A escolha do chuveiro é uma das mais importantes quando estamos definindo os aparelhos elétricos, eletrodomésticos e outros itens que usamos em casa. Afinal, além de ser um item extremamente necessário para higiene do corpo, ele também proporciona conforto e bem estar, pois um bom banho ajuda muito no bem estar e até na saúde das pessoas.
Normalmente no Brasil usamos o chuveiro elétrico, mas muitas pessoas optam pelo modelo a gás e aqui gostaríamos de oferecer algumas dicas e uma breve comparação entre esses dois sistemas para que você possa compreender melhor as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Os modelos elétricos são os mais usados no Brasil e com certeza aqueles com quem as pessoas tem mais afinidade. Este modelo apresenta vantagens e desvantagens, como podemos ver abaixo:
Já os modelos a gás não são tão populares no Brasil, com exceção das casas de padrões mais elevados ou regiões mais frias do Brasil. Assim como o modelo elétrico, este modelo apresenta vantagens e desvantagens, como podemos ver abaixo:
Atenção: Quando ocorre vazamento de gás é necessário abrir a casa e sair o mais rápido possível. Não acionar nenhum aparelho elétrico ou qualquer coisa que possa produzir algum tipo de faísca.
A questão da pressão da água bem como a quantidade da água que sai pelo chuveiro, não está relacionada necessariamente ao modelo dele, mas talvez a própria pressão do sistema de água que chega até ele. Por exemplo, normalmente as pessoas utilizam a água da rua por prover o maior volume e maior pressão de água, mas aqueles que utilizam a água de um reservatório, normalmente tende a ter uma pressão menor e consequentemente da impressão que está saindo menos água, o que de fato é verdade. Existem, contudo, outras situações que podem impactar no volume de água que sai do chuveiro, um exemplo disso pode ser explicado pelo uso ou não do redutor que muitas pessoas colocam entre o chuveiro e a rede de água que chegará a ele. Esse redutor é usado geralmente em casos onde a água que chega um chuveiro vem da rua e muitos colocam esse pequeno dispositivo para evitar uma pressão muito forte da água e causar possíveis problemas.
Não há muita diferença entre eles em termos de consumo e principalmente em termos de uso, já que eles podem ser absolutamente compatíveis um com outro. O que acontece é que a energia 220 é um pouco mais estável e deve ser usada em situações onde a maior consumo de energia, como ar-condicionado, diversos tipos de máquinas e é bastante recomendável para o chuveiro também. Como sabemos o chuveiro puxa bastante energia elétrica e se uma casa tiver dois chuveiros 110 ligados ao mesmo tempo, a chance do disjuntor de energia elétrica cair é muito maior do que se fosse com chuveiro na voltagem 220.
Lembro de uma conversa que vi de alguns americanos e brasileiros sobre a questão das diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos e uma das coisas que eles apontaram exatamente o fato de usarmos o chuveiro elétrico e da maneira como usamos aqui no Brasil. Pelo visto eles tem mais o hábito de usar chuveiro a gás que segundo ele seria um pouco mais seguro.
O problema do chuveiro elétrico é que você tem eletricidade água muito próximos e como sabemos a combinação desses dois pode ser perigoso. Portanto é importante providenciar uma instalação correta do seu chuveiro e no menor sinal de problema na fiação, é preciso fazer o devido reparo.
Sim, existem alguns modelos de chuveiro que vem com este recurso inclusive com a possibilidade de conexão USB para tocar áudio MP3, por exemplo. Eu nunca usei e acredito que seja um recurso um tanto quanto desnecessário para um chuveiro, embora seja compreensível que os fabricantes tenham colocado, talvez baseado naquela ideia de que muita gente gosta de cantar no chuveiro. Mas isso não significa tentar profissionalizar a coisa ou mesmo prover uma forma de entretenimento durante o banho, isso acabaria só tornando banho mais extenso e mais complexo apenas. Mas esta é a minha opinião e pode ser que algumas pessoas possam enxergar algum sentido em ter um chuveiro tocando música enquanto tomar banho. Cada um pensa de uma forma diferente né?