O computador deixou de ser um símbolo de “nerdismo”* ou de bicho de sete cabeças, para ser um objeto útil para as pessoas e as famílias. Hoje é comum encontrarmos pelo menos 1, senão vários computadores em uma casa e em muitos casos para uso coletivo dos membros da família. Alguns devem usar o famoso liga e desliga do computador e outros podem preferir mantê-lo ligado já que irão usá-lo o tempo todo.
A primeira observação do efeito liga e desliga em relação a manutenção dele ligado é do ponto de vista de consumo de energia elétrica e neste caso é importante considerar o seguinte. Segundo a Copel – Companhia de Eletricidade do Paraná, apenas a CPU do computador consome em média o equivalente a uma lâmpada de 150 watts, então se considerarmos ainda as demais partes do computador como o monitor, estabilizador, modem e outros é possível afirmar que manter o computador ligado pode consumir bem mais energia.
A segunda observação que faço é do ponto de vista da comodidade, neste caso é evidente que ter o computador ligado é preferível do que ter de ligá-lo para pegar uma receita de bolo em site apenas. Em minha casa eu tenho um computador que considero de uso público e ele fica ligado o dia todo. Assim sempre que alguém precisa fazer aquele uso rápido não precisa ir atrás do notebook e ligar, basta usar aquele que está ali.
Então, apenas de haver mais consumo de energia, penso que a comodidade compensa.
Finalmente analiso do ponto de vista do funcionamento dele, ou seja, será que mantê-lo ligado por muito tempo não causaria problemas de funcionamento? A resposta é não. Basta observar que nas grandes empresas, por exemplo, há servidores que nunca foram desligados efetivamente. Ficam lá 24 horas por dia, 365 dias por ano trabalhando incansavelmente. É claro que alguns cuidados serão sempre bem vindos, como manter um espaço livre atrás do computador para permitir uma boa ventilação e em dias extremamente quentes, seria bom pensar no ar condicionado ou em um ventilador sobre a CPU para ajudar a resfriar o processador que pode aquecer muito e desligar o computador sozinho.
Bem, o tratado deste artigo é exatamente tentar responder a pergunta principal que leva o título deste artigo, afinal, o que é melhor: mantê-lo ligado o tempo todo ou ligar e desligar sempre que precisar usar?
Acima, já expus algumas situações que mostram quem ambos os métodos podem ser usados e que manter ligado o tempo todo pode gerar sim maior consumo de energia.
Faço aqui um paralelo com o celular. Se você mantê-lo ligado o tempo todo, o que vai acontecer? Sua bateria vai acabar mais rápido. No celular temos o nível de bateria que nos dá um parâmetro bastante objetivo do consumo de energia, mas no PC ligado na tomada, não temos esse parâmetro e portanto fica difícil perceber se estamos gastando muito ou não.
Ainda tomando o celular como exemplo, podemos considerar ainda que o consumo da bateria vai ser maior se estivermos usando determinados aplicativos, um bom exemplo é o famoso Waze, que é ótimo, mas consume bateria de maneira absurda. Pelo menos é assim no meu velho aparelho.
Desta forma, o mesmo pode ocorrer no PC. Uma coisa é ele ligado apenas em modo stand-by. Neste caso apenas alguns serviços do Windows estará em execução, o suficiente para gerenciar memoria e as operações básicas para manter o PC ligado. Neste caso o consumo vai ser baixo.
Outra situação é quando você está usando efetivamente o PC e executando operações de demandam alto consumo de energia, acesso a disco e sobretudo, poder de processamento. Neste caso o consumo tende a ser maior também.
Então, respondendo a pergunta, o melhor em termos de consumo e ligar apenas quando precisar, mas em termos de comodidade é melhor mantê-lo ligado. Desta forma, creio que uma boa solução é unir as duas coisas e usar o bom senso.
* nerdismo: expressão que faz referência a pessoa do nerd, indivíduo que tem muito conhecimento de tecnologia. Hoje o termo nerd é ultrapassado, sendo mais usado o geek.
Sabemos que existe um padrão de 110v e 220v para a eletricidade que usamos no Brasil. Na hora de definir uma tomada, por exemplo, qual delas devo escolher? Qual é a melhor para se usar em casa 110v ou 220v?
Na verdade isto depende um pouco do padrão que é adotado no país ou região onde a pessoa mora. No Brasil, creio que a maioria dos casos adota o padrão 110 volts e ai o que acontece é que a maioria dos aparelhos eletroeletrônicos já vem com essa voltagem. Neste caso não chega a ser necessariamente uma questão de escolha.
Mas há casos em que você pode escolher entre uma e outra, como por exemplo no caso do chuveiro, já que na construção da casa você pode definir se irá usar 110v ou 220v. Eu por exemplo optei por 220v para os chuveiros quando construí minha casa.
Existem aparelhos que praticamente só usam 220v, como é o caso do ar-condicionado.