O chuveiro é um dos aparelhos elétricos que mais consome energia elétrica em uma casa, isto porque ele tem uma resistência que gera calor e todos os aparelhos que geram um calor tendem a consumir mais energia elétrica do que outros.
Por outro lado, existe a questão do consumo da água que até tempos atrás não era uma preocupação, mas hoje é. Com isso é importante além de pensarmos em economia de energia é necessário pensarmos também na economia de água visto que ela é um recurso finito e tem dado sinais significativos em algumas regiões que que ela pode faltar em função do alto consumo e das limitação dela para reposição.
Desta forma, comprar um chuveiro que seja econômico no sentido energético e consumo de água é uma boa alternativa. Para isso selecionamos abaixo algumas dicas que podem ajudar nesta importante tarefa.
A economia de energia elétrica de um chuveiro está diretamente relacionada com a sua potência e assim quanto mais potente for o chuveiro, mais energia ele gastará e quanto menor for a potência, mais econômico ele será.
A potência do chuveiro você é medido em watts elas podem ser encontradas geralmente em 5000W a 7800W. Assim os modelos de chuveiros de 5000W serão os mais econômicos independentemente da marca, pois como explicado acima é exatamente essa potência mais baixa que o tornará mais econômico, embora ele tenha uma eficiência melhor e isso precisa ser levado em consideração.
O chuveiro mais barato por sua vez, já está relacionado a qualidade dele, os recursos que ele oferece, dentre outros fatores. Fiz uma pesquisa no site da Leroy Merlin e de acordo com esta pesquisa, os chuveiros mais baratos disponíveis são os mostrados no link a seguir:
O chuveirinho tem várias utilidades e eu não sei exatamente qual tenha sido a razão original da sua inclusão no chuveiro. Muitas mães o utilizam para dar banho no bebê, o que faz bastante sentido uma vez que pode ser mais bem direcionado o fluxo de água no corpo da criança. Talvez pessoas mais idosas que dependam da ajuda de outros para tomar banho, também possa fazer um bom uso do chuveirinho. Por fim existem aqueles que o usam para ajudar na própria limpeza do banheiro, direcionando assim o fluxo de água para regiões onde gostaria de fazer a lavagem. Não sei se alguma pessoa faz outro tipo de uso dele, mas acredito que os principais sejam esses.
Em dias muito quentes o que acontece é que a água chega ao chuveiro já um pouco aquecida, isso acontece pelo fato dela ficar parada dentro dos canos e estes estão nas paredes e outros locais que recebem aquecimento do sol durante o dia. Como ela já chega pré-aquecida no chuveiro, um pouco mais de calor do chuveiro e ela acaba esquentando muito o que é exatamente o inverso do que acontece na época do frio quando a água chegar fria demais e não há tempo para aquecê-la.
Sim, existem alguns modelos de chuveiro que vem com este recurso inclusive com a possibilidade de conexão USB para tocar áudio MP3, por exemplo. Eu nunca usei e acredito que seja um recurso um tanto quanto desnecessário para um chuveiro, embora seja compreensível que os fabricantes tenham colocado, talvez baseado naquela ideia de que muita gente gosta de cantar no chuveiro. Mas isso não significa tentar profissionalizar a coisa ou mesmo prover uma forma de entretenimento durante o banho, isso acabaria só tornando banho mais extenso e mais complexo apenas. Mas esta é a minha opinião e pode ser que algumas pessoas possam enxergar algum sentido em ter um chuveiro tocando música enquanto tomar banho. Cada um pensa de uma forma diferente né?
É um recurso que nada mais é do que uma bomba d’água para aumentar a pressão no chuveiro. Ela é usada em situações onde a pressão da água que chega o chuveiro é muito baixa, necessitando assim de uma forcinha adicional para que ele consiga dar um pouco mais de pressão.