outro. O que acontece é que a energia 220 é um pouco mais estável e deve ser usada em situações onde a maior consumo de energia, como ar-condicionado, diversos tipos de máquinas e é bastante recomendável para o chuveiro também. Como sabemos o chuveiro puxa bastante energia elétrica e se uma casa tiver dois chuveiros 110 ligados ao mesmo tempo, a chance do disjuntor de energia elétrica cair é muito maior do que se fosse com chuveiro na voltagem 220.
Nesse caso diversas coisas precisariam ser investigadas para tentar entender qual é a origem do problema. Pode ser que o chuveiro tem uma potência muito fraca e não é o suficiente para aquecer a água que está passando por ele. Pode ser que o volume de água que está vindo é muito grande, como acontece com a água da rua e assim a potência do chuveiro é fraca para aquecê-lo. Pode ser que você esteja em dia muito frio e a água está muito gelada, mesmo chuveiro fazendo o aquecimento, não chega ser o suficiente para deixá-la na condição ideal que você desejaria. Por fim pode ser ainda que o seu conceito de água quente e aquecimento do chuveiro seja elevado demais e mesmo ele aquecendo, não chegou ainda o padrão que você gostaria. Neste caso o recomendado é comprar um chuveiro com uma potência maior.
A explicação essa pergunta ela é bem simples, afinal de contas a água passa por dentro do chuveiro que tem uma resistência aquecida e o calor dessa resistência é transferida para água. Com tudo isso acontece de uma maneira muito rápida já que a água não fica lá parada esperando para ser aquecida, ela simplesmente passa, recebe o calor que está ali e segue o seu caminho. Se a água que chega está muito fria, o tempo e o aquecimento não são suficientes para deixá-lo quente e, portanto, ela muda de temperatura, mas não o bastante para ficar muito aquecida.
Por que no calor o chuveiro esquenta mais?
Em dias muito quentes o que acontece é que a água chega ao chuveiro já um pouco aquecida, isso acontece pelo fato dela ficar parada dentro dos canos e estes estão nas paredes e outros locais que recebem aquecimento do sol durante o dia. Como ela já chega pré-aquecida no chuveiro, um pouco mais de calor do chuveiro e ela acaba esquentando muito o que é exatamente o inverso do que acontece na época do frio quando a água chegar fria demais e não há tempo para aquecê-la.