Quando terminei de construir minha casa perguntei ao pedreiro se o serviço dele tinha garantia e prontamente ele disse que não, pois uma vez feito não haveria no que dar problemas e portanto não haveria a necessidade de garantir. Achei estranho, pois como pode um serviço não ter garantia.
Logo que mudei percebi que havia ocasionalmente um barulho em cima da laje em alguns momentos e depois de analisar um pouco conclui que o barulho era causado pelo cano que ligava a rede externa à caixa d´água, pois era exatamente quando usávamos torneiras ou vaso sanitário que usava água da caixa que o barulho aparecia.
Conversei com o pedreiro e ele me informou que era o cano que ficava vibrando quando a água estava passando e que isso era em função da pressão da água. Até ai tudo bem, mas não dava para ficar com aquele incômodo e depois de muitas tentativas, convenci ele a resolver o problema. Embora eu quisesse que o cano fosse preso para evitar a vibração, ele preferiu colocar algumas espumas em baixo dele para amortecer as vibrações e evitar o barulho que ocorria em contato com a laje.
Aparentemente o problema foi resolvido, mas ainda acredito que o ideal é que ele fosse preso. Desta forma fica a dica para você que está construindo: tome cuidado com encanamento e evite deixar o cano solto pois com a pressão da água ele poderá começar a vibrar e ai os resultados podem não ser muito bons, com muito barulho no momento da passagem de água.
Aparentemente o problema não é tão isolado como eu imaginei que fosse, isto porque em 2015 construir uma nova casa e mudei para lá. A princípio não houve problema nenhum, contudo o meu chuveiro ficou ligado com água da caixa e da rua, mas pelo fato da água da rua dar um pouco mais de pressão sempre usávamos a água da rua.
Contudo lembro de um dia que recebemos visita em casa e na hora de tomar banho, uma das visitas que não sabia ligou a torneira da água da caixa enquanto estava tomando banho e eis que surge um problema. Começou um barulho bem grande e quando fui verificar o que era constatei que era o cano de água que estava vibrando com a saída de água da caixa.
O problema voltou acontecer em alguns momentos pontuais, sempre que usávamos a água da caixa com pouco mais de intensidade e isto me levou a ter de fazer uma intervenção no sentido de prender o cano para que as vibrações parassem.
Ainda não entendi bem a razão disso, porque em outras situações as vezes o cano fica solto e não vibra, mas em alguns casos por alguma razão bem sensível ele acaba vibrando e gera um barulho bem alto e a sensação de que algo vai quebrar, embora seja apenas uma vibração.