A quantidade de tomadas, bem como a posição delas em uma casa é de grande importância visto que devido a quantidade de aparelhos eletroeletrônicos que temos hoje, tornou-se muito estratégico este item na construção de uma casa. Nada é mais irritante do que ter que engatinhar embaixo de uma mesa para conectar e desconectar computadores, modems, roteadores e impressoras, etc. Tenha plugues instalados ligeiramente acima da altura da mesa para tornar essa tarefa muito mais fácil. Se você planeja montar uma TV pequena na parede, este também é o momento certo para colocar uma tomada no local escolhido.
Posicionamento de soquete, iluminação e interruptores de luz devem ser um detalhe importante em seus planos de construção de casa; mesmo que pareçam pequenos problemas no grande esquema das coisas. É imediatamente óbvio ao visitar uma casa se os interruptores foram mal colocados ou não há tomadas elétricas suficientes para todas as suas necessidades.
Dicas de tomadas elétricas
A quantidade certa não é algo tão fácil de dizer, mas é preferível ultrapassar do que faltar, afinal, depois de pronta você não vai querer quebrar uma parede para colocar mais uma tomada. Então é preferível exagerar um pouco antes do que ter dores de cabeça depois.
Particularmente acredito que para os padrões atuais, o ideal seria que cada parede tivesse pelo menos uma tomada, isto já ajudaria muito e evitaria o fato de você procurar um locar para ligar um aparelho e não encontrar. Evidentemente que haverá casos em que você precisará de mais de uma tomada, mas este é um princípio que poderá ser adotado.
A disposição delas, como já citado acima é também muito importante, pois de nada adianta ter várias tomadas em um local e nenhuma em outro. A dica acima de manter pelo menos uma tomada em cada parede é bastante válida, mas é preciso observar os usos específicos como por exemplo se você tiver um TV no quarto, pois neste caso a posição da tomada deve ser na parte superior da parede, assim como ocorre com aparelhos de ar condicionado, exaustores e outros onde normalmente seu uso na parte alta.
Portanto o planejamento da quantidade de tomadas, bem como a posição delas na sua casa é de vital importância e trará mais conforto e comodidade para você e sua família.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
Mas quando falta tomadas o recurso é apelar para as extensões ou os adaptadores nos casos de incompatibilidade de pinos nas tomadas existentes. Sobre este assunto, segue abaixo alguns comentários de algumas pessoas com opiniões sobre o uso desses recursos.
A extensão de tomada é muito útil para ter mobilidade ao lugar equipamentos na energia elétrica.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para usar uma extensão de tomada: os cabos da extensão devem estar bem isolados e deve evitar pisar em cima e passar outros objetos em cima do cabo para evitar danificar o material isolante e resultar em acidente com choque elétrico, se alguém encostar na parte que o isolamento do Cabo foi danificado.
Outro cuidado é o comprimento dos cabos da extensão. Pois o trecho percorrido pela corrente gera uma queda de tensão (voltagem) que pode danificar um equipamento elétrico.
O adaptador de tomada universal serve para conectar os diversos tipos de plugues existentes. No Brasil, existem padrões de 10 ampères e 20 ampères.
Fique atento para não usar uma extensão ou um adaptador que suporte uma corrente menor do que será necessário para o equipamento que será ligado.
Italo Gonçalves, Chapecó SC
Extensão de tomada de 5 metros, na cor preta, com 3 entradas.
Fácil de ser manuseada e armazenada, é um item indispensável em casa.
Pode ser usada tanto para ligar aparelhos 110v quanto 220v.
Meu marido geralmente utiliza junto com equipamentos como furadeira, já que muitas vezes o fio do equipamento é muito curto.
É importante, ao utilizar uma extensão longa, lembrar de não a deixar enrolada, já que pode super aquecer e provocar um acidente.
Rachel Sousa, São Paulo, SP
Quando me tornei vestibulanda de medicina, precisei utilizar muitos aparelhos eletrônicos, e também, muitas vezes tinha que usar meu computador em locais longe da tomada, e por isso me vi na necessidade de obter um aparelho que me auxiliasse nesse problema. Com isso, busquei em diversas lojas, e acabei não encontrando o que eu queria. Certo dia, ao folhear uma revista de uma loja me deparei com uma página inteira sobre extensão de tomadas e adaptadores, acabei comprando os dois produtos, e devo dizer que essa foi uma das melhores escolhas já fiz em toda minha vida de vestibulanda. A principal vantagem da extensão é que agora posso levar meu computador para partes da casa que ficam longe da tomada, e a vantagem do adaptador universal é que ele permite que mais de um aparelho se conecte na tomada.
Principal ponto negativo que encontrei: dificuldade de encontrá-los em lojas físicas.
Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia