Existem vários modelos de chuveiros que podem ser usados no banheiro da sua casa, eles variam tanto em modelos, potência, formato, dentre outras classificações. Uma das classificações comuns é a diferenciação que existe entre chuveiro de parede e os de teto. Você sabe qual a diferença entre eles, bem como as vantagens e desvantagens de cada um?
Veremos abaixo algumas das suas características para você compreender melhor as diferenças entre eles.
Este é o chuveiro tradicional que certamente você conhece, pois com quase toda certeza ele existe na sua casa ou você já morou em alguma casa que tivesse esse tipo de chuveiro.
Entre a suas vantagens está o fato de haver uma enorme quantidade de modelos disponíveis, portanto, é fácil você encontrar para comprar e também a maneira tradicional de fazer a instalação. Com isso ele vai ser encontrado em praticamente quase todas as casas.
Conta ainda a favor desses modelos o fato de ter modelos baratos e mais simples, enquanto o que é possível encontrar outros bem mais sofisticados. Portanto aqui há bastante diversidade que pode atender a todos os tipos de pessoas, gostos e bolsos.
Veja aqui modelos de chuveiro de parede
O chuveiro de teto tem como sua principal característica o formato diferenciado e geralmente modelos bastante sofisticados. Não é um chuveiro popular, especialmente no preço, logo, não é incomum ele ser usado em construções de médio e alto padrão.
Um detalhe importante para usar esse tipo de chuveiro é que ele precisa ser pensado na construção da casa, já que o encanamento virar pelo teto e não pela parede, como acontecem os demais modelos convencionais.
Uma das grandes vantagens desse chuveiro é o fato de você poder colocá-lo onde você quiser, como por exemplo no meio do box. Isto pode ser muito útil e trazer maior conforto na hora do banho, já que você não precisaria ficar tão próximo da parede como acontece em muitos casos os chuveiros de parede.
Como desvantagem está o preço, pois geralmente os modelos são bem mais caros, sem contar que é necessário, conforme já explicado, ter sido pensado na construção para que o encanamento seja adequado para a saída da água pelo teto.
Veja aqui modelos de chuveiro de teto
O funcionamento de um chuveiro não está relacionado com o modelo ou com a simplicidade ou sofisticação do mesmo. Todos os chuveiros desde os mais simples até as duchas mais sofisticadas cumprem o seu papel principal que é prover a água aquecida para o banho. O que muda entre os modelos geralmente á a potência, a quantidade de água que é distribuída, a pressão, direção e outros recursos.
O chuveiro é o modelo mais tradicional que simplesmente recebe a água e distribui ele de forma natural, ele tende a ter pouca pressão e, portanto, é o modelo mais simples. As duchas podem variar bastante e tem várias aplicações diferentes, mas normalmente ela trabalha com uma pressão de água maior, podendo inclusive direcionar o fluxo da água, entre outros recursos. Alguns modelos de duchas incluem luz de LED, controle remoto e até opção de tocar música, o que foge bastante do propósito desde aparelho.
Um aquecedor a gás é visto por muitos como uma boa alternativa ao sistema elétrico tradicional. Ele é um pouco mais caro e a sua instalação pode justificar se a pessoa não sentir segura com sistema elétrico, ou mesmo quando ele quiser um processo de aquecimento mais contínuo, já que segundo muitos usuários, o sistema gás tende a ter um aquecimento da água melhor do que o sistema elétrico.
Na verdade, não existe muita diferença entre uma coisa e outra, já que o mesmo chuveiro pode servir para as duas situações. Chuveiro elétrico recebe energia elétrica como fonte de alimentação afim de produzir o calor para aquecer a água. Já um chuveiro solar recebe água já quente que é proveniente do reservatório e portanto não há no chuveiro nenhum processo de aquecimento, ficando apenas a função do chuveiro de distribuir a água para o seu devido fim. É muito comum as pessoas utilizarem o mesmo chuveiro com alimentação elétrica e ao mesmo tempo com o aquecedor solar, em muitos casos combinando as duas coisas ou utilizando um ou o outro dependendo da necessidade e da disponibilidade de água quente ou não.
Lembro de uma conversa que vi de alguns americanos e brasileiros sobre a questão das diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos e uma das coisas que eles apontaram exatamente o fato de usarmos o chuveiro elétrico e da maneira como usamos aqui no Brasil. Pelo visto eles tem mais o hábito de usar chuveiro a gás que segundo ele seria um pouco mais seguro.
O problema do chuveiro elétrico é que você tem eletricidade água muito próximos e como sabemos a combinação desses dois pode ser perigoso. Portanto é importante providenciar uma instalação correta do seu chuveiro e no menor sinal de problema na fiação, é preciso fazer o devido reparo.
O funcionamento de um chuveiro não está relacionado com o modelo ou com a simplicidade ou sofisticação do mesmo. Todos os chuveiros desde os mais simples até as duchas mais sofisticadas cumprem o seu papel principal que é prover a água aquecida para o banho. O que muda entre os modelos geralmente á a potência, a quantidade de água que é distribuída, a pressão, direção e outros recursos.