Dicas e informações sobre casa e
construção

Conta de luz: quais aparelhos eletroeletrônicos gastam mais energia?

Veja como o ar condicionado, o ferro de passar, o chuveiro e a geladeira podem ser os vilões do consumo de energia elétrica e algumas dicas para evitar o desperdício deste bem comum.

A vida moderna está cada vez mais dependente da energia elétrica visto que diversas funções domésticas que antes eram feitas manualmente agora tem sido transferida para aparelhos eletroeletrônicos. Muitos desses consomem bem pouca energia, mas outros são os vilões e eles têm grandes responsabilidades pelo alto valor das contas de luz no final do mês.

Quais são eles?

Entre os que mais gastam estão aqueles que produzem calor, como o ar condicionado, o ferro de passar, o chuveiro e a geladeira, por exemplo. Esses aparelhos devem estar bem regulados e seu uso deve obedecer algumas regrinhas que poderá ajudar muito na economia de energia elétrica.

eletrodomésticos consumo energia elétrica

Chuveiro

Ele é um dos vilões do consumo e por isso mesmo deve ser usado com bastante critério. Tomar banhos mais curtos e desligar o chuveiro para ensaboar são boas práticas. Além disso, sempre que possível usá-lo na posição de água morna que além de economizar energia é melhor para a pele.

Ferro de passar

O ferro também é outro candidato a vilão e por isso a dica é juntar o maior número possível de peças de roupas e depois passar de uma única vez, evitando o efeito liga e desliga do ferro. Aquecê-lo uma vez só e passar todas as roupas é uma boa prática de uso e deve ajudar na economia de energia.

Geladeira

A geladeira tem um problema que é o fato dela ficar ligada constantemente, embora na prática ela fique ligada o tempo todo. Mas para evitar desperdício de energia é preciso manter a porta fechada. O efeito abre e fecha com muita frequência poderá obrigar a geladeira a ficar mais tempo ligada e consequentemente gastando mais.

Outra dica e sempre que abrir a porta pegar ou colocar de uma única vez tudo aquilo que você precisa e assim evitar o abre e fecha desnecessário.

Ar condicionado

Mas nada se compara ao ar condicionado que certamente é o maior vilão do consumo. Ele deve ser usado em dias realmente quentes e é importante comprar um equipamento compatível com o tamanho do ambiente em que ele será usado.

Naturalmente que esses aparelhos não os únicos a consumir energia elétrica, o valor da conta de luz é formado pela soma de todos, mas  o ferro de passar, o chuveiro e a geladeira, especialmente são os itens comuns em todas as casas e sua participação no valor final da conta é grande.

Uma análise recente

Minha geladeira pifou e precisei mandar trocar o motor, com isso fiquei vários dias sem geladeira. Sim, é possível sobreviver sem ela. Mas a ausência dela me permitiu realizar uma análise mais detalhada sobre o real consumo que ela tem na minha conta de energia.

Como eu tenho o hábito de anotar o medidor do relógio de luz, praticamente todos os dias pela manhã, foi possível perceber a diferença no consumo nos dias sem geladeira com os demais dias, antes e depois do problema.

Como eu já tinha essa comparação com o ar condicionado, ao incluir a geladeira pude chegar a uma conclusão bem interessante e mostro no gráfico abaixo:

Consumo de energia elétrica

Como podem ver, na análise que fiz a geladeira consume mais ou menos um terço da energia elétrica da minha residência, o ar condicionado outro terço e o restante dos aparelhos elétricos outro terço.

É claro que esses valores estão aproximados e não é nada de rigor científico, mas os números das minhas anotações me levaram a esta conclusão. Também é preciso levar em conta que esse consumo está considerando o uso ar condicionado, que não acontece em algumas épocas do ano.

A geladeira, mesmo não gastando tanto como o ar condicionado, acaba tendo um pelo maior pelo fato de ficar ligada direito, ou desligar muito pouco. Diferente do ar que eu pelo menos não uso 24 horas por dia e apenas para dormir. Assim, a geladeira acaba sendo a que mais gasta pelo continuidade que ela exige.

Os demais aparelhos elétricos que tenho, para efeito de comparação, são os seguintes:

  • Um monte de lâmpadas, algumas com pouco uso;
  • Um computador, dois notebooks que usa pouco;
  • 3 carregadores de celular;
  • 1 forno microondas e um forno elétrico;
  • 2 chuveiros;
  • 2 máquinas de lavar, sendo uma dela, na verdade, um tanquinho de bater roupas;
  • 1 fritadeira sem óleo;
  • 2 aparelhos de TV, com 2 decoder da TV por assinatura;
  • 1 aparelho de videogame que usa muito pouco;
  • 1 ferro de passar;
  • 1 aspirador de pó.

Como podem ver a geladeira sozinha compete com essa turma toda, assim como os aparelhos de ar condicionado que tenho que também tem o mesmo peso de consumo do que essa lista inteira.

Perguntas e respostas

Como a usina hidrelétrica produz energia elétrica?

Como a energia elétrica que consumimos em nossa residência é produzida a partir de uma usina hidrelétrica que é movida pela força da água? Como é gerada a energia elétrica a partir da usina e depois transmitida para chegar até a nossa residência para consumirmos?

A energia elétrica que consumimos hoje no Brasil vem em sua grande maioria de usinas hidrelétricas que estão localizadas em diversas partes do país. Para gerar a energia elétrica nessas usinas são feitas enormes represas de água e a partir daí são feitas as quedas d'água. E a água que cai com força sobre enormes turbinas irão transformar a energia potencial em energia mecânica que será captada por um gerador e transformada em energia elétrica através dos transformadores que existem essas usinas. Portanto a energia hidrelétrica é produzida a partir da força da água que cai sobre as turbinas.

Enormes linhas de transmissão são criadas para levar esta energia em alta tensão das usinas hidrelétrica até o centro de distribuição e a partir dali ela é transformada em média e baixa tensão para ser distribuída para as residências, indústrias e outros tipos de usuários em todos os lugares.

Como é gerada a energia elétrica e eólica?

Como é feita a geração de energia elétrica ou hidrelétrica e a energia eólica? Quais são as fontes geradoras dessas energias que são usadas no Brasil?

No caso da energia eólica, o vento gira numa hélice, esta que é conectada a um gerador e produz assim a eletricidade. Para que exista uma central eólica, você precisa de vários sistemas destes interligados a uma central de transmissão de energia. Daí, a quantidade de energia que será produzida dependerá do tamanho das hélices que captam o vento e também dos ventos da região. Os ventos devem ser não apenas fortes, mas regulares para que possa ter um bom aproveitamento de energia eólica. Assim também é recomendado que não estejam ligados fenômenos climáticos, como os tufões.

O Brasil é considerado um dos maiores potenciais para esse tipo de energia em todo o planeta. No entanto, a energia eólica é muito pouco explorada por aqui, espera-se que com o Programa de Incentivo às Forças Alternativas de Energia, parte do Ministério de Minas e Energia, a energia eólica possa ser mais produzida, suprindo parte da nossa necessidade de energia.

Já a energia elétrica é produzida por meio da água, do sol e do vento. Ela é considerada energia limpa, já que não excreta poluição para sua produção, nem no consumo. O bom da energia elétrica é que é uma fonte inesgotável, ou como sempre dizem, uma fonte renovável, o que é bem diferente do petróleo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.