Os aparelhos de ar-condicionado tornaram-se objeto presente em boa parte das residências no Brasil, especialmente os locais mais quentes. Seu uso tornou-se bastante comum em função das altas temperaturas que são bastante comuns nos meses da primavera e especialmente no verão em quase todas as regiões do Brasil.
Os aparelhos de ar-condicionado são medidos em BTUs e os modelos mais comuns são os de 7.000 btus, 9.000 btus, 12.000 btus, 18.000 btus, 24.000 btus, 30.000 btus. Esses são os tamanhos mais comuns, embora haja variação e tamanhos intermediários.
Mas para que serve um ar-condicionado 7000 BTUs e onde ele pode ser utilizado?
Ele pode ser usado em qualquer lugar, mas é preciso considerar o tamanho do ambiente e para isso você precisa fazer o cálculo para saber qual a potência do aparelho em função da dimensão do cômodo em que ele ficaria.
Para cada metro quadrado, aplica-se 600 btus, isto se não bater sol. Se tiver a incidência de sol, aplica-se 800 btus.
Assim, se dividirmos os 7000 btus por 600 teríamos 11,6 metros quadrados. Se dividir por 800 teríamos 8,75 metros quadrados
Muitos modelos contam com uma tecnologia de resfriamento rápido, filtro HEPA, que diminui até 99% das impurezas e bactérias do ar.
O ar tem a função timer para o consumidor estipular um período para o equipamento ser desligado e função sono bom, que ajusta temperatura e velocidade do ar de forma automática a altura da noite.
Consumo de energia mais baixo, já quem tem potência reduzida e portanto isto impacta diretamente no consumo de energia elétrica.
Também por ter baixa potência, esses modelos tendem a ser mais silenciosos do que se comparado com modelos com potência mais alta e da mesma marca.
Apesar de ter um consumo de energia elétrica relativamente mais baixo do que os modelos com maior potencial, ele não é tão econômico como os modelos inverter mais modernos que temos no mercado.
No meu escritório eu utilizo um aparelho de 7000 BTUs os e ele atende muito bem a necessidade que tenho aqui, mas ainda acho que o seu consumo relativamente alto pelo tamanho do ambiente que é muito pequeno.
Como meu escritório mede 3 metros de comprimento por menos de dois de largura, entendi que um ar de 7000 seria mais do que suficiente e de fato é, mas quando uso ele a tarde toda, noto que ele tem um impacto significativo no consumo de energia elétrica, uma vez que em épocas de alto consumo, costumo fazer o acompanhamento diário o que for consumido em cada dia.
Esse aparelho pode ser usado em qualquer lugar, como escritório, dormitórios, entre outros cômodos da sua casa. Ele não é um modelo específico para um tipo de cômodo e sim para um tamanho de ambiente. É importante considerar que a quantidade de BTUs de um aparelho é calculado de acordo com as dimensões do ambiente. Esse cálculo é feito da seguinte forma:
600 btus para cada metro quadrado. Assim, se um ambiente mede 3 x 2 metros, temos 6 metros quadrados. 6 x 600 = 3.600
Adiciona-se a este cálculo mais 600 btus para cada pessoa que for usar o ambiente e para cada aparelho elétrico ligado, como computador, por exemplo.
PS: Embora o número 600 seja mais usado, existem casos que se recomenda usar o valor 800 para a fórmula acima.