A água é um bem comum, essencial a vida e um recursos dos mais valiosos que Deus nos deu. Contudo, graças a ação do homem através da poluição de rios, nascentes, lagos e outras fontes de água, ela precisa ser tratada para retirar todas as impurezas e assim estar própria ao consumo humano.
Os sistemas de tratamento de água de nossas cidades fazem um bom trabalho, mas a água que ingerimos precisa passar ainda por mais uma camada de tratamento, filtragem ou purificação e isto compete a nós fazermos. Veja abaixo os produtos que poderão ajudar nesta tarefa em casa.
Os purificadores de água tornaram-se bastante populares por conta da preocupação das pessoas com a qualidade da água e por isso ser um item importante à saúde. Água pura é sinônimo de saúde. Basicamente os purificadores de água podem ser classificados em dois grupos:
Os purificadores são muito importantes, pois fazem alguns processos da água para ela se tornar mais saudável para o consumo. Como a filtragem, nela são retiradas pequenas partículas da água, como areia, barro ou até mesmo ferrugem, que podem estar presentes nos encanamentos mal conservados. A esterilização que elimina os fungos, micróbios, vírus e bactérias. E a adsorção que retira o cloro que foi adicionado pelas empresas de abastecimento público e que podem fazer mal à saúde. Além de todo esse processo de limpeza, ainda nos poupa de trabalhos extras, como encher garrafas e evita o excesso de vezes em que a geladeira pode ser aberta para se consumir água gelada. Assim, reduz também o consumo de energia elétrica. Os purificadores, além de trazer bem estar, ainda torna a vida mais prática e funcional.
Qualquer que seja o modelo, para que eles tenham eficácia é necessário que seja trocado o filtro com regularidade.
Veja aqui exemplos de purificadores de água
Os filtros de água podem ser encontrados em vários modelos desde os mais simples até modelos mais sofisticados. Veja abaixo uma classificação deles:
Os filtros possuem uma vela central que retém impurezas. Eles são capazes de eliminar a sujeira da água e não precisam utilizar energia elétrica. E são mais baratos. Mas diferentes dos purificadores eles não reduzem o índice de cloro e nem elimina as bactérias presente na água. São indicados em lugares que o tratamento da água é mais eficaz. E tem que se manter uma constante higienização na vela, para não deixar a água com um gosto ruim.
Os bebedouros são parecidos com os purificadores, mas muitos deles oferecem apenas a praticidade de usar a água sem ter nenhum filtro para purificação. Eles geralmente são usados com galões de água mineral que não necessita de purificação. São, com isso, muito práticos e vantajosos. E também podem receber água direto do encanamento. Lembrando que os bebedouros podem ser de cozinha ou aqueles industriais, muito usado em locais públicos, como escolas, shopping center e outros.
Os bebedouros públicos, por serem usados com mais frequências, exigem uma maior higienização, de preferência todos os dias. Os bebedouros, assim como os purificadores também oferecem a opção de controle de temperatura. Alguns modelos são mais práticos e não necessitam de copos. Evitando assim o desperdício com descartáveis e possuem uma economia maior em gastos. Além de cooperar também como meio ambiente.
Por Casa Dicas e Daniela Carvalho